fonte

Quem e' a serpente?



http://youtu.be/paxi0di4Bn0

Você perguntou o que ou quem era a serpente que apareceu a Eva no jardim do Éden. A resposta da própria Bíblia, em Apocalipse 20:2, que diz "a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás". Por ser a serpente descrita como o mais astuto ou sagaz dentre os animais que Deus tinha feito, é provável que ela ocupasse o lugar de maior inteligência entre os animais, e por isso Satanás pode ter decidido usá-la. Como a condenação da serpente incluiu rastejar no pó, é provável que fosse diferente do que é hoje.

Sua outra dúvida é sobre o que seria a serpente mencionada neste versículo do livro de Jó 26:13: "Pelo seu Espírito ornou os céus; a sua mão formou a serpente enroscadiça". Aqui a palavra usada e traduzida como "formou" também pode ser traduzida como "feriu", portanto ele pode estar se referindo tanto a uma constelação em forma de serpente, que talvez fosse conhecida assim por Jó pela sua forma, como estar falando de Satanás mesmo e fazendo referência à promessa feita no Éden de esmagar a cabeça da serpente. Veja como esta em outra tradução (NVI):

Jó 26:13 Com seu sopro os céus ficaram límpidos; sua mão feriu a serpente arisca.

Veja também:

http://www.respondi.com.br/2012/01/o-que-era-serpente-de-bronze.html
http://www.respondi.com.br/2010/12/antes-da-queda-os-animais-falavam.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça