fonte

Um salvo ira' pecar como antes?



https://youtu.be/JLJYuNkVAaA

Sua dúvida está em como conciliar o fato de alguém já estar salvo eternamente e eventualmente cometer algum pecado, já que 1 Co 6:9-10 dá uma lista de pecados ou injustiças nas quais até um cristão pode cair. Perderia ele a salvação se caísse? Precisaria ser salvo novamente caso arrependesse? O processo teria de ser repetido "n" vezes, como uma roleta russa, vivendo tal pessoa em constante ansiedade para não ter o azar de morrer antes de se re-arrepender e ser re-salvo?

Imagine uma lei que proíba carros com motor 1.0 de trafegarem e avisa que todos serão guinchados e sucateados. Então você corre e troca o motor de seu carro para 1.6. Aí o fiscal do DETRAN para você porque seu modelo é 1.0, mas você abre o capô e mostra que o motor não é o original. O fiscal libera seu veículo. Um motor 1.6 pode ter momentos em que vai se comportar como se fosse 1.0, por falha mecânica ou combustível ruim, mas é momentâneo. Ele nunca mais vai ser considerado como se fosse 1.0 pelas autoridades.

Assim é o cristão. Circunstancialmente ele pode até vir a falhar e praticar injustiças, mas posicionalmente ele já está em outra categoria. Uma melhor tradução de 1 Coríntios seria:

"Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais FOSTES alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus." (1 Co 6:9-11)

Às vezes eu me pego fazendo algo que é contrário à vontade de Deus e digo para mim mesmo: "Mario, você não é assim!" Exatamente, eu era assim, mas agora não sou mais porque em Cristo sou "nova criação" (esta é a melhor tradução do versículo a seguir). O que antes me caracterizava era um "motor" condenado, mas agora tenho em mim um "motor" aprovado, embora a lataria continue a mesma. Para entender isso é preciso entender que recebemos uma nova natureza quando somos salvos, mas conservamos em nós a velha natureza.

"Se alguém está em Cristo, é uma nova criação; passou o que era velho, eis que se fez novo... criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas." (2 Co 5:17; Ef 2:10)

Para entender melhor leia o artigo neste link http://manjarcelestial.blogspot.com.br/2009/06/as-2-naturezas-no-crente-parte-i-gordon.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça