fonte

Estou errando por permanecer solteiro?



https://youtu.be/Lmekb_pd0dY

Você diz que escutou um pregador dizer que Deus abençoa muito os casados, daí sua dúvida se está errando por ter o desejo de permanecer solteiro. Certamente Deus instituiu o matrimônio e o abençoou. Em Gn 2:18 ele disse que "não é bom que o homem esteja só". Em Hebreus 13:4 também diz que o matrimônio deve ser venerado e em 1 Tm 4:1-3 aqueles que proíbem o casamento devem ser vistos como apóstatas que dão ouvidos a espíritos enganadores.

Por outro lado, não existe nada na Bíblia que diga que um solteiro esteja em situação menos privilegiada, muito pelo contrário. Em 1 Co 7:26 diz que, por causa das dificuldades do tempo presente, é bom que o homem permaneça na condição em que está: se estiver casado não deve procurar separar-se e se estiver solteiro não deve buscar casar-se. Mas ainda que o solteiro venha a se casar, isto não quer dizer que esteja pecando.

Leia 1 Coríntios 7 e você verá que há pessoas que permanecem solteiras e outras que se casam. Não vejo ali essa idéia de que apenas os casados são abençoados, como você disse que escutou o pregador ensinar no lugar onde você se congrega, mesmo porque Paulo permaneceu solteiro.

Obviamente se você quiser ficar solteiro por não querer dividir seu tempo e espaço com alguém e poder viver só para si, aí sim é uma decisão egoísta. Mas se você deseja permanecer solteiro porque não encontrou alguém que seja o seu par, não há problema algum nisso. Se permanecer solteiro para ter mais tempo para dedicar-se ao Senhor e aos irmãos, aí sim é uma situação até muito melhor do que estar casado.

1 Co 7:26-33 "Tenho, pois, por bom, por causa da instante necessidade, que é bom para o homem o estar assim. Estás ligado à mulher? Não busques separar-te. Estás livre de mulher? Não busques mulher. Mas, se te casares, não pecas; e, se a virgem se casar, não peca. Todavia, os tais terão tribulações na carne, e eu quereria poupar-vos. Isto, porém, vos digo, irmãos: que o tempo se abrevia; o que resta é que também os que têm mulheres sejam como se as não tivessem; e os que choram, como se não chorassem; e os que folgam, como se não folgassem; e os que compram, como se não possuíssem; e os que usam deste mundo, como se dele não abusassem, porque a aparência deste mundo passa. E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor; mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher".

Paulo diz isso porque o solteiro cuida das coisas do Senhor e em como agradá-lo, enquanto o casado precisa cuidar da esposa e agradá-la. Mas veja bem que ele diz isso do solteiro que cuida das coisas do Senhor, não do solteiro que fica assim para ter mais tempo para se divertir ou evitar os aborrecimentos da vida de casado (porque eles certamente existem).

Em nossa época muitos preferem ficar solteiros ou até mesmo entrarem em relacionamentos casuais e sem compromisso por puro egoísmo, e não por causa dos interesses do Senhor. Tudo o que Paulo está dizendo em 1 Coríntios 7 é em relação à proximidade da vinda do Senhor e à urgência em servi-lo da maneira como estamos, solteiros ou casados.

Resumindo, qualquer que sejam os planos para sua vida, o Senhor deve estar em primeiro lugar e a vontade dele deve ser soberana. Se ele quiser que você se case por achar que poderá servir melhor a ele nessa condição, então ele colocará isso em seu coração e dará a você essa opção, isto é, dará tanto o desejo quanto os meios para isso.

Caso contrário, também mostrará a você que assim é do desejo dele, embora muitos desejam ardentemente casar-se, porém quando não encontram sua alma gêmea acham que Deus está sendo injusto. Aqueles que se encontram nessa condição deveriam antes pensar que Deus pode querer poupá-lo de problemas, daí não colocar em seu caminho um cônjuge. Basta ver que cerca de 50% dos casamentos acabam em lares destruídos (e lares cristãos também estão sujeitos a isso) para entender que essa possibilidade é muito real.

Todavia, casar-se apenas por querer ter uma esposa e uma família para si ou atender ao que a sociedade exige de você, ou então ficar solteiro para não precisar dividir seu tempo e suas coisas com alguém, são posições igualmente egoístas e devemos sempre investigar nosso coração para ver o que realmente queremos.

Se desejar casar-se para o Senhor, ou ficar solteiro para o Senhor, então será a vontade dele, e não a sua própria vontade, que estará colocada no centro de sua vida, e assim deve ser.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça