fonte

Jesus mentiu para o ladrao na cruz?



https://youtu.be/TNlhbZCLShI

Você não conseguiu responder à pergunta de um cético que alega existirem erros na Bíblia. Basicamente o que ele questiona é:: "Como Jesus disse ao ladrão na cruz 'HOJE estarás comigo no Paraíso' se três dias depois ele disse às mulheres que visitaram seu túmulo que ainda não tinha subido ao Pai?"

Luc 23:43 E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

Joã 20:17 Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.

Não vejo tanta dificuldade em compreender isso, pois Jesus fala de duas situações diferentes. Na cruz ele, que está prestes a morrer, conversa com o ladrão que também está prestes a morrer. E o que acontece quando a pessoa morre?

Ecl 12:7 e o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.

Jesus e o ladrão subiram ao Paraíso em espírito naquele mesmo dia, conforme o Senhor havia prometido a ele. Três dias depois Jesus iria subir numa forma como homem algum jamais subira: ressuscitado e em um corpo de carne e ossos.

Obviamente é disso que ele está falando às mulheres à entrada do sepulcro. Seu espírito, que esteve, durante 3 dias no Paraíso, porém sem o corpo, voltava agora ao corpo para subir assim, ressuscitado, ao Pai.

Portanto no segundo caso Jesus fala de uma subida visível, e não da passagem do espírito para fora do corpo. É dessa subida visível que ele também fala aqui: Joã 6:62 Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do Homem para onde primeiro estava?

Ats 1:9 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
Ats 7:56 e disse [Estêvão]: Eis que vejo os céus abertos e o Filho do Homem [Jesus em um corpo humano], que está em pé à mão direita de Deus.

O verbo "subir" está relacionado ao verbo "descer" que é mostrado em outras passagens. Embora Jesus tenha vindo ao mundo em forma visível em outras ocasiões no Antigo Testamento (geralmente quando é dito "o anjo do Senhor" está falando dele, e não de "um anjo do Senhor"), o verbo "descer" costuma ser aplicado à sua vinda em carne.

Joã 6:42 E diziam: Não é este Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe nós conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu?

Agora, se quiser mesmo viajar um pouco mais no assunto, basta ler o que Jesus diz a Nicodemos:

Joã 3:13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu.

Aí ele fala em subir, descer e estar no céu no mesmo momento em que falava com Nicodemos. Como podia ele ter descido à terra e continuar no céu? Podia, porque ele é Deus eterno, que habita a eternidade e não está sujeito ao tempo, que depende da existência da matéria.

Deus não está sujeito ao tempo e ao espaço, mas agora temos Jesus em um corpo material no céu, porém diferente da matéria que conhecemos, já que com esse corpo ele podia entrar num cômodo com as portas fechadas, comer na presença dos discípulos e ainda subir ao céu..

Talvez depois de explicar isso ao cético que questionou você sobre a passagem você possa terminar dizendo a ele: "Elementar, meu caro Watson".

Quer um conselho? Não perca tempo com os céticos, porque é isso que são: céticos. Esse que você menciona é capaz de dizer absurdos como "a ciência nunca provou que Abraão existiu", como se algo só existisse se fosse provado. Que eu saiba a ciência nunca fez um estudo aprofundado para provar que eu existo, portanto até que isso aconteça em alguma universidade americana eu não existo.

Seguindo o mesmo raciocínio, todos os dias a ciência prova a existência de novas estrelas que simplesmente não existiam ontem.

Céticos são como a vovó cética cuja história li em algum lugar. Seus netos ficaram animados quando desceu um helicóptero da Força Aérea no pequeno vilarejo do nordeste e correram levar a avó para o terreno onde estava a máquina voadora. Explicaram para ela que as pessoas estavam entrando no helicóptero que em alguns minutos subiria nos ares.

- E isso lá sobe? - perguntou a vovó cheia de ceticismo.

Os rotores começaram a girar e o helicóptero alçou voo. Os netos olharam para a avó com aquele olhar de "E agora, acredita?". Ela não se fez de rogada. Com o mesmo ceticismo de antes simplesmente questionou:

- E isso lá desce?

Veja mais sobre supostos erros e contradições na Bíblia aqui:
http://www.respondi.com.br/2007/05/como-confiar-num-livro-que-contm-erros.html
http://www.respondi.com.br/2008/12/existem-erros-no-texto-da-biblia.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/existem-contradicoes-na-biblia.html

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça