fonte

A eleicao ou predestinacao e' para a igreja ou individuos?



https://youtu.be/btqWDvu4YPo

É difícil falar em eleição sem falar de indivíduos, mesmo porque a igreja é formada por indivíduos. Ao se dirigir aos cristãos de Éfeso (à igreja que está em Éfeso), Paulo está falando a pessoas, portanto ao dizer "nos elegeu" ele pode tanto se referir ao coletivo como ao individual.

Veja outras passagens sobre o assunto:

2Ts 2:13 Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;

1Pe 1:2 Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.

1Ts 1:4 Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus;

1Co_1:27-28 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;

Tgo_2:5 Ouvi, meus amados irmãos: Porventura não escolheu Deus aos pobres deste mundo para serem ricos na fé, e herdeiros do reino que prometeu aos que o amam?

Joã_15:16 Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

Isso é corroborado pela passagem em Romanos quando Paulo fala especificamente de vasos (indivíduos) que foram preparados de antemão para a glória: Rom 9:23-24 "Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou, os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?"

Já a palavra "predestinação", apesar de associada à "eleição", tem algumas diferenças. A eleição nos fala de Deus escolhendo pessoas para serem salvas. Predestinação significa que Deus determinou de antemão que todos os que seriam salvos seriam seus filhos por adoção.

Talvez dê para pensar que os "eleitos" poderiam ter sido salvos sem serem "predestinados", ou seja, feitos filhos, mas como na Bíblia as duas coisas andam juntas é assim que os salvos são: eleitos e predestinados. Mas este raciocínio nos ajuda a entender que a questão é individual, de pessoas, e não apenas coletiva, como se Deus tivesse eleito e predestinado a igreja corporativamente, e não os seus membros individualmente.

O texto em Efésios 1 é muito rico ao mostrar tudo o que fomos feitos ou temos em Cristo:

Ef 1:3 - ABENÇOADOS "com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo"

Ef 1:4 - ELEITOS "nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor"

Ef 1:5 - PREDESTINADOS "para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade"

Ef 1:6 - AGRADÁVEIS "a si no Amado"

Ef 1:7 - REDIMIDOS "pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça"

Ef 1:9 - CONHECEDORES do "mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra"

Ef 1:13 - SELADOS "com o Espírito Santo da promessa"

Aqueles que se opõem à ideia da eleição e predestinação podem não estar entendendo a enormidade de nosso pecado e achando que ainda exista algo de bom no homem que seja capaz de fazer uma opção por Deus. A verdade é que não existe em nós, em nosso estado natural, uma partícula sequer de inclinação para Deus, muito pelo contrário. Nosso sentimento natural seria sempre de inimizade contra Deus, não fosse o fato de Deus ter escolhido alguns para a salvação.

1Co 2:14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Rom 8:7-8 Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça