As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.
ATENÇÃO: POR FALTA DE TEMPO SÓ RESPONDEREI PERGUNTAS INÉDITAS. NÃO RESPONDO NO WHATSAPP.
PESQUISE "assunto"+"mario persona" NO GOOGLE PARA VER SE JÁ EXISTE RESPOSTA.

Pesquisar este blog

Demonios eram seres hibridos da uniao de anjos com mulheres?



https://youtu.be/Ded3gHC6bCY

Você escreveu comentando que o apócrifo "Livro de Enoque" diz que demônios seriam os espíritos dos seres híbridos que viveram antes do dilúvio e hoje vagam pela terra, e queria saber se acredito nisso. Eu nunca li o apócrifo "Livro de Enoque", portanto não sei ao certo se isso está em seu texto.

Mas é bom você ficar inteirado de que não existe evidência de que tenha existido um "Livro de Enoque". Judas 1:14-15 cita Enoque mas não fala nada de um livro que tivesse sobrevivido ao dilúvio. A citação pode ter sido algo que Judas recebeu da tradição oral ou então uma revelação direta de Deus sobre o que Enoque teria dito. Paulo cita palavras de Jesus em Atos 20:35 que não aparecem em nenhum dos evangelhos, e Paulo nem era convertido quando Jesus andou aqui. Então lembre-se de que Judas não fala de livro, portanto o apócrifo que circula por aí é uma farsa, além do fato de ter sido escrito na era cristã, segundo o que dizem os arqueólogos.

Uma vez ouvi um humorista dizer que se você tiver uma frase de sua autoria, mas quiser que ela fique famosa e compartilhada por muita gente nas redes sociais, atribua a frase a Benjamin Franklin. Isso daria à frase um peso maior do que se você tivesse assinado com seu desconhecido nome, e além disso Franklin disse tanta coisa quando aquele raio caiu em sua mão quando empinava a pipa que pode ser que também tenha dito essa frase. Por isso é muito provável que alguém já na era cristã tenha escrito o apócrifo e, para torná-lo famoso, assinou como se fosse de Enoque.

Não creio que os espíritos malignos ou demônios sejam espíritos dos híbridos nascidos da cópula entre anjos e mulheres humanas, a qual é citada em Gênesis 6 e foi uma das razões de Deus colocar um fim à raça humana contaminada. Esta tinha ali adquirido DNA angelical e estranho à humanidade, gerando os chamados "gigantes" ou "homens de valor", o que não era nada bom para o plano de Deus de enviar seu Filho ao mundo. Aquela raça híbrida, na qual as antigas civilizações posem ter tirado a ideia para suas lendas de super-homens, poderia comprometer a profecia em Gênesis 3:15 de que um filho da mulher (e não de seres híbridos) pisaria a cabeça da serpente.

"Então o Senhor Deus disse à serpente... porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar." (Gn 3:14-15).

"Vendo os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram... Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade." (Gn 6:2-4)

Creio que demônios ou espíritos malignos sejam muito anteriores e diferentes de anjos caídos. Acredito serem os espíritos de seres que teriam existido numa criação anterior a Gênesis 1:3 e vivido entre outros seres cujas carcaças são hoje encontradas fossilizadas. A esses fósseis é atribuído uma antiguidade muito maior que os seis mil anos da Criação citada em Gênesis 1:3 em diante. Aquela criação primordial, da qual temos apenas indícios na Bíblia, entrou em colapso provavelmente pela queda dos anjos deixando a terra e o universo num caos que teria sido restaurado a partir do terceiro versículo de Gênesis 1.

A Bíblia não diz como poderiam ter sido esses seres, mas tudo indica que para eles não houve possibilidade de perdão para sua queda e por isso vagam pela terra. Entendo que muitos cristãos acreditam de modo diferente, achando que a terra tenha apenas seis mil anos, mas não me esforço em tentar provar o contrário porque não é uma das doutrinas fundamentais da Bíblia. Se fosse, Deus teria nos dado mais informação do que a pouca que temos a respeito. Se os anjos realmente copularam com mulheres em Gênesis 6, então eles fariam parte de uma segunda queda angelical, os quais agora estão em prisões: "...e a anjos, os que não guardaram o seu estado original, mas abandonaram o seu próprio domicílio, ele tem guardado sob trevas, em algemas eternas, para o juízo do grande Dia." (Jd 1:6).

Todavia, os anjos que caíram antes da criação de Gênesis 1:3 em diante não estão presos, mas ativos entre o céu e a terra, e é contra esses que lutamos em oração, e não contra forças espirituais em cadeias:

"Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes." (Ef 6:12).

Um livro curioso e intrigante a esse respeito é "As eras mais primitivas da terra" por G. H. Pember escrito no século 19, o qual li e achei interessante, apesar de não concordar com todas as teorias ali apresentadas. Se decidir ler, eu aconselharia ler com moderação, pois muito de tudo isso é apenas suposição e não deve ser o assunto a ocupar nossa mente, pois pode nos levar a desviar os olhos de Cristo.

http://www.respondi.com.br/2012/01/os-anjos-usaram-mulheres-para-procriar.html
http://www.respondi.com.br/2007/10/os-anjos-foram-os-pais-dos-gigantes-da.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana