fonte

O que voce pensa dos sonhos e visoes?



https://youtu.be/XdbKpyddVXI

Lendo Hebreus 1 entendemos que Deus mudou sua maneira de se comunicar com o homem ao longo das eras. Heb 1:1 "Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho" Na atual dispensação, quando temos TODA a Palavra de Deus revelada ao nosso alcance, a questão dos sonhos e visões muda de figura. Exceto em Atos 2:17, que aponta para um tempo ainda futuro e para o remanescente judeu que irá se converter após o arrebatamento, não encontro qualquer referência a sonhos nas epístolas da doutrina dada pelos apóstolos à igreja.

O mesmo pode-se dizer de visões (exceto as que Paulo menciona em 2 Co 12:1, mas que fazem parte da revelação que ele recebeu). Aliás, a única vez onde as visões aparecem nas epístolas é com uma conotação negativa em Colossenses 2:18. Compare estas diferentes versões ou traduções:

(ACF) Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,

(Biblia) Ninguém vos roube a seu bel-prazer a palma da corrida, sob pretexto de humildade e culto dos anjos. Desencaminham-se estas pessoas em suas próprias visões e, cheias do vão orgulho de seu espírito materialista,

(BRASIL) Ninguém à sua vontade vos tire o vosso prêmio com humildade e culto aos anjos, firmando-se nas coisas que tem visto, inchado vãmente pelo seu entendimento carnal,

(CNBB) Que ninguém, a pretexto de humildade e culto aos anjos, vos impeça de alcançar a vitória. Tais pessoas baseiam-se em pretensas visões, deixando-se ingenuamente inchar de orgulho por sua mente carnal;

(NVI) Não permitam que ninguém que tenha prazer numa falsa humildade e na adoração de anjos os impeça de alcançar o prêmio. Tal pessoa conta detalhadamente suas visões, e sua mente carnal a torna orgulhosa.

(PAST) Que ninguém, com humildade afetada ou culto aos anjos, impeça vocês de conseguir a vitória; essas pessoas se fecham em suas visões e se incham de orgulho com o seu modo de pensar.

(PJFA) Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento carnal,

O texto parece insinuar que as visões dessas pessoas foram geradas por sua mente carnal, e não de uma fonte espiritual. A maioria das religiões se apóia em visões, e dentro do cristianismo católico e protestante você encontra correntes renovadas ou pentecostais que dão uma grande importância a sonhos e visões (apesar de não haver NADA sobre o assunto nas instruções ou doutrina dos apóstolos para a igreja).

Não raro o que se vê nesses meios pentecostais são pessoas orgulhosas de seus sonhos e visões, que se acham mais que seus irmãos, simples mortais que não conseguem ter um acesso tão fácil ao mundo espiritual como elas têm. De um lado isso cria orgulho (nos que dizem ter tais sonhos e visões) e desespero (nos que não conseguem tê-las, achando que ainda não atingiram um grau de santificação suficiente).

Ou seja, nada que traga edificação aos santos, como traz a Palavra de Deus que temos em mãos, na qual Deus nos revelou TUDO o que precisávamos à vida e piedade.

2Pe_1:3 Visto como o seu divino poder nos deu TUDO o que diz respeito (ou de que precisamos) à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;

Col 1:25-26 Da qual eu estou feito ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco, para CUMPRIR a palavra de Deus; O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos;

A palavra "cumprir" tem o sentido de completar, ou seja, dar por encerrada a revelação. (Darby) of which *I* became minister, according to the dispensation of God which is given me towards you to complete the word of God ("...para completar a palavra de Deus")

Será que precisamos mesmo de sonhos e visões agora que somos habitados pelo Espírito Santo (antes de Pentecostes ninguém era) e tendo a Cristo e o acesso a completa Palavra de Deus?

Eu particularmente considero todo esse interesse por sonhos e visões como insatisfação com o que Deus revela em Sua Palavra. Quando nos falta comunhão com Deus e com Sua Palavra saímos procurando por informação em outras fontes, como sonhos, visões, fábulas (histórias inventadas, tem muito disso por aí). A pergunta correta seria: Acaso a Palavra de Deus já está em nós (João 15:7) o suficiente para conhecermos toda a vontade de Deus? Se assim for, não precisaremos recorrer a outros meios.

Se vivemos insatisfeitos com as revelações que o Senhor já nos deu em Sua Palavra, quando menos esperamos acabamos caindo num estado de ruína e vazio parecido ao de Saul, quando Deus já não lhe respondia pelos meios que havia na época (aí sim, os israelitas dependiam de sonhos, visões e profecias por não terem ainda toda a Palavra de Deus completa como temos). Quando Saul não encontrou nos meios autorizados por Deus o que queria ouvir (porque o próprio Deus havia desistido de falar com Saul por esses meios, dada a sua rebelião), ele foi procurar respostas no espiritismo da época, consultando quem dizia ter comunicação com o além.

2Tm 4:2-4 Que pregues A PALAVRA, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.

1Tm 4:1-2 Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência;

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça