fonte

Quem sao os "caes" de Filipenses 3?



https://youtu.be/JqavtS7--Bs

Sua dúvida está em identificar quem são os "cães", os quais o apóstolo Paulo fala para evitarmos em Flp 3:2 "Guardai-vos dos cães, guardai-vos dos maus obreiros, guardai-vos da circuncisão". Eles aparecem aqui associados aos "maus obreiros", que são aqueles que não usam bem os recursos que Deus lhes dá e apenas fingem trabalhar na obra (pense na parábola dos talentos) e os da "circuncisão", que eram aqueles que obrigavam os cristãos a se circuncidarem e a guardarem a Lei de Moisés (a epístola aos Hebreus foi escrita para suas vítimas).

Os judeus chamavam de "cães" os gentios, pois os cães são animais impuros segundo a Lei:

Mar_7:27 Mas Jesus disse-lhe: Deixa primeiro saciar os filhos; porque não convém tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos.

O Senhor usa também a expressão para aqueles que não têm cuidado com as coisas de Deus:

Mat_7:6 Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.

Em 2 Pedro 2 mais uma vez "cão" aparece ao lado da "porca", agora referindo-se aos "falsos profetas" e "falsos doutores", ou seja, homens que conhecem a Palavra de Deus, porém não são verdadeiramente convertidos e acabam usando seu conhecimento para proveito próprio e para prejudicar a fé dos incautos.

No versículo 1 de 2 Pedro 2 eles são os que introduzem encobertamente heresias e negam o Senhor, fazendo com que o caminho da verdade seja blasfemado. Isso tem tudo a ver com muitos dos pregadores de nossos dias que escandalizam até os incrédulos com sua ganância. Quando você vai falar da verdade a algum incrédulo este retrucará falando do pastor fulano que vive pedindo dinheiro e enganando seus seguidores. Hoje a pregação do verdadeiro evangelho está muito prejudicada por esses escândalos causados por falsos evangelistas.

O versículo 3 de 2 Pedro 2 fala que por "avareza", ou amor ao dinheiro, farão negócios dos crentes com "palavras fingidas". Além do amor ao dinheiro e das mentiras que usam para consegui-lo, outra característica desses homens é que "desprezam as autoridades, atrevidos obstinados, não receando blasfemar das dignidades". O apóstolo está falando claramente de falta de respeito a anjos, sejam eles fiéis a Deus ou caídos.

Isto fará mais sentido quando lido em conexão com Judas 1 que também fala dos mesmos "cães", em especial a passagem onde mostra a ousadia deles em repreender Satanás, algo que só o Senhor tem autoridade para fazer e nem mesmo o arcanjo Miguel ("arcanjo" significa "arqui-anjo" ou anjo principal) ousou fazer:

Jud 1:8-10 E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades. Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem.

Em ambas as epístolas eles são chamados de "animais irracionais", numa referência ao seu papel de "cães":

2Pe_2:12 Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção,

Jud_1:10 Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem.

Resumindo, se quiser ver um "cão", ligue o rádio ou a TV agora mesmo e com certeza você encontrará um pedindo dinheiro, mentindo e falando daquilo que não entende.

por Mario Persona

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça