As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Carregando...

Qual a diferenca entre palavra da sabedoria e ciencia?

Sua dúvida é a respeito da diferença dos dons "palavra da sabedoria" e "palavra da ciência" ou "conhecimento" que aparecem em 1 Co 12:7-8 "Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência".

Antes é preciso entender que em 1 Coríntios 12 o apóstolo não está falando dos mesmos dons de Efésios 4, os quais fazem parte da pessoa que os tem. Os "dons" de 1 Coríntios 12 são manifestações eventuais, ou seja, quando Deus capacita um irmão ou irmã para uma determinada tarefa momentânea. É por isso que nas melhores traduções a passagem não fala de "dons do Espírito", mas de "manifestações do Espírito", pois são as diferentes maneiras como ele se manifesta nos membros do corpo de Cristo tendo em mente uma ação muito específica. Para entender a diferença entre as manifestações e os dons do Espírito sugiro que leia "Existe diferença entre os dons?".

Especificamente falando das manifestações de sabedoria e ciência, vou traduzir o que diz William MacDonald em seu livro "Believer's Bible Commentary" (já existe em português neste link), pois tenho certeza de que eu não conseguiria explicar tão bem:

"Palavra da sabedoria: Poder sobrenatural para falar com entendimento divino, seja na solução de problemas difíceis, na defesa da fé, na resolução de conflitos, no aconselhamento prático, ou na defesa de alguém perante autoridades hostis. Estêvão demonstrou a palavra de sabedoria de tal maneira que seus adversários 'não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava' (At 6:10).

"Palavra da ciência ou conhecimento: Poder de comunicar informação que foi divinamente revelada. Um exemplo está na forma como Paulo usa expressões como "vos digo um mistério" (1 Co 15:51) e 'dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor' (1 Ts 4:15). Em seu sentido primário, que é o de apresentar uma nova verdade, a palavra de ciência cessou, pois a fé cristã já foi 'de uma vez para sempre entregue aos santos' (Jd 1:3). O corpo da doutrina cristã está completo.

Em um sentido secundário, porém, a palavra de ciência pode ainda estar conosco. Ainda existe uma comunicação misteriosa de conhecimento divino àqueles que vivem em estreita comunhão com o Senhor (veja o Sl 25:14 - 'O segredo do SENHOR é com aqueles que o temem; e ele lhes mostrará a sua aliança'.). A ação de compartilhar esse conhecimento com outros é a palavra de ciência ou conhecimento".

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana

Loading...