fonte

O que significa Eclesiastes 7:10?



https://youtu.be/ofw0YvVqhoE

Você perguntou o que significa Eclesiastes 7:10: "Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? Porque não provém da sabedoria esta pergunta.". O versículo fala do erro de se viver no passado e criar ilusões com isso. Os que saíram do Egito acompanhando os israelitas no deserto reclamavam do maná e diziam ter saudades da boa comida no Egito, mas era tudo ilusão: "Lembramo-nos dos peixes que no Egito comíamos de graça; e dos pepinos, e dos melões, e dos porros, e das cebolas, e dos alhos." (Nm 11:5).

Quem quer viver no passado acaba fantasiando as coisas para que pareçam melhores que o presente, abraçando-as na tentativa de fugir da realidade e das responsabilidades. Talvez você diga que no seu caso o presente está uma droga e não tem como comparar com o passado quando era próspero, saudável e feliz. Mas entenda que o presente é o que você tem e o futuro é o que sua fé em Cristo reserva. O passado são águas que já não estão debaixo de sua ponte e não são elas que movem seu moinho agora.

Então o melhor é ter paciência até você chegar no futuro ou o futuro chegar até você, porque amanhã o presente também será passado e talvez você até sinta uma pontinha de saudade dele se as coisas piorarem um pouco mais. Outro dia vi uma frase de para-choque: "Sorria! Amanhã pode ser pior". Mas no caso do cristão sabemos que sempre haverá um depois de amanhã glorioso e eterno, portanto o jeito é aguentar o que falta para chegar lá.

"Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma." (Hb 10:35-39).

Lembre-se de que o Livro de Eclesiastes reúne as impressões de Salomão de tudo o que ele viu e experimentou "debaixo do sol", o que quer dizer que nem tudo no livro é verdadeiro ou espiritual. É sabedoria do homem terreno para sua vida na terra. São as impressões de quem se desviou dos caminhos de Deus em busca de satisfação passageira e depois descobriu que não valeu a pena.

Espero que você possa dizer como Paulo, que teve um passado brilhante do ponto de vista humano e estava vivendo um presente que era uma desgraça para quem o visse perseguido, humilhado e preso. No entanto, ele dizia de boca cheia:

"O que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, e seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte... Uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Fp 3:7-14).

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça