fonte

E' errado estudar a Biblia em casa?



https://youtu.be/vd8y1q7DXUA

Você diz que abandonou a "Congregação Cristã no Brasil" por não concordar com algumas das coisas que viu e aprendeu lá. Dentre as coisas que descreveu, você teria aprendido que estudar a Bíblia em casa seria errado, que o Espírito Santo seria suficiente para ensinar na hora do culto e o estudo de antemão seria um obstáculo à ação do Espírito.

Você também disse não concordar com a ideia de que a salvação só existiria ali, e não aguentava mais as revelações sempre repetidas com frases feitas, do tipo "Deus está dizendo eu vou levantar a tua cabeça", ou "Vou te fazer por cabeça e não por cauda", enquanto os presentes gritam "Glória!", "Fala mais Senhor!", "Usa o Teu servo!", "Aleluia!" etc.

Ouso dizer que uma doutrina assim, de impedir que as pessoas estudem a Palavra, só pode vir do diabo, o maior interessado em que as pessoas ignorem a Palavra para enganá-las com mais facilidade. Manter as pessoas na ignorância foi a estratégia usada durante séculos pelo catolicismo, que até mesmo proibia e condenava com a morte a leitura da Bíblia.

É mais fácil manipular as pessoas quando elas não conhecem, principalmente se alguém abre a boca e diz que está recebendo uma revelação diretamente de Deus (o que ninguém ousará contestar), como é comum acontecer em religiões desse tipo.

Leia aqui o que acho da CCB:
http://www.respondi.com.br/2007/10/o-que-acha-da-congregacao-crista-no.html

É uma grande bobagem dizerem que ninguém precisa trazer nada de casa. Apesar de o Senhor ter poder para criar pães e peixes a partir do nada, Ele quis usar um menino que os trouxe de casa para multiplicá-los.

As passagens abaixo não fariam sentido se o que a Congregação Cristã no Brasil diz estivesse correto:

2Tm 2:2 E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.

2Tm 3:14-17  Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Jo 5:39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim

1 Tm 4:13 até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino.

2 Tm 4:13 Quando vieres traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, especialmente os pergaminhos

2 Tm 2:15 Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade

Sl 1:2 antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite

Is 34:16 Buscai no livro do Senhor, e lede

Js 1:8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei, antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido

Um dos argumentos utilizados naquela religião vem na forma do versículo em 2 Co 3:6: a letra mata e o espírito vivifica. Veja aqui o que significa essa expressao:
http://www.respondi.com.br/2007/10/o-que-significa-letra-mata.html

Finalmente, Deus nos exorta a buscarmos diligentemente em Sua Palavra para ver se as coisas que nos são ensinadas estão de acordo com as escrituras:

Ats_17:11 Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

No Antigo Testamento o profeta que trouxesse revelações falsas devia ser apedrejado. Se isso ainda fosse feito hoje faltariam pedras em algumas das igrejas chamadas "pentecostais".

Deu 18:20-22  Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá. E, se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o SENHOR não falou? Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça