fonte

Se nao permanecer na fe' perco a salvacao?



https://youtu.be/1P9EghiMaSQ

Sua dúvida está em três versículos que aparentemente diriam que um crente em Jesus poderia perder sua salvação: Cl 1:1-23, Hb 6:4-6 e Hb 10:26-31. Não há como negar que são passagens que podem criar dúvidas, mas o que será que elas querem dizer:

Col 1:23 ...SE É QUE PERMANECEIS NA FÉ, fundados e firmes, não vos deixando apartar da esperança do evangelho que ouvistes, e que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro.

Outra passagem parecida com esta é:

1Co 15:1-2 Ora, eu vos lembro, irmãos, o evangelho que já vos anunciei; o qual também recebestes, e no qual perseverais, pelo qual também sois salvos, SE É QUE O CONSERVAIS tal como vo-lo anunciei; SE NÃO É QUE CRESTES EM VÃO.

Para entender esta passagem primeiro precisamos lembrar que existem afirmações claras na Palavra, como a do Senhor em João 10:28-29 que não dependem de interpretação:

Joã 10:28-29 E dou-lhes a vida eterna, e NUNCA hão de perecer, e NINGUÉM as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e NINGUÉM pode arrebatá-las da mão de meu Pai. 

Um belíssimo texto sobre esta passagem, que tem o título "NUNCA!", você encontra aqui: http://www.stories.org.br/textos/nunca.html


Neste "ninguém" inclua o próprio crente. Muitas vezes a Palavra de Deus nos dá uma promessa que é garantida, mas ao mesmo tempo revela o que aconteceria se estivéssemos fora dessa promessa, porque é algo realmente óbvio e necessário de sabermos.

Um alerta faz mais sentido ainda se considerarmos que entre os cristãos colossenses e de outras assembleias onde essas cartas eram lidas, poderiam existir pessoas que apenas professavam crer, porém que ainda não eram convertidas de verdade. Esta é uma realidade em todos os lugares.

Mas e quanto ao convertido de verdade? O convertido pode sim cair, mas a diferença é que ele não fica caído. Prv 24:16 Porque sete vezes cai o justo, e se levanta; mas os ímpios são derribados pela calamidade.

Considerando a segurança que Deus nos dá em João 10 e outras passagens, eu entenderia a passagem de Colossenses mais ou menos assim, com se fosse o aviso do piloto durante o voo:

"Senhores passageiros, chegaremos ao nosso destino, SE vocês permanecerem dentro do avião".

Há duas coisas que precisam ser consideradas nesse aviso aí:

1. Quem for passageiro de verdade não vai querer de jeito nenhum sair do avião
2. Mesmo que tentasse fazê-lo, o piloto e os comissários não permitiriam.

Sua salvação é o avião, não há mais como escapar disso. Você só conseguiu entrar porque o piloto deixou, e só pode sair se o piloto permitir, o que ele não pretende fazer. Mas não deixa de ser verdade que "SE" você conseguisse escapar, então estaria perdido. A questão é que é impossível você escapar. Suponha que durante o voo você pergunte ao piloto em que ponto do voo você pode saltar. A resposta será "NUNCA!".

Lembre-se de que no nosso caso o PILOTO é Jesus. Os versículos a seguir revelam onde está a segurança do crente. Não em si mesmo, óbvio, achando que irá se manter firme sempre, mas no Senhor, que é o Salvador e Pastor das ovelhas, e no Deus Pai, a quem pertence cada ovelha, até a mais fraquinha. Lembre-se de que Pedro tinha tudo para ter se perdido. Quer coisa pior do que mentir e negar o Senhor para se proteger?

2Ts 3:3 Mas fiel é o Senhor, o qual vos confirmará e guardará do maligno.

1Co 1:8 o qual também vos confirmará até o fim, para serdes irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

2Pe 1:10 Portanto, irmãos, procurai mais diligentemente fazer firme a vossa vocação e eleição [estas coisas vêm de Deus, não de nós]; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.

Quanto às passagens em Hb 6:4-6 de Hb 10:26 que citou, eu e você conhecemos o nome de uma pessoa como a que é descrita ali. Alguém que teve todas as oportunidades, professou crer, desfrutou dos privilégios de alguém que conhece o Senhor, mas nunca o conheceu de fato. Judas! É desse tipo que o texto está falando. Não está falando de pessoas genuinamente convertidas, e a conclusão no versículo 39 deixa isso bem claro:

Heb 10:39 Nós, porém, não somos daqueles que recuam para a perdição, mas daqueles que creem para a conservação da alma.

Mais aqui:
http://www.respondi.com.br/2010/04/um-crente-pode-perder-sua-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/afastei-me-de-jesus-o-que-fazer.html
http://www.respondi.com.br/2007/05/possvel-ter-certeza-de-ir-para-o-ceu.html
http://www.respondi.com.br/2007/12/salvao-e-pela-graca-somente.html
http://www.respondi.com.br/2010/02/posso-ser-cortado-depois-de-crer.html
http://www.respondi.com.br/2010/04/um-crente-pode-perder-sua-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2010/02/para-ser-salvo-preciso-ir-frente-orar.html
http://www.respondi.com.br/2008/06/o-que-fazer-quando-nao-sinto-presenca.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/e-pecado-considerar-se-salvo.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/no-presuno-voc-dizer-que-est-salvo.html
http://www.stories.org.br/textos/scg.html
http://www.stories.org.br/textos/nunca.html


(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça