fonte

Quem sao os lideres?



https://youtu.be/uDEdQtAXz6U

Você escreveu dizendo que em algum texto meu ter lido eu dizendo que não existem líderes na igreja, porém ao ler uma tradução que fiz do livro "Um só corpo na prática", de Bruce Anstey, encontrou várias passagens falando de líderes e não se referindo a denominações. Sua dúvida é: existem ou não existem líderes?

As passagens em "Um só corpo na prática" que falam de líderes estão em:

http://umcorpo.blogspot.com/2012/05/sao-os-lideres-na-assembleia-que-tem.html
http://umcorpo.blogspot.com/2012/05/opinioes-contrarias.html
http://umcorpo.blogspot.com/2012/03/um-exemplo-pratico-de-unidade.html
http://umcorpo.blogspot.com/2012/04/reuniao-administrativa-de-irmaos.html

Sua dúvida certamente surgiu depois de você ter lido algum texto meu onde eu falava "da falta de fundamento bíblico para o líder" no sentido do homem à frente da congregação. Eu não estaria falando de pessoas responsáveis pelo bem estar da assembleia, que fazem um trabalho de anciãos ou bispos (ainda que não sejam denominados como tais), que é o caso das passagens do livro que leu.

Realmente na Palavra não encontramos "o líder" de uma congregação, mas encontramos pessoas que lideram no sentido de guias (plural). É neste sentido que líderes são mencionados em algumas passagens, como nestes versículos com os nomes de "guias", "pastores" ou "chefes" (diferenças nas traduções):

Versão Almeida Atualizada
Heb_13:7 Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram.
Heb_13:17 Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.
Heb_13:24 Saudai todos os vossos guias, bem como todos os santos. Os da Itália vos saúdam.

Versão Almeida Corrigida
Heb 13:7 Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver.
Heb 13:17 Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
Heb 13:24 Saudai a todos os vossos chefes e a todos os santos. Os da Itália vos saúdam.

Nos línks abaixo explico melhor a diferença entre o "pastor" ou "padre" que você encontra na cristandade liderando uma congregação (ou às vezes mais de uma) e os "líderes", "pastores" ou "guias" que encontra na doutrina dos apóstolos, que eram homens responsáveis pelo rebanho:

http://www.respondi.com.br/2011/01/que-pastor-devo-obedecer.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/quem-deve-liderar-nas-reunies-da.html
http://www.respondi.com.br/2012/05/quem-sao-os-pastores-de-hebreus-13.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/devemos-obedecer-aos-pastores.html
http://www.respondi.com.br/2010/11/quem-sao-os-pastores-de-hb-1317.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça