fonte

Onde diz que o crente vai para o ceu?



https://youtu.be/5p6tw1addG8

Não me lembro de ter visto na Bíblia alguma expressão que diga explicitamente que o crente vai para o céu. Mas temos muitas evidências de ser o céu a morada dos salvos por Cristo, e vou tentar apresentar algumas.

Primeiro é preciso entender que a Bíblia fala de vários céus e até de um lugar acima de todos os céus, que é onde Deus habita. Ali não entraremos mesmo, porque Deus nunca foi visto por ninguém e nem poderá ser visto por homem algum, pois habita na luz inacessível. Também é preciso lembrar que a expressão "reino dos céus" não é o céu, pois o reino está na terra, conde há joio e trigo.

A Bíbia fala de um céu que é a atmosfera, onde os pássaros voam, o qual será destruído.

Gên 7:23 Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca.

Deu 11:11 Mas a terra que passais a possuir é terra de montes e de vales; da chuva dos céus beberá as águas;

Dan 4:21 Cujas folhas eram formosas, e o seu fruto abundante, e em que para todos havia sustento, debaixo da qual moravam os animais do campo, e em cujos ramos habitavam as aves do céu;

Luc 17:24 Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia.

2Pe 3:10-12 Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão. Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?

Outro céu citado nas Escrituras é o espaço sideral, o firmamento, cujos astros governam a terra, o tempo e as estações.

Gên 1:14-18 E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pós na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.

Existe o céu chamado por Paulo de terceiro céu ou Paraíso, que é para onde ele subiu, conforme seu relato em 2 Coríntios 12 e provavelmente também João em Apocalipse 4.

2Co 12:2-4 Conheço um homem em Cristo que há catorze anos (se no corpo, não sei, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) foi arrebatado ao terceiro céu. E sei que o tal homem (se no corpo, se fora do corpo, não sei; Deus o sabe) Foi arrebatado ao paraíso; e ouviu palavras inefáveis, que ao homem não é lícito falar.

Apo 4:1-2 Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu; e a primeira voz que, como de trombeta, ouvira falar comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer. E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono.

O livro de Jó fala de um onde estão os anjos, tanto os fieis a Deus quanto Satanás e seus anjos. Também poderiam ser céus distintos, um onde ficam os anjos caídos, outro aonde eles teriam eventualmente acesso, e outro para os anjos de Deus, mas isto é apenas uma suposição.

Mat 22:30 Porque na ressurreição nem casam nem são dados em casamento; mas serão como os anjos de Deus no céu.

Mat 24:36 Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.

Gál 1:8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

Jó  1:6 E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles.

Jó  2:1 E, vindo outro dia, em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR, veio também Satanás entre eles, apresentar-se perante o SENHOR.

Apo 12:7-9 E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

A Bíblia também fala de "lugares celestiais", que é onde estão as bênçãos espirituais em Cristo reservadas aos salvos. É ali também que o crente em Cristo está assentado nele e também é nos lugares celestiais que se dá a luta do crente em oração contra os poderes das trevas.

Efs_1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;

Efs_2:6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus;

Efs_6:12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

O Antigo Testamento fala também de "céus dos céus", que seriam incapazes de conter a Deus, que está acima de todos os céus e habita na luz inacessível.

Deu 10:14 Eis que os céus e os céus dos céus são do SENHOR teu Deus, a terra e tudo o que nela há.

1Rs 8:27 Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que os céus, e até o céu dos céus, não te poderiam conter, quanto menos esta casa que eu tenho edificado.

Efs_4:10 Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

1Tm_6:16 Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.

O lugar do crente em Cristo é sem dúvida o céu, pois a Palavra de Deus nos fala de sua cidadania que é celestial.

Flp 3:20 Mas a nossa cidade [cidadania] está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

(NVI) A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

É também no céu que encontramos os anciãos assentados.

Apo 4:2-4 E logo fui arrebatado no Espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda. E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas cabeças coroas de ouro.

Os crentes aguardam por novos céus e nova terra, possivelmente mostrando aqui tanto as diferentes esferas de esperança do povo terreno de Deus (Israel) e do povo celestial (Igreja).

2Pe 3:13 Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.

Apo 21:1 E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

É do novo céu que desce a esposa, portanto ela estaria lá para poder descer.

Apo 21:2 E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

Há quem argumente que João 3:13 fala da impossibilidade de seres humanos estarem no céu, já que Jesus fala ali que ninguém subiu ao céu a não ser ele.

Joã 3:13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.

Se levarmos ao pé da letra o que ele diz, realmente ninguém jamais teve tal poder de subir ao céu por sua própria força, meios e poder. Os que encontramos no Antigo Testamento que foram arrebatados para Deus foram levados e não subiram de moto próprio. E assim é também agora com cada um que morre crendo no Senhor, pois o próprio Senhor queria que os seus estivessem com ele onde ele estivesse, e sabemos que neste exato momento Jesus está no céu:

Joã 17:24 Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.

Joã 14:2-3  Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Mar 16:19 Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.

O apóstolo Paulo não teria falado de estar com Cristo por meio da morte se não estivesse se referindo a onde Jesus está, ou seja o céu. Onde mais poderia ele se encontrar com o Senhor e estar com ele, já que o próprio Jesus não estava na terra?

Flp_1:23 Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor.

Este é o mesmo lugar que Estêvão vê antes de morrer e é em algum lugar desses céus abertos que ele vai encontrar-se com Jesus.

Ats 7:56 E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus... E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.

Paulo refere-se ao Senhor como estando no céu.

Efs_6:9  E vós, senhores, fazei o mesmo para com eles, deixando as ameaças, sabendo também que o Senhor deles e vosso está no céu, e que para com ele não há acepção de pessoas. 

O Senhor Jesus prometeu aos discípulos que os levaria para a "casa do Pai", e não são poucas as vezes em que ele se referiu ao Pai como estando no céu.

Joã 14:1-3  Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. 

Mat_5:48  Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus

Este versículo é ainda mais específico, mostrando que há diferentes famílias, no céu e na terra. Isto pode indicar santos celestiais e santos terrenos, e também ajuda a entender que existe uma distinção entre os habitantes do céu, que além dos salvos por Cristo que hoje formam a Igreja, podem ser também os abortos, os natimortos, deficientes mentais e outros tipos de pessoas incapazes de crer em Cristo para serem salvas, apesar de terem sido salvas pelo mesmo sacrifício de Jesus.

Efs 3:14-15  Por esta razão dobro os meus joelhos perante o Pai, do qual toda família nos céus e na terra toma o nome, (uma tradução mais apropriada seria "todas as famílias", como aparece na versão de J. N. Darby, indicando diferentes famílias ou classes de pessoas)


Efs 3:14-15  For this reason I bow my knees to the Father of our Lord Jesus Christ , of whom every family in the heavens and on earth is named, 

Se o seu desejo for "ir para o céu" então não acredito que seja este o desejo correto para o cristão, pois se fosse estaria explícito na Palavra de Deus. Mas se o seu desejo for "estar com Cristo", então não importa onde você está neste exato momento ou estiver daqui a cem ou mil anos, seu desejo será mais que satisfeito, pois é este também o desejo do Senhor: ter você junto com ele.

Mais aqui:
http://www.respondi.com.br/2008/01/quem-morre-vai-ao-ceu-ou-ao-paraiso.html
http://www.respondi.com.br/2007/05/o-que-significa-ir-para-o-ceu.html
http://www.respondi.com.br/2011/11/para-onde-o-crente-vai-quando-morre.html
http://manjarcelestial.blogspot.com.br/2010/07/nosso-gozo-esta-no-ceu.html

por Mario Persona

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça