fonte

Noe' colocou também insetos na Arca?



https://youtu.be/WloF_vPCBnQ

Você perguntou se Noé teria colocado também insetos na Arca. Certamente os insetos estavam na Arca, ou teriam sido comidos pelos peixes quando morressem afogados no dilúvio. Tentar explicar todos os detalhes da Arca de Noé é tarefa impossível, porque estamos falando de um milagre. Como ela é também uma figura de salvação, seria como tentarmos explicar a salvação. Existem elementos visíveis e perceptíveis, mas existem outros que fogem ao entendimento humano pois existe o elemento divino em tudo isso.

Por exemplo, como Noé, que nunca trabalhou num estaleiro, poderia ter construído um barco daquele tamanho sem experiência no assunto? Como teria ele resolvido os enormes problemas estruturais envolvidos no projeto? Construir um barco de madeira não é igual a construir uma casa de madeira, pois a casa não sofre forças de baixo e de todos os lados, como uma construção em terra que precisa ser feita para suportar apenas seu próprio peso. Barcos e aviões são maravilhas estruturais.

A resposta rápida para sua pergunta é "Sim", Noé colocou também insetos na Arca, pois os insetos estão hoje por aí vivos e ativos, e não temos qualquer evidência de que tenham desembarcado de alguma nave alienígena vindos do espaço exterior. Também não faria sentido a pulga ter saltado do cachorro um pouco antes da hora do embarque, ou o piolho deixado a cabeça do macaco.

Deus disse a Noé que deveria fazer com que dois de cada ser vivo entrasse na arca, mas não deu detalhes de como faria isso. Seria tolice imaginar Noé correndo atrás de pernilongos com uma redinha para caçá-los, ou arrastando um elefante pela tromba para fazê-lo entrar à força numa caixa de madeira gigante. O que dizer então de animais e insetos que vivem dentro do solo? Como Noé iria saber onde procurá-los?

Portanto se você tirar Deus da equação nunca poderá aceitar a história da Arca de Noé, pois ela toda começou com um ato de fé de Noé, que precisou crer na ideia (absurda para o homem da época) do que iria acontecer: chover num mundo que nunca tinha visto chuva, que é o que mostra o relato da Criação.

"Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, e toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra." (Gn 2:4-6).

Então pense no mundo de Noé como um mundo completamente diferente do nosso, com uma atmosfera extremamente densa de umidade, um grau reduzidíssimo de exposição dos seres vivos — plantas e animais — às radiações ultravioletas do sol, e ainda sem as profundas cicatrizes geológicas que hoje são encontradas na crosta terrestre, causadas pela explosão dos depósitos aquíferos subterrâneos. Todos os anos somos lembrados de que essas cicatrizes estão lá quando as placas tectônicas entram em atrito causando algum terremoto.

A ordem dada por Deus foi que Noé colocasse na Arca os seres vivos terrestres, de dois em dois (os que viviam nas águas não seria preciso levar em aquários).

"E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão. Das aves conforme a sua espécie, e dos animais conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie VIRÃO A TI, para os conservar em vida. E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles. Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez." (Gn 5:19-22).

Se prestou atenção no texto terá visto que Deus disse que os animais iriam a Noé, não que ele os arrastaria para dentro da Arca. Agora veja que interessante o texto de como eles foram parar dentro da Arca: Os animais entraram de moto próprio seguindo Noé e foram para junto dele:

"E fez Noé conforme a tudo o que o Senhor lhe ordenara. E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra. Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio. Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra, ENTRARAM de dois em dois PARA JUNTO DE NOÉ na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé. E aconteceu que passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio." (Gn 7:5-10).

Os milagres da Arca não terminam aí, mas trazem ainda um elemento importante, ou seja, quem seria o responsável por fechar a porta da Arca. Sabe aquele filme em que Noé aparece fazendo um esforço tremendo com cordas e roldanas para fechar a pesadíssima porta lateral da Arca? Pois é assim que a incredulidade traduz a Palavra de Deus. Não foi Noé quem fechou a Arca, mas o próprio Deus, como ele também irá fechar a qualquer momento a porta da salvação daqueles que ainda não entraram pela fé em Cristo.

"E de toda a carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca. E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro." (Gn 7:15-16).

http://www.respondi.com.br/2008/05/como-noe-conseguiu-colocar-os-animais.html

por Mario Persona


Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça