fonte

O que são as Testemunhas de Jeová?



https://youtu.be/S92kT6ki-2Y

"Testemunhas de Jeová" é uma religião que usa a Bíblia de forma deliberadamente equivocada enganando seus adeptos. Suas doutrinas procuram diminuir o Nome que está acima de todo nome, o Senhor Jesus Cristo. Eles negam que Cristo seja Deus e não dão honra ao filho como ao Pai (ver João 5.23). A estes devemos tratar como está escrito em 2 João versículos 7 ao 11, pois são inimigos de Deus.

A salvação que pregam está baseada em obras, principalmente uma que é a de divulgar a doutrina da Sociedade Torre de Vigia e fazer novos escravos. Há inclusive um ranking dos melhores do mundo nessa prática de distribuição de literatura. A isso eles chamam "pregar o evangelho". Exceto para um suposto grupo de 144 mil membros da organização, os membros comuns não têm nenhuma esperança de viver no céu e o máximo que almejam é um lugar no Reino de mil anos que acontecerá aqui na terra.

Normalmente não perco tempo escutando os membros daquela seita, pois não poderei aproveitar nada do que falam. Mesmo que uma certa porcentagem do que dizem possa ser encontrado na Bíblia, não devemos dar ouvidos a eles. Lembre‑se que de que há venenos para rato que são feitos com 90% do mais puro milho e apenas 10% de veneno fatal. Se perguntar algo a eles, a resposta virá de um livro que têm especialmente preparado com respostas para as principais perguntas das pessoas. Alguns levam o livro na pasta, porém não o usam publicamente.

Quando converso com algum, é apenas para fazer com que ouça o evangelho da graça de Deus e fico batendo sempre na tecla de que Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores e que é preciso crêr nEle e em Sua obra consumada na cruz. Procuro não ir atrás deles quando desejam entrar pelo terreno da profecia, pois não entenderão a profecia corretamente enquanto não se converterem a Cristo.

Aqui vão algumas coisas que as TJ crêem. Veja como diferem daquilo que a Bíblia diz:

Erro das TJ: O Espírito Santo é uma força ativa impessoal de Deus, The Watchtower, June 1, 1952, p. 24. O Espírito Santo é uma força, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 406-407.

Refutação: O Espírito Santo é uma Pessoa divina que pensa, sente, sofre, fala, etc.

"E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado". Atos dos Apóstolos 13:2
"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção". Efésios 4:30

Erro das TJ: Somente os membros da organização serão salvos, The Watchtower, Feb, 15, 1979, p. 30.

Refutação: O único meio de salvação é a pessoa de Jesus Cristo, graças à Sua obra na cruz. Nenhuma organização pode salvar.

"E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos". Atos dos Apóstolos 4:12

Erro das TJ: Jesus foi um anjo que se tornou um homem, The Watchtower, May 15, 1963, p. 307. Jesus foi o único homem perfeito, mas não Deus em carne, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 306.

Refutação: Jesus é Deus, assim como o Pai é Deus e o Espírito Santo é Deus. Não há como entender, apenas crer.

"NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus". João 1:1
"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade". João 1:14
"O QUE era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida" 1 João 1:1


Erro das TJ: Jesus não voltou da morte em seu corpo físico, Awake! July 22, 1973, p. 4. Jesus foi ressucitado "não como criatura humana, mas um espírito." Let God be True, p. 276.

Refutação: A visão do Senhor ressuscitado foi um privilégio apenas dos discípulos. Ele ressuscitou em um corpo físico, diferente do que tinha antes pois era capaz de atravessar portas e paredes, mas igualmente físico. Não era um espírito.

"E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu!" João 20:26-28
"Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; O que ele tomou, e comeu diante deles". Lucas 24:41-42
"Depois foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também". 1 Coríntios 15:6


Erro das TJ: Jesus returnou à terra, invisivelmente, em 1914, The Truth Shall Make You Free, p. 300.

Refutação: Muitas religiões alegam ter Cristo voltado. No caso das TJ isso foi previsto numa falsa profecia que depois da data anunciada precisou receber a adição do "invisivelmente" para não voltarem atrás.

"E então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo; ou: Ei-lo ali; não acrediteis". Marcos 13:21

Erro das TJ: A Trindade não existe, Let God be True, p. 101-100.

Refutação: A existência da Trindade foi revelada no batismo do Senhor. O Espírito Santo desceu na forma de uma pomba e pousou sobre Ele; e Deus Pai declarou: "Este é meu Filho amado em quem me comprazo". João 20.17 revela que o Pai é uma Pessoa distinta e que é Deus. 1 Jo 5.20 revela que Jesus é uma Pessoa distinta e que é Deus. Muitas passagens revelam que o Espírito Santo é uma Pessoa e é Deus: Gn 1.2; Mt 4.1; Jo 16.13; At 10.19; 13.2,4; 20.28; Rm 15.30; 1 Co 2.10.

As três Pessoas são citadas na fórmula instituida por Cristo no batismo (Mt 28.19). No entanto, há um só Deus (1 Tm 2.5). Satanás terá uma imitação da Trindade, representada na Besta, no falso profeta e no próprio Satanás (Ap 13.4,11; 20.10).

Erro das TJ: Boas obras são necessárias para a salvação, Studies in the Scriptures, Vol. 1, pp. 150, 152. A salvação é pela fé e pelo que você fizer, Studies in the Scriptures, Vol. 1, p. 150,152.

Refutação: As boas obras não salvam, apenas podem ajudar a revelar se uma pessoa é salva em função dos frutos visíveis de sua transformação.

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas". Efésios 2:8-10

Erro das TJ: A alma cessa sua existência na morte, Let God be True, p. 59, 60, 67. Não existe inferno de fogo onde os condenados serão punidos, Let God be True, p. 79, 80.

Refutação: O inferno foi criado para Satanás e seus anjos, mas os homens também acabarão lá, embora não fosse essa a intenção original. Mesmo assim, não há fim para a alma ou para o fogo do sofrimento eterno. A palavfra chave aí é "NUNCA". Assim como o salvo NUNCA perderá sua salvação, o condenado NUNCA ficará livre de sua condenação.

"E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. Marcos 9:43-44
"Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com fogo que nunca se apaga". Lucas 3:17


Erro das TJ: Somente 144.000 Testemunhas de Jeová irão para o céu, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 166-167, 361; Let God be True, p. 121.

Refutação: O texto de Apocalipse mostra claramente que se tratam de israelitas das diferentes tribos de Israel, e não gentios salvos e pertencentes ao Corpo de Cristo que é a Igreja, cuja porção é celestial.

"E ouvi o número dos assinalados, e eram cento e quarenta e quatro mil assinalados, de todas as tribos dos filhos de Israel. Da tribo de Judá, havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil assinalados; da tribo de Gade, doze mil assinalados..." Apocalipse 7:4

Erro das TJ: Transfusão de sangue é pecado, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 72-73.

Refutação: A passagem bíblica no Antigo Testamento, e sua confirmação no Novo Testamento, mostra claramente tratar-se de "comer" sangue. Confundir o ato de comer com uma transfusão, que pode nem ser de sangue mas de um derivado, é um erro grosseiro.

"Somente esforça-te para que não comas o sangue; pois o sangue é vida; pelo que não comerás a vida com a carne" Deuteronômio 12:23 (admoestação feita a Israel)
"Todavia, quanto aos que crêem dos gentios, já nós havemos escrito, e achado por bem, que nada disto observem; mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e da prostituição". Atos dos Apóstolos 21:25 (aos gentios)


Erro das TJ: É possível perder a sua salvação, Reasoning from the Scriptures, 1985, pp. 358-359.

Refutação: Não é possível tirar das mãos de Deus aquele a quem Ele salvou pelo sacrifício de Seu próprio Filho. A palavra chave é "NUNCA".

"E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão". João 10:28

Quanto ao versículo que citou, os 144 são exatamente o que diz a passagem em Apocalipse 7.4‑8: todos são judeus, pois repare que são identificadas as suas tribos. Além dos judeus convertidos há uma multidão (Ap 7.9‑17) de gentios convertidos que passarão pela tribulação (Ap 7.14)

A ordem dos acontecimentos é mais ou menos a seguinte: Acontece o arrebatamento da Igreja (1 Ts 4.17), que inclui todos os salvos por Cristo. Ficarão na terra os que ouviram o evangelho e não creram e os que não ouviram o evangelho e não tiveram, portanto, oportunidade de entrar entre os salvos da Igreja. Os que ouviram e não creram não terão outra chance, pois Deus os fará crer na mentira do Anticristo que se levantará após o arrebatamento da Igreja (1 Tessalonicenses 2.7‑12).

Porém os que não ouviram, judeus e gentios, poderão ainda se converter na tribulação e é desses que trata a passagem em Apocalipse que você citou. No final da tribulação, voltaremos com Cristo para julgar as nações e terá início o Milênio, o Reino de Cristo sobre a terra. Não participaremos do Reino como súditos na terra, mas sim reinando com Cristo sobre a terra (2 Tm 2.12). Entrarão no Milênio os judeus e gentios convertidos durante a tribulação.
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça