fonte

Se a mulher nao pode ensinar e' porque ela e' incapaz de aprender?



https://youtu.be/LCAO4M8sNGQ

Evite ampliar ou complicar o que Deus não complicou. A proibição na doutrina dos apóstolos é que a mulher ensine o homem: 1Tm_2:12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.

Aliado a isso, a ela também não é permitido, não apenas ensinar, mas até mesmo falar na reunião da igreja ou assembleia:

1Co_14:34 As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.

Então é simples como 1+1=2. As mulheres não devem ensinar o homem em geral, e devem permanecer caladas nas reuniões da assembleia, neste caso em particular.

Porém as mulheres podem falar da Palavra de Deus em outras ocasiões, desde que mantenham a cabeça coberta como ensina em 1Co_11:5 Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada.

A palavra "profetizar" é ampla o suficiente para incluir falar das coisas de Deus. A mulher também pode anunciar coisas relativas a Jesus, como fez a samaritana em João 4 ou as mulheres que foram testemunhas da ressurreição e anunciaram isso aos discípulos. A mulher também ensina crianças, como fizeram a mãe e avó de Timóteo, e outras mulheres: Tit_2:4 Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,

O que você não pode deduzir, como parece ter deduzido, é que a mulher seja incapaz de aprender diretamente do Espírito de Deus e que dependa do homem para isso. Não é verdade. A mulher tem sua comunhão com Deus como tem o homem, e pode aprender muitas coisas diretamente de Deus. Não queira transformar o mandamento "não ensine" em "não aprenda", porque esta é justamente uma das razões pelas quais Deus não permite que a mulher ensine, e o problema começou no Éden.

Veja a ordem que Deus deu:

Gên 2:16-17 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

Agora veja a versão feminina da ordem de Deus:

Gên 3:2-3 E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.

Deu para perceber que a mulher cumpriu a risca o ditado que diz que "quem conta um conto aumenta um ponto"? Pois é, ela aumentou a ordem de Deus acrescentando "nem nele tocareis", algo que Deus nunca disse. Por não se apegar simplesmente ao que Deus disse, e ir além, ela ficou vulnerável ao erro. Ao acreditar na sua própria versão a mulher deu a Satanás o sinal de que seria capaz de acreditar na versão dele também. É aí que ele entra com uma declaração totalmente contrária à que Deus tinha feito:

Gên 3:4 Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Dê um dedinho ao diabo e ele pegará o braço. Adão não foi enganado, mas seguiu a mulher no erro, consciente do que estava fazendo.

1Tm 2:14  E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. 

Desde então, e também por causa da declaração de Deus de que haveria inimizade entre o diabo e a mulher para sempre (Gn 3:15 e comentário neste link), a mulher ficou impedida de ensinar. Aquelas que o fazem correm o risco de "acrescentar um ponto ao conto" e ainda ficarem vulneráveis a doutrinas "sopradas" pelo inimigo.

Mas nada disso significa que uma mulher não possa aprender, e muitas aprendem bem da Palavra de Deus e são sábias em permanecer no lugar que Deus determinou para elas.

Sobre sua outra pergunta, se um líder em uma denominação é ou não inspirado pelo Espírito Santo quando prega, respondo que pode ser sim, se ele for um verdadeiro crente. Obviamente Deus continua usando os dons que deu aos homens para alimentar Seu rebanho, porém quando esse dom é limitado pelos dogmas e doutrinas impostos por uma denominação ele poderá alimentar até certo ponto o rebanho.

Ao falar de apartar-se do erro em 2 Timóteo 2 Paulo explicou que alguém apartado do erro e dos vasos de desonra pode ser vaso útil para 'TODA BOA OBRA', indicando que há vasos úteis para muitas obras, mas não 'toda boa obra' se estiverem sujos com erros de doutrina ou associação com o mal. Veja mais neste link.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça