fonte

O que fazer agora que me apartei?



https://youtu.be/eZcVxAAEu8w

Agora que você entendeu o erro que é estar congregado sob uma bandeira denominacional, o Senhor lhe dará a direção a partir desse primeiro passo que é o de se apartar completamente do erro. O segundo será pedir por seu lugar à comunhão à mesa do Senhor na assembleia mais próxima, pois Deus não quer que fiquemos sem congregar.

O fundamento para apartar-se do erro, não para ficar sozinho, mas para estar congregado, você encontra em 2 Timóteo e em outras passagens:

2Tm 2:19 Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo APARTE-SE DA INIQUIDADE.
2Tm 2:20 Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.
2Tm 2:21 De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.
2Tm 2:22 Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.

Depois de pedir seu lugar à comunhão à mesa do Senhor, os irmãos irão orar a respeito e provavelmente um ou dois irmãos irão visitá-lo para conversar e se conhecerem melhor, ou você mesmo poderá visitar alguma assembleia de irmãos congregados ao nome do Senhor. A mesa do Senhor é do Senhor, mas são homens que têm a responsabilidade de zelar para que ela não seja contaminada por algum pecado.

Portanto, o primeiro passo é começar por onde as coisas começam: na presença do Senhor. Orar para que Ele dê a direção, pois esta deve vir dEle para que seja a melhor.

Uma ocasião o Senhor disse aos discípulos para irem preparar a páscoa e a melhor coisa que eles fizeram foi perguntar: "Onde queres que a preparemos?". A partir disso o Senhor dá a eles instruções detalhadas para que seguissem um homem carregando um cântaro (coisa inusitada, já que eram mulheres que carregavam cântaros) até um andar elevado (acima do nível do mundo). O detalhe era que a sala já estaria mobilada, isto é, pronta para receber todos eles sem faltar lugar. Veja o texto:

Luc 22:8-14 "E mandou a Pedro e a João, dizendo: Ide, preparai-nos a Páscoa, para que a comamos. E eles lhe perguntaram: Onde queres que a preparemos? E ele lhes disse: Eis que, quando entrardes na cidade, encontrareis um homem levando um cântaro de água; segui-o até à casa em que ele entrar. E direis ao pai de família da casa: O mestre te diz: Onde está o aposento em que hei de comer a Páscoa com os meus discípulos? Então, ele vos mostrará um grande cenáculo mobilado; aí fazei os preparativos. E, indo eles, acharam como lhes havia sido dito; e prepararam a Páscoa. E, chegada a hora, pôs-se à mesa, e, com ele, os doze apóstolos".

Esta é a ordem das coisas: (1) Perguntar ao Senhor, (2) Ouvir as instruções de Sua Palavra, (3) Seguir o "homem com o cântaro", uma figura do Espírito Santo; (4) Subir ao lugar que fica acima do nível do mundo (cenáculo); (5) Desfrutar da presença do próprio Senhor.

É claro que antes disso vem a decisão de abandonar definitivamente os sistemas criados pelos homens que acabam dividindo os cristãos por diferentes nomes, dogmas e doutrinas, para estar livre de amarras e compromissos. Muitas vezes isso trará a você uma perseguição maior até do que a que enfrentamos dos incrédulos no mundo, pois muitos líderes religiosos não querem perder seguidores.

Há em todo o mundo muitos que compartilham desse ideia e que já estão congregados ao nome do Senhor, mas isso deve ser sempre um exercício individual. Você não pode decidir por seus amigos e nem mesmo por sua esposa, pois se trata de uma responsabilidade (e um privilégio) pessoal que cada um tem de ter perante o Senhor.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça