fonte

A mulher que ora sem véu ou sem cobrir a cabeça está salva?



https://youtu.be/CL3JxS3ZzUw

O uso de um véu ou cobertura para as mulheres não tem qualquer ligação com sua salvação ou mesmo com sua comunhão. A salvação é pela fé em Cristo e no Seu sacrifício consumado no Calvário. Dentro da ordem que Deus estabeleceu, o homem que cobre a cabeça quando ora desonra sua cabeça, que é Cristo. A mulher que não cobre sua cabeça quando ora desonra sua cabeça que é o homem (1 Coríntios 11.3‑5).

Por não trazerem sobre a cabeça o sinal de poderio, que os anjos observam (vers. 10), as mulheres que não cobrem a cabeça quando oram estão desonrando os varões aos quais deveriam estar sujeitas, e fazem isto diante das potestades celestiais que deveriam estar aprendendo por meio da igreja (Efésios 3.10). Mas é importante lembrar que não é a obediência a preceitos como este que nos salva, mas unicamente a fé em Cristo e em Sua obra.

A maioria dos cristãos hoje não segue este preceito, geralmente alegando questões culturais. O problema de analisarmos o que nos é ordenado nas epístolas dos apóstolos conforme a cultura, época e situação de cada um pode acabar levando ao pecado também em outras questões. Por exemplo, em nossa época fica cada vez mais comum coisas como o sexo fora do casamento e o homossexualismo. Embora a Bíblia deixe claro ser um pecado, alguns poderiam alegar que na cultura de nossos dias isto é aceito, portanto que a proibição estaria ligada à cultura e época em que a Bíblia foi escrita.

Em 1 Coríntios 11, ao falar do véu ou cobertura da cabeça (para a mulher quando ora ou profetiza), a Bíblia diz:

(1CO 11:10) "Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos."

Se perguntarmos a um teólogo ele responderá que a passagem foi escrita por causa dos costumes, da época, das prostitutas que tinham cabeça rapada, da aversão de Paulo por mulheres, e outras explicações que você conhece também. Mas se perguntarmos à Palavra de Deus, veremos a resposta no próprio versículo. "Por causa dos anjos". Anjos não seguem a moda, cultura ou costumes. E os anjos não mudaram desde então, embora essas coisas tenham mudado em nossa sociedade.

Nunca compartilharemos seu email com terceiros.

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça