As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Carregando...

A Igreja foi construida sobre Pedro?



https://youtu.be/vmw9iOFvqZ4

Sua dúvida está em Mateus 16:15-20 e na confusão que existe principalmente no catolicismo quanto à afirmação de Pedro e à promessa de Jesus. Afinal, seria Pedro a pedra sobre a qual a Igreja seria construída? Estaria o Senhor dando a ele as chaves do céu para abrir ou fechar o acesso das pessoas à salvação eterna? Vamos analisar a passagem.

Mat 16:16-19 "E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus. Pois também eu te digo que tu és Pedro [PETROS], e sobre esta pedra [PETRA] edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela; E eu te darei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus".

O Senhor está falando várias coisas na passagem.

1. Que Pedro de si mesmo não poderia saber que Jesus era o Filho do Deus vivo, mas que aquilo era uma revelação do Pai.
2. Jesus revela que iria construir sua Igreja usando o verbo no futuro, porque a Igreja ainda não existia. Ela passaria a existir no capítulo 2 de Atos.
3. Jesus dá um novo nome a Simão, "Pedro" (em grego PETROS).
4. Jesus avisa que irá construir sua Igreja sobre uma Rocha (em grego PETRA).
5. Jesus dará a Pedro as chaves do "Reino dos Céus", que não é a mesma coisa que "Igreja". Reino dos céus é a expressão da confissão que reconhece neste mundo a Jesus como Rei de um Reino que é dos céus, não da terra. Da Igreja, que é o corpo de Cristo, fazem parte apenas os que são realmente salvos. No Reino dos Céus, porém, há joio e trigo (Mateus 13). Pedro iria usar estas chaves mais tarde para abrir o acesso ao Reino dos Céus aos judeus (Atos 2), samaritanos (Atos 8) e aos gentios (Atos 10).

Sobre a afirmação de Jesus (número 4 acima) ele não diz que iria construir sua Igreja sobre PETROS, mas sobre PETRA, pois "pedra" e "rocha" são coisas diferentes. É sobre a rocha identificada por Pedro em sua afirmação - Jesus, o Filho do Deus vivo - que a Igreja seria construída. Resumindo, a Igreja seria construída sobre o próprio Jesus, que é identificado como a Rocha em várias outras passagens:

Lembre-se de que a identificação de Jesus como a Rocha já existia, só que os judeus não sabiam disso. Foi Jesus a Rocha que acompanhou os israelitas na peregrinação no deserto:

1Co 10:4 "E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra (PETRA) era Cristo".

A dificuldade surge porque algumas traduções em português usam "pedra" tanto para PETROS como para PETRA. Veja esta outra:

(NVI) " e beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam da rocha espiritual que os acompanhava, e essa rocha era Cristo".

Se perguntarmos a Pedro de que PETRA (Rocha) Jesus estava falando, o próprio Pedro poderá nos responder:

Ats 4:11 " Ele é a pedra (LITHOS) que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina."

Aqui a palavra grega é LITHOS, mais usada para pedras de construção.

Mais uma vez Pedro explica:

1Pe 2:4-8 "E, chegando-vos para ele, pedra (LITHOS) viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, Vós também, como pedras (LITHOS) vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.  Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra (LITHOS) principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra (LITHOS) que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina, E uma pedra (LITHOS) de tropeço e rocha (PETRA) de escândalo"

Em Efésios Paulo fala mais sobre o alicerce da Igreja, que foi colocado pelos apóstolos tendo a Jesus como a pedra principal:

Efs 2:20 Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina (AKROGONIAIOS);

Mais sobre o assunto aqui:
http://www.respondi.com.br/2005/06/pedro-pedra-qual-jesus-se-refere.html
http://www.respondi.com.br/2009/06/voce-nao-reconhece-o-papa.html

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana