fonte

Qual a diferenca entre palavra da sabedoria e ciencia?



https://youtu.be/QA3dD0Dfq6E

Sua dúvida é a respeito da diferença dos dons "palavra da sabedoria" e "palavra da ciência" ou "conhecimento" que aparecem em 1 Co 12:7-8 "Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência".

Antes é preciso entender que em 1 Coríntios 12 o apóstolo não está falando dos mesmos dons de Efésios 4, os quais fazem parte da pessoa que os tem. Os "dons" de 1 Coríntios 12 são manifestações eventuais, ou seja, quando Deus capacita um irmão ou irmã para uma determinada tarefa momentânea. É por isso que nas melhores traduções a passagem não fala de "dons do Espírito", mas de "manifestações do Espírito", pois são as diferentes maneiras como ele se manifesta nos membros do corpo de Cristo tendo em mente uma ação muito específica. Para entender a diferença entre as manifestações e os dons do Espírito sugiro que leia "Existe diferença entre os dons?".

Especificamente falando das manifestações de sabedoria e ciência, vou traduzir o que diz William MacDonald em seu livro "Believer's Bible Commentary" (já existe em português neste link), pois tenho certeza de que eu não conseguiria explicar tão bem:

"Palavra da sabedoria: Poder sobrenatural para falar com entendimento divino, seja na solução de problemas difíceis, na defesa da fé, na resolução de conflitos, no aconselhamento prático, ou na defesa de alguém perante autoridades hostis. Estêvão demonstrou a palavra de sabedoria de tal maneira que seus adversários 'não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava' (At 6:10).

"Palavra da ciência ou conhecimento: Poder de comunicar informação que foi divinamente revelada. Um exemplo está na forma como Paulo usa expressões como "vos digo um mistério" (1 Co 15:51) e 'dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor' (1 Ts 4:15). Em seu sentido primário, que é o de apresentar uma nova verdade, a palavra de ciência cessou, pois a fé cristã já foi 'de uma vez para sempre entregue aos santos' (Jd 1:3). O corpo da doutrina cristã está completo.

Em um sentido secundário, porém, a palavra de ciência pode ainda estar conosco. Ainda existe uma comunicação misteriosa de conhecimento divino àqueles que vivem em estreita comunhão com o Senhor (veja o Sl 25:14 - 'O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança'.). A ação de compartilhar esse conhecimento com outros é a palavra de ciência ou conhecimento".

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça