fonte

O que é o Livro da Vida?



https://youtu.be/L1cFL7-SX2o

Sua pegunta sobre o "Livro da Vida" tem a ver com a ideia comum de que ser riscados do "Livro da Vida" significa perder a salvação. Não é bem assim, mas você sabe que diferentes palavras têm diferentes significados dependendo do contexto. Se você chamar alguém de "cabra", dependendo de onde o sujeito mora ele vai achar que está sendo chamado de mulher do bode. No nordeste o cara vai entender que significa simplesmente "homem" ou "rapaz". Diga que o "inverno" chegou e seu amigo do sul vai sair de casa com agasalho. Seu amigo do norte vai levar o guarda-chuva.

Se for à padaria na Baixada Santista peça "média", em Ribeirão Preto não vão mandar você para a fila maior se pedir "filão", mas no Ceará se pedir "carioquinha" não vai sair de braços dados com uma garota do Rio de Janeiro. No Rio Grande do Sul pode pedir "cassetinho" sem medo, em Sergipe "pão jacó" e no Pará "pão careca", mas isso não garante que ele virá sem cabelo. Numa padaria de Uruguaiana pedi "biscoito de polvilho", que é como chamam aqui aquele parecido com o Globo vendido nas praias do Rio, e me deram um treco duro e sólido, nada parecido com o isopor que comemos aqui.

Escrevi tudo isso para você nunca mais se esquecer de que na Bíblia existem palavras ou expressões que têm diferentes significados dependendo do contexto, o que faz muita gente se confundir. Já disseram a você que existe a possibilidade de seu nome ser riscado do "Livro da Vida" e você perder a salvação? Então é bom compreender que "Livro da Vida" é uma expressão com diferentes significados na Bíblia e salvação é algo que não perdemos porque não conquistamos por nossos méritos e esforços: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie" (Ef 2:8-9). Ela nos é dada pelo "Deus que justifica o ímpio" (Rm 4:5), não o bom, quando cremos no Salvador Jesus. E NUNCA nos é tirada e NINGUÉM poderá fazê-lo (nem nós mesmos), como Jesus mesmo garantiu:

"E dou-lhes a vida eterna, e NUNCA hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão." (Jo 10:28)

"Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e NINGUÉM pode arrebatá-las da mão de meu Pai." (Jo 10:29)

Segundo o dicionário bíblico, "Livro da Vida" tem vários significados. "Trata‑se do registro dos nomes das pessoas como estando vivas. Um livro, também chamado simplesmente de livro de Deus, pode ser um livro daqueles que tão somente tem um nome para viver, cujos nomes podem, consequentemente, ser apagados (Êxodo 32.32,33; Salmo 69.28; Apocalipse 3.5; 22.19). Outro aspecto que o livro da vida assume é o de um livro dos salvos, do qual ninguém será apagado (Filipenses 4.3; Apocalipse 3.8; 17.8; 20.12,15; 21.27). Um terceiro livro, simplesmente chamado de "o livro" contém os nomes do remanescente de Israel"(Daniel 12.1)." (Concise Bible Dictionary)

Veja mais sobre a CERTEZA da salvação:

http://www.respondi.com.br/2016/05/como-ter-seguranca-certeza-e-alegria-da.html
http://www.respondi.com.br/2016/05/o-fogo-nunca-se-apaga-o-salvo-nunca-se.html
http://www.respondi.com.br/2012/02/15-passagens-que-dizem-que-podemos.html
http://www.respondi.com.br/2011/09/estas-passagens-afirmam-que-podemos.html
http://www.respondi.com.br/2013/09/cair-da-graca-desviar-e-naufragar-na-fe.html
http://www.respondi.com.br/2014/01/se-eu-perder-fe-perco-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2012/02/extinguir-o-espirito-significa-perder.html
http://www.respondi.com.br/2011/02/voce-diz-que-salvacao-esta-garantida.html
http://www.respondi.com.br/2011/09/paulo-nao-tinha-certeza-da-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2008/10/podemos-perder-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2011/04/seguranca-da-salvacao-depende-de-mim.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/qual-diferenca-entre-o-batismo-e-o-selo.html
http://www.respondi.com.br/2010/04/um-crente-pode-perder-sua-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2014/01/quem-morre-no-ato-do-adulterio-perde.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/afastei-me-de-jesus-o-que-fazer.html
http://www.respondi.com.br/2007/05/possvel-ter-certeza-de-ir-para-o-ceu.html
http://www.respondi.com.br/2007/12/salvao-e-pela-graca-somente.html
http://www.respondi.com.br/2010/02/posso-ser-cortado-depois-de-crer.html
http://www.respondi.com.br/2010/04/um-crente-pode-perder-sua-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2010/02/para-ser-salvo-preciso-ir-frente-orar.html
http://www.respondi.com.br/2008/06/o-que-fazer-quando-nao-sinto-presenca.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/e-pecado-considerar-se-salvo.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/no-presuno-voc-dizer-que-est-salvo.html

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça