As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Carregando...

Existem crentes sem o Espirito Santo?



https://youtu.be/yEuzV4JZX_Y

Sua dúvida é se todos os que crêem em Cristo recebem o Espírito Santo quando crêem, pois em Atos você encontra pessoas crendo em Jesus, mas que ainda não tinham o Espírito Santo habitando nelas. Entenda que na atual dispensação uma pessoa que não tenha o Espírito Santo habitando em si não é de Jesus.

Atos é um período de transição. No começo você ainda vê os crentes se reunindo no templo de Jerusalém, algo que só iriam deixar de fazer mais tarde. Ali você também encontra as três classes de pessoas recebendo o Espírito Santo:

Os judeus em Atos 2
Os samaritanos em Atos 8
Os gentios em Atos 10

Nas três ocasiões você encontra Pedro, cumprindo assim a promessa de Jesus:

Mat 16:18-19 Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.  E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

Pedro abriu, por assim dizer, a porta para essas 3 classes de pessoas: judeus, samaritanos (que eram gentios convertidos ao judaísmo) e gentios entrarem no Reino dos céus, o reino que é do céu, mas que agora está na terra.  A partir de então, o Espírito Santo habita em todo aquele que crê em Jesus a partir do momento em que crê. A ordem das coisas aparece clara aqui:

Efs 1:13-14 em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;  o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória.

Não há como especificar exatamente o minuto e segundo, mas dá para ver que quem ouve o evangelho e crê é selado com o Espírito Santo, pois é o penhor (garantia) da sua salvação. No Antigo Testamento os crentes tinham o Espírito sobre si, ou os influenciando, mas nunca habitando neles como acontece na Igreja. Não se pode chamar de crente alguém a menos que tenha o Espírito Santo:

Rom 8:9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana