As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Carregando...

Haverá mais de uma ressurreição?

Sim, haverá mais de uma ressurreição, além daquelas que aconteceram nos evangelhos, mas que não eram definitivas. Das que ainda virão, a primeira, em Ap 20.4-6, é a ressurreição da vida (Jo 5.29) e ressurreição do justo (Lc 14.14). É uma ressurreição "de entre os mortos" (Fp 3.11; Cl 1.18 etc. favor ver na Versão Almeida Revisada Fiel), ou seja, mostra que são tirados de entre outros mortos. Isto porque os mortos não ressuscitarão todos ao mesmo tempo, mas uns (os "justos") são tirados de entre os "ímpios".

Mas esta primeira ressurreição vem em 3 partes: Primeiro Cristo, que é "as primícias", ou mostrando como será com os outros. Depois os que são de Cristo na Sua vinda (1 Ts 4.15-18; 1 Co 15.23) e por fim os martirizados durante a tribulação (Ap 14.13).

A segunda ressurreição pode ser chamada de ressurreição para condenação (Jo 5.29) ou dos injustos (At 24.15), ou seja, dos condenados. Vão ressuscitar após os mil anos do reino de Cristo (Ap 20.7,11-15). TODOS os que ressuscitarem nesta ocasião terão que enfrentar o trono branco e serão julgados. TODOS estes serão condenados (Ap 20.11-15). Não lemos nada de salvação para os que ressuscitam nesta parte.


Traduzi um comentário de William MacDonald que pode ajudar:

"A primeira parte do versículo 5 deve ser entendida como um parêntese. Os "outros mortos" refere-se aos incrédulos de todas as eras que serão ressuscitados no final do Milênio para estarem diante do julgamento do Grande Trono Branco.

A frase "esta é a primeira ressurreição" refere-se ao versículo 4. A primeira ressurreição não é um evento único. Ela descreve a ressurreição dos justos em diferentes períodos. Inclui a ressurreição de Cristo (1 Co 15:23), a ressurreição dos que são de Cristo quando ele arrebatar a igreja (1 Ts 4:13-18), a ressurreição das duas testemunhas cujos corpos ficarão nas ruas (Ap 11:11) e a ressurreição dos santos mortos na tribulação, os quais são descritos aqui nesta passagem (veja também Dn 12:2). Em outras palavras, a primeira ressurreição inclui a ressurreição de Cristo e de todos os verdadeiros crentes, apesar de ressuscitarem em épocas diferentes. 

A primeira ressurreição ocorre em vários estágios. Os que participarem da primeira ressurreição não serão incluídos na segunda morte, quando todos os incrédulos serão lançados no lago de fogo (Ap 20:14)."

Mais acessadas da semana

Loading...