fonte

Por que Deus permitiu minha doenca?



https://youtu.be/wO6TxoaGM14

Deus trabalha de estranhas maneiras, não é mesmo? Primeiro Ele coloca você num beco sem saída, e esta é uma das maneiras de Ele agir. Sua enfermidade parece ter tirado você de circulação, considerando que sua vida era bem agitada com "baladas, noitadas, mulheres e bebedeiras", conforme você escreveu.

Você contou que tinha uma certa curiosidade por assuntos espirituais desde a adolescência, e falou de seu amigo Testemunha de Jeová o convidou para fazer alguns estudos bíblicos, mas que você deixou de lado por falta de tempo.

A doença, aos vinte e poucos anos, foi o motivo de voltar a questionar a razão de sua existência, por isso tem frequentado uma igreja evangélica que, embora seja das que coloque ênfase nas curas, não foi a razão principal de você frequentá-la. Agora se mostra decepcionado com a obcessão dos pregadores por dinheiro, dízimos e ofertas. Quando não estao pedindo diretamente, estão ministrando passagens e mensagens que induzem as pessoas a contribuírem.

No capítulo 12 de Êxodo Deus avisa os israelitas que iria livrá-los das mãos de faraó, rei do Egito. Naquela noite Deus passaria sobre o Egito e todos os primogênitos de todas as famílias seriam mortos. Haveria luto em todas as casas, menos nas dos israelitas que matassem um cordeiro ou cabrito e passassem o sangue no batente da porta da casa. Quando Deus visse o sangue, passaria por cima daquela casa sem ferir seu primogênito. Aquele sangue significava que uma vítima inocente já tinha morrido no lugar do primogênito. Depois disso eles estariam livres para viajar para fora da terra da escravidão.

Mas se você ler o capítulo 14 de Êxodo, verá que Deus tirou os israelitas da escravidão do Egito apenas para colocá-los em um beco sem saída.

Êxo 14:1-2 Disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos de Israel que se voltem e se acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele assentareis o acampamento junto ao mar.

Quando diz "voltem" quer dizer que eles já tinham passado pelo beco e estavam rumando a algum lugar que permitisse fugir de Faraó. Mas Deus os faz voltar para acamparem entre duas montanhas (Pi-Hairote e Migdol) e o mar vermelho. Agora só havia uma saída, mas por ela vinha o exército de faraó para matá-los.

Êxo 14:10 Quando Faraó se aproximava, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios marchavam atrás deles; pelo que tiveram muito medo os filhos de Israel e clamaram ao Senhor.

Um beco sem saída mesmo, não? Creio que Deus fez isso porque era a única maneira de realmente salvá-los. É ali naquele beco que eles devem ficar quietos para poderem ver a mão de Deus agir. Não é muito diferente da situação em que Deus colocou você, pois parece que com toda a agitação de sua vida você não teria parado para escutar o que Ele estava querendo lhe dizer.

Êxo 14:13-14 Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que ele hoje vos fará; porque aos egípcios que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver; o Senhor pelejará por vós; e vós vos calareis.

Como você deve saber, Deus realmente os livrou, abrindo o mar e permitindo que atravessassem antes que os exércitos de faraó perecessem sob as águas. Então, depois de salvos, eles se viram em um deserto. Ali, enquanto Moisés recebia de Deus a Lei sobre uma montanha que tremia e fumegava, o povo se dedicava a construir ídolos de ouro, mostrando que o homem é religioso por natureza, mas nem sempre do jeito que Deus quer.

Sua experiência tem algo disso também. Se na adolescência você quase foi vítima de uma falsa religião cristã (leia mais sobre as Testemunhas de Jeová nos links abaixo).

http://www.respondi.com.br/2005/06/o-que-so-as-testemunhas-de-jeov.html
http://www.respondi.com.br/2010/04/jesus-morreu-na-cruz-ou-na-estaca.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/bblia-probe-transfuso-de-sangue.html

Agora tem ficado com a pulga atrás da orelha diante do discurso de pastores ávidos por dinheiro. Você já deve ter percebido que nesse terreno das coisas espirituais existe uma competição acirrada. Quando o inimigo de nossas almas não consegue nos enganar com as baladas deste mundo, ele envia seus obreiros travestido de "ministros da justiça".

2 Co 11:13-15 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

Você só encontrará segurança, seja para escapar das artimanhas deste mundo, seja para não ser pego pelas artimanhas do mundo espiritual, se buscar a Jesus, e só a ele, como Salvador e Senhor de sua vida.

Rom 10:11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.

Você disse que já está meio desconfiado com os pastores que vivem pedindo dinheiro, e faz bem de desconfiar. Aliás, desconfie de todo homem, inclusive de mim, e coloque sua confiança apenas naquele que morreu por você numa cruz. Ninguém mais fez isso por você. Se você seguir um sistema religioso (como os Testemunhas de Jeová, que negam a divindade de Jesus), ou seguir pregadores (como os que pedem dinheiro), você corre o risco de ser enganado. Até mesmo se colocar sua confiança em mim e no que eu escrevo (pois posso enlouquecer ou me desviar dos caminhos do Senhor) você corre esse risco.

Portanto, concentre-se agora em sua necessidade de salvação, e ela só será possível se crer em Jesus como seu Salvador. Na cruz ele morreu para salvá-lo e essa salvação ele oferece de graça (inclusive sem o pagamento de dízimos, ofertas ou contribuições). A mensagem do evangelho é resumida assim:

1 Co 15:1-4 Também vos notifico, irmãos, o evangelho que já vos tenho anunciado, o qual também recebestes e no qual também permaneceis; pelo qual também sois salvos, se o retiverdes tal como vo-lo tenho anunciado, se não é que crestes em vão. Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras".

Isto é tudo o que você precisa saber para ser salvo. É claro que aos poucos irá querer conhecer mais, não de uma religião, mas da Pessoa bendita daquele que morreu por você, e para isso você tem sua Bíblia.

Volte a escrever se tiver dúvidas. Enquanto isso, fique à vontade para explorar meus outros sites:

www.3minutos.net - O evangelho em 3 minutos (texto, vídeo e MP3)
www.3minutospodcast.blogspot.com - Podcast O evangelho em 3 minutos - só áudio MP3
www.youtube.com/mp3minutos - Apenas os vídeos do evangelho em 3 minutos
www.respondi.com.br - Seleção de respostas sobre a Bíblia tiradas de minha correspondência
www.stories.org.br - Histórias de Verdade (inglês/português)
www.stories.org.br/chaday - Chapter-a-Day - Meditações bíblicas em inglês/português/francês (por Norman Berry)
www.stories.org.br/doze.html - "Doze Cartas" - e-book para cristãos
www.manjarcelestial.blogspot.com - Palavras de edificação, exortação e consolação - Diversos autores

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça