fonte

O "homem" com o qual Jaco lutou era Deus ou um anjo?



https://youtu.be/1yWNJrTBuiM

A passagem de sua dúvida está em Gênesis 32 e nela há indícios claros de que Jacó tenha lutado com o próprio Senhor Jeová (que é como Jesus se apresentava no Antigo Testamento).

"Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele UM HOMEM, até que a alva subiu. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste. E Jacó lhe perguntou, e disse: Dá-me, peço-te, a saber o teu nome. E disse: Por que perguntas pelo meu nome? E abençoou-o ali. E chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: Tenho visto a DEUS FACE A FACE, e a minha alma foi salva." (Gn 32:24-30)

Obviamente ninguém jamais viu a Deus e jamais verá, pois ele "habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver" (1 Tm 6:16).  Podemos vê-lo na face de Cristo, o qual é "o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa... Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (Hb 1:3; Cl 2:9). Portanto Jacó lutou com Deus, isto é, lutou com o Senhor Jesus na forma humana, que é o que significa "homem" na passagem.

O Senhor Jesus apareceu muitas vezes nas Escrituras, ora identificado como "homem", ora como "o anjo". Anjo significa mensageiro, e pode tanto se referir ao Senhor Jesus como a um anjo mesmo. Quando você encontrar "O anjo do Senhor" é o próprio Senhor em caráter de mensageiro aos homens. Quando encontrar "UM anjo do Senhor", aí é uma de suas criaturas angelicais. Veja algumas passagens em que o próprio Senhor apareceu como anjo:

"...na sua força lutou COM DEUS. Lutou com O ANJO, e prevaleceu; chorou, e lhe suplicou; em Betel o achou, e ali falou conosco, sim, O SENHOR, O DEUS DOS EXÉRCITOS; o SENHOR é o seu memorial." (Os 12:3-5)

"E O ANJO DO SENHOR a achou [Agar] junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no caminho de Sur." (Gn 16:7)

"Depois apareceu-lhe O SENHOR nos carvalhais de Manre, estando ele assentado à porta da tenda, no calor do dia" (Gn 18:1)

"Mas O ANJO DO SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui." (Gn 22:11)

"E disse-me O ANJO DE DEUS em sonhos: Jacó! E eu disse: Eis-me aqui." (Gn 31:11)

"[Disse Jacó] O ANJO que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Abraão e Isaque, e multipliquem-se como peixes, em multidão, no meio da terra." (Gn 48:16)

"E apareceu-lhe O ANJO DO SENHOR em uma chama de fogo do meio duma sarça; e olhou, e eis que a sarça ardia no fogo, e a sarça não se consumia... Disse mais: EU SOU O DEUS de teu pai
Êxodo 3:6" (Êx 3:2-6)

"E a ira de Deus acendeu-se, porque ele se ia; e O ANJO DO SENHOR pôs-se-lhe no caminho por adversário; e ele ia caminhando, montado na sua jumenta, e dois de seus servos com ele." (Nm 22:22)

Repare que você encontra ocasiões quando o Senhor envia um anjo para libertar seus discípulos, como nesta passagem em que é anjo mesmo, e não o Senhor em Pessoa:

"Mas de noite UM ANJO DO SENHOR abriu as portas da prisão e, tirando-os para fora, disse: Ide e apresentai-vos no templo, e dizei ao povo todas as palavras desta vida." (At 5:19-20)

Em outras ocasiões é o próprio Jesus apresentado como O ANJO:

"E O ANJO DO SENHOR falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta." (At 8:26) — Considerando que esta passagem não traz o artigo "o" no original poderia ser interpretada de uma ou outra maneira, mas eu particularmente creio que tenha sido o Senhor quem enviou Filipe.

Já em Atos 12:7 a versão Almeida Corrigida traz "o anjo do Senhor" e a Almeida Atualizada "um anjo do Senhor", o que parece ser o mais correto. Mas o importante é entender que o Senhor Jesus aparecia aos seus desde o Antigo Testamento assumindo a forma humana, mas não vindo em carne como ele veio somente nos evangelhos.

Desde então ele não apenas está em "carne e ossos" — "Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho" (Lc 24:39) — ressuscitado e glorificado nos céus intercedendo pelos que são seus, mas também voltará em sua forma humana, como Homem de carne e ossos, condição essa que ele nunca mais deixará. E será como "Filho do Homem", isto é, na forma humana, que irá julgar os perdidos que não poderão argumentar estar sendo julgados por algum ser espiritual etéreo que não saiba o que é ser homem. Ele sabe.

Antes que você me escreva perguntando como Jesus pode ser um Homem de "carne e ossos" hoje nos céus, já que o apóstolo Paulo disse que "carne e sangue" não entrariam nos céus, lembre-se de que Jesus não disse a Tomé que ressuscitou em "carne e e sangue", mas em "carne e ossos". Paulo disse que "carne e sangue" não herdariam o reino, o que é completamente diferente. O sangue humano é o que garante sua vida aqui na terra, mas a vida que o salvo tem não é aquela que herdou de Adão. "Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." (Jo 1:13). Por "carne e ossos" Jesus estava falando de seu corpo tangível e ressurreto em incorrupção. Por "carne e sangue" Paulo estava falando do corpo corruptível do ser humano descendente de Adão e caído no pecado, e explicava que este precisaria ser transformado em um corpo incorruptível à semelhança daquele que Jesus tem agora nos céus.

"O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados... Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade." (1 Co 15:47-51)

Hoje já somos parte do Corpo de Cristo que é a Igreja, e ele nos enxerga como "membros do seu corpo, da sua carne, e dos seus ossos." (Ef 5:30). Por isso ele disse a Saulo "Por que ME persegues?", pois ao perseguir os cristãos Saulo perseguia o próprio Cristo. "Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos." (1 Jo 3:2). Por isso "esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas." (Fp 3:20-21). 

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça