As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Carregando...

Como congregar estando sozinho?



https://youtu.be/VEQKPjETGj0

Se não existir nenhuma assembleia de irmãos congregados ao nome do Senhor perto de você, o jeito será ficar só ou continuar lendo a Palavra regularmente com sua esposa até o Senhor acrescentar outros para que se forme uma assembleia em sua localidade. Enquanto isso você partirá o pão e o vinho quando for visitado ou visitar uma assembleia próxima.

Para estar em comunhão à mesa do Senhor você deve pedir seu lugar à comunhão a uma assembleia mais próxima de você. O que acontece em casos assim é que irmãos de lá visitarão você ou você os visitará, ou ainda manterão correspondência para se conhecerem melhor. A assembleia que recebe alguém à comunhão à mesa do Senhor tem a responsabilidade de manter a santidade (separação) da mesa, porque ela é do Senhor.

Por isso os irmãos procuram saber mais da pessoa que pede seu lugar para ver se não está em pecado moral (adultério, prostituição, roubo etc.), doutrinário (negar a divindade de Cristo etc.) e eclesiástico (querer congregar ao nome do Senhor mas continuar congregando em uma religião). Os links abaixo irão ajudar a entender este procedimento e sua fundamentação bíblica:

http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/07/disciplina-na-igreja.html
http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/07/recepcao-uma-responsabilidade-da.html
http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/07/quem-decide-quem-deveria-estar-em.html
http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/07/seria-suficiente-o-testemunho-pessoal.html
http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/07/colocando-profissao-de-fe-da-pessoa.html
http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/07/exclusivo-demais.html
http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/07/responsabilidade-individual.html
http://aordemdedeus.blogspot.com.br/2011/07/cartas-de-recomendacao.html

Depois de recebido à comunhão à mesa do Senhor você poderá participar da ceia quando visitar uma assembleia em qualquer lugar do mundo (levando uma carta de recomendação da assembleia onde foi recebido) ou até mesmo partir o pão com sua esposa (se ela também for recebida) na localidade onde mora se a assembleia na qual foi recebido à comunhão achar que seria o melhor a fazer em sua situação.

Infelizmente nem todos estão dispostos a "pagar o preço" de separar-se do sistema. Muitos até entendem que devem se congregar só para o Senhor, mas sentem falta de toda a atividade e entretenimento que existe dentro dos sistemas religiosos e suas denominações, e consideram monótono ocupar-se somente com Cristo.

É preciso lembrar que uma das características de Filadélfia, a igreja mais bem avaliada pelo Senhor em Apocalipse, é que "tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome". Ter pouca força, manter-se fiel à Palavra, e dar a devida honra ao Nome do Senhor são três características de um testemunho para este final de tempos.

Quando vocês participarem de uma reunião com irmãos reunidos ao nome do Senhor talvez tenham a mesma impressão que tive da primeira vez que fui a uma reunião há mais de 30 anos. Achei um tédio. Horrível. Não acontecia nada, os hinos eram desafinados, sem coral, sem banda, quem falava não tinha boa oratória, não havia nada para se desejar ali.

Naquela noite eu perguntava a mim mesmo a razão daquelas pessoas ficarem ali naquela monotonia. Por que iam até lá com tantos lugares mais interessantes? E a resposta que o Senhor colocou bem clara em meu coração foi que era só por causa dEle. Nada mais.

O curioso é que se eu tivesse visitado aqueles mesmos irmãos uns 4 anos antes, teria encontrado uma banda, gente chorando, rindo, gritando, línguas estranhas, demônios se manifestando e tudo mais. À medida que foram conhecendo melhor a Palavra, foram também aprendendo que muito daquilo que praticavam não passava de carne. Pouco a pouco o Senhor os ajudou a se ocuparem exclusivamente com Ele, não com manifestações visíveis ou com as emoções dos sentidos.

Os links abaixo podem ajudar a compreender melhor os próximos passos:

http://www.respondi.com.br/2013/08/posso-ser-denominacional-e-congregar.html
http://www.respondi.com.br/2012/03/devo-aguardar-na-denominacao-enquanto.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/possvel-congregar-com-desprendimento.html
http://www.respondi.com.br/2011/02/como-devemos-nos-congregar-parte-1.html
http://www.respondi.com.br/2010/11/como-congregar-ao-nome-do-senhor.html
http://www.respondi.com.br/2011/02/como-proceder-para-me-congregar-somente.html
http://www.respondi.com.br/2010/04/o-que-fazer-para-me-congregar-ao-nome.html
http://www.respondi.com.br/2012/02/sera-que-nao-estou-congregado-ao-nome.html
http://www.respondi.com.br/2011/05/o-que-fazer-se-minha-esposa-nao-pensa.html
http://www.respondi.com.br/2011/05/existe-uma-organizacao-central.html

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana