fonte

Qual sua prioridade: Evangelizar ou ensinar?



https://youtu.be/C6JcNkkpCvQ

Você pergunta qual seria minha prioridade no site "O que respondi", se seria evangelizar ou ensinar doutrina em profundidade. Tenho tido um retorno considerável com o evangelismo em vídeo, tanto do "Evangelho em 3 Minutos" e "Grande Alegria" como também do "O que respondi", este último inicialmente designado mais para explicar doutrina. A resposta rápida é que minha prioridade está em evangelizar.

Com a invasão neo pentecostal o Brasil vive um tempo não muito diferente do catolicismo antes da reforma protestante. Naquela época o nome de Cristo era pregado, ainda que de modo imperfeito, o que fazia ao menos com que as pessoas tivessem curiosidade de saber mais sobre a salvação. Assim como acontecia no catolicismo, o neo pentecostalismo também promove o culto à personalidade, a idolatria de objetos e supostos milagres.

Então vejo que o que o brasileiro mais precisa neste momento é o evangelho explicado, porque muitos creram ou acreditaram em Cristo de um modo deficiente, às vezes mais como um "ídolo" mágico que resolve problemas da vida terrena, do que como quem ele realmente é, o Salvador.

Por isso não se vê muito nesse meio — tanto católico quanto neo pentecostal (e também no pentecostal) — a certeza absoluta da salvação pela fé, mas se fala muito em ir à igreja, perseverar, fazer ofertas etc. É uma vida de medo e constante barganha com Deus, como acontece com os pagãos e seus sacrifícios para aplacar a ira de seus deuses e obter favores para esta vida. No evangelicalismo neo pentecostal esses sacrifícios trazem nomes como ofertas, dízimos, propósitos, campanhas etc.

Resumindo, as pessoas que compõem a seara no Brasil hoje são muito semelhantes ao eunuco do livro de Atos. Ele tinha um conhecimento do judaísmo, estava ouvindo de Cristo através do profeta do Antigo Testamento, mas precisava de alguém que lhe explicasse quem era esse de quem o profeta falava. A evangelização de Filipe foi para alguém semi-evangelizado, e assim é o trabalho mais necessário hoje no Brasil.

Não estamos evangelizando propriamente pagãos, mas também não estamos falando com pessoas que já tem a certeza da salvação e da libertação de seus pecados, já que vivem na angústia e ansiedade de não saberem se estão cumprindo todos os requisitos para serem salvos. Enquanto isso a graça de Deus brilha das páginas da mesma Bíblia que levam às suas igrejas, da qual os pastores insistem naquilo que eram promessas terrenas para Israel.

E quanto à certeza da salvação eterna e a impossibilidade de perdê-la, esses mesmos pastores não querem nem ouvir falar. Cheguei a conhecer um que me confidenciou: "Mario, eu sei que o crente não perde a salvação, mas se eu pregar isso minha igreja fica vazia!". Obviamente seu interesse estava em manter a receita da arrecadação para garantir seu emprego e a parcela que enviava para a igreja-mãe.

Enquanto isso eles escondem dos fiéis o fato de que a obra de Cristo coloca o crente numa nova posição, de salvos e perdoados completamente, imunes à revisão da liberdade ou coisa parecida. Quando você adquire um plano de aposentadoria vitalícia é para toda a vida. Quando alguém adquire em um cemitério um jazigo perpétuo significa que essa pessoa e seus sucessores serão donas do jazigo enquanto durar a sucessão da posse. E quando você recebe de Deus a vida eterna, quanto tempo acha que ela dura? Eternamente! Os versículos a seguir nos asseguram isso:

"Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." (Jo 5:24).

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo." (2 Co 5:17).

"Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,  mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado." (1 Pe 1:18-19).

"Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus." (Rm 5:1-2).

"Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor." (Rm 8:38-39).

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; e dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um." (Jo 10:27-30).

"Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória, ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre. Amém." (Jd 1:2-25).

Um bom livro para se ENTENDER o evangelho é o estudo de Romanos, por Charles Stanley que pode ser baixado grátis no link a seguir.

http://acervodigitalcristao.com.br/livros/vida-atraves-da-morte/

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça