fonte

Paulo nao tinha certeza da salvacao?



https://youtu.be/tR_ZMKAThWY

Eu não me daria ao trabalho de responder o email de alguém que chamou João 5:24 de "versículusinho descontextualizado", pois isso demonstra seu desprezo pela Palavra de Deus. Mas, considerando que você não apenas despreza a Palavra de Deus, mas sequer acredita na certeza da Salvação que o Senhor promete aos que nEle crêem, decidi responder, não a você, mas aos muitos que são enganados pelo sistema católico que você defende com tanta veemência, e que podem estar buscando a Cristo como único e suficiente Salvador. Mais de duas mil pessoas consultam todos os dias meu blog www.respondi.com.br e certamente este comentário poderá fazer bem a muitos.

Após minha conversão a Cristo, e não a alguma religião, voltei a frequentar o catolicismo de meus pais (os quais mais tarde também se converteriam e abandonariam os romanistas). Durante um ano eu não só ajudei o padre nas missas e promovi estudos dos evangelhos entre jovens católicos, como passei a ler a Bíblia e a compará-la com o catecismo e outros livros de doutrina católica.

Logo vi que as coisas não batiam, e considerando que quando existe qualquer discrepância entre a Bíblia e a tradição católica dos "santos" padres, o catolicismo ordena que prevaleça esta última, decidi abandonar esse sistema manchado pelo sangue de tantos mártires. Não me apetece ser cúmplice de um sistema que qualquer livro de história universal demonstra ter sido vil ao extremo. Quem fica indignado com os atos terroristas de alguns radicais islâmicos de nossos dias deveria estudar a história das Cruzadas ou da Inquisição. Comparado ao que aqueles "santos" padres faziam, os terroristas atuais não passam de aprendizes. (veja aqui)

Mas vamos aos versículos que você colocou na tentativa de provar que o crente em Cristo não pode ter certeza da salvação, mas apenas uma leve esperança. O curioso é que, em diálogos com católicos como você, eu fico apontando que o Senhor Jesus é suficiente Salvador e vocês dizem que não - é preciso ser submisso a Roma e seus homens falhos como quaisquer outros. O que dirá o Senhor desse desprezo pelo sangue que Ele derramou na cruz? O que dirá Aquele que prometeu que das mãos do Pai nenhum salvo por Ele seria arrancado?

Logo dá para perceber que você não sabe distinguir algumas coisas básicas para qualquer leitor da Bíblia, como é a diferença entre Israel e Igreja e entre salvação e comunhão. Comunhão se perde, salvação não.

Para "provar" que Paulo não tinha certeza da salvação você citou estes versículos:

1Co 9:27 "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." - Aqui Paulo não está falando de salvação, mas de serviço. A palavra "reprovado" tem o sentido de "desqualificado" para servir, e não para ser salvo, já que desqualificados para a salvação todos nós somos. Não fora a graça de Deus e o sangue derramado na cruz ninguém seria salvo. Ou você acredita que um dia irá se qualificar a si mesmo para ser salvo?

1Co 10:12 "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia." - Aqui Paulo está falando de vida e testemunho, de cair aqui mesmo nesta vida sob a disciplina de um Pai que é zeloso e quer que Seus filhos andem concordemente com a fé que professam ter.

Heb 4:1 "Temamos, pois, que, porventura, deixada a promessa de entrar no seu repouso, pareça que algum de vós fica para trás. " - Aqui o autor de Hebreus mostra o quão solene é a profissão vazia, como a dos israelitas do capítulo anterior. Trata-se de um alerta ao temor, e não uma possibilidade de perder a salvação eterna (como alguém pode perder algo eterno?). A diferença é apontada no versículo seguinte: "Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviram."

Rom 11:22 "Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado." - O capítulo todo não fala de indivíduos, mas de testemunho coletivo. Assim como os israelitas foram deixados de lado (coletivamente como testemunho de Deus no mundo) por sua infidelidade, os gentios também corriam o mesmo risco de serem "cortados". Aqui o assunto não é salvação individual, mas israelitas X gentios.

Creio que estes versículos já são suficientes para ver a dificuldade que você tem de crer na Palavra de Deus. Sempre que você encontra um versículo que "parece" contradizer uma verdade declarada (como é a de João 5:24, por exemplo), tenha em mente que deve ficar com a declaração que é clara e procurar entender aquela que é obscura. Algumas declarações claras da Palavra de Deus, de que a salvação está assegurada a todo aquele que crê em Jesus:

"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" Jo 5:24 - Ouve + Crê = TEM a vida eterna.

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e NUNCA hão de perecer, e NINGUÉM as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e NINGUÉM pode arrebatá-las da mão de meu Pai" Jo 10.27-29 - Será que existe algum outro significado para palavras como "nunca" e "ninguém"?

"Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu" Jo 17.12 - Se nenhum se perdeu antes, por que se perderia agora? Afinal, só são salvos os que o Pai dá a Jesus, portanto algo que foge à alçada do homem.

"Dos que me deste nenhum deles perdi" Jo 18.9

"Ninguém as arrebatará da minha mão" Jo 10.28

"Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em Seu Filho" 1 Jo 5.11 - a vida eterna não nos pertence por conquista; nós a recebemos de Deus e ela está no Filho de Deus, daí nossa segurança.

"Porque eu vivo, vós também vivereis" Jo 14.19

"Vossa vida está escondida com Cristo em Deus" Cl 3:4

"Pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles" Hb 7.25 - Existe alguma possibilidade desse "salvar perfeitamente" ser uma salvação transitória e imperfeita?

"Toda a palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso" (Pv 30.5,6). - Este "nada acrescentes" inclui a tradição dos homens. Mais sobre a certeza da salvação nos links abaixo:

http://www.respondi.com.br/2011/04/seguranca-da-salvacao-depende-de-mim.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/qual-diferena-entre-o-batismo-e-o-selo.html
http://www.respondi.com.br/2010/04/um-crente-pode-perder-sua-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/afastei-me-de-jesus-o-que-fazer.html
http://www.respondi.com.br/2007/05/possvel-ter-certeza-de-ir-para-o-ceu.html
http://www.respondi.com.br/2007/12/salvao-e-pela-graca-somente.html
http://www.respondi.com.br/2010/02/posso-ser-cortado-depois-de-crer.html
http://www.respondi.com.br/2010/04/um-crente-pode-perder-sua-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2010/02/para-ser-salvo-preciso-ir-frente-orar.html
http://www.respondi.com.br/2008/06/o-que-fazer-quando-nao-sinto-presenca.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/e-pecado-considerar-se-salvo.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/no-presuno-voc-dizer-que-est-salvo.html
http://www.stories.org.br/textos/scg.html
http://www.stories.org.br/textos/nunca.html

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça