fonte

Foi Deus quem falou?



https://youtu.be/PYc3ojaVZlU

Resumindo sua dúvida, você diz que escutou, no ônibus, a conversa entre duas mulheres, uma que dizia ter pensado em deixar a denominação onde estava, mas que Deus havia falado com ela para ela ficar lá que Deus tinha uma obra para ela naquele lugar. Sua dúvida só aumentou quando elas começaram a falar de suas experiências "espirituais", como falar em línguas estranhas, dançar e pular nos cultos etc.

Primeiro, sobre a tal revelação que a moça disse ter recebido, ela não tem base bíblica porque Deus não iria "revelar" a alguém que deve permanecer em algo que não seja da Sua vontade. Se não encontramos na Palavra de Deus qualquer indicação de que devemos nos associar a uma denominação, então não devemos achar que Deus irá nos fazer uma revelação inédita neste sentido. Os apóstolos não pertenciam a denominações e devemos seguir seu exemplo.

E se entendermos que uma denominação, com seus templos, clero, listas de membros etc., é algo contrário à sã doutrina, nossa responsabilidade é nos mantermos afastados disso. Deus, em Sua Palavra, sempre ordena que nos apartemos da iniquidade, não o contrário. O certo não conserta o errado, mas o errado contamina o certo.

Age 2:12-13 Se alguém levar carne consagrada na borda de suas vestes, e com ela tocar num pão, ou em algo cozido, ou em vinho, ou em azeite ou em qualquer comida, isso ficará consagrado? ’ " Os sacerdotes responderam: "Não". Em seguida perguntou Ageu: "Se alguém ficar impuro por tocar num cadáver e depois tocar em alguma dessas coisas, ela ficará impura? "Sim", responderam os sacerdotes, "ficará impura".

Mat 16:6-12 Disse-lhes Jesus: "Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus".... Então entenderam que não estava lhes dizendo que tomassem cuidado com o fermento de pão, mas com o ensino dos fariseus e dos saduceus.

1Co 5:6 Não é boa a vossa jactância. Não sabeis que um pouco de fermento faz levedar toda a massa?Alimpai-vos, pois, do fermento velho, para que sejais uma nova massa, assim como estais sem fermento.

2Tm 2:19 Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade.

Jer 15:19 Portanto assim diz o SENHOR... se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles.

Felizmente, para qualquer dúvida quanto ao que vem de Deus e o que não passa de pura carne, temos a Palavra de Deus e a obrigação de buscar nela as respostas. Pelo que você descreveu, as duas mulheres parecem fazer parte de alguma religião pentecostal.

O movimento pentecostal tem sido um dos maiores inimigos do cristianismo bíblico, por dar mais ênfase e autoridade às sensações do que à própria Palavra de Deus. Quando você confronta a experiência mística ou sensações de um pentecostal com o que a Bíblia ensina, ele irá preferir ficar com a experiência. O catolicismo faz isso com a tradição dos patriarcas (papas), que sempre se sobrepõe à Bíblia quando ocorre alguma discrepância.

Para um pentecostal de nada adiantará você mostrar a Palavra de Deus, porque se ele teve alguma experiência mística irá acreditar no que sentiu e não no que Deus disse na Sua Palavra. O problema é que isso lança muitos crentes sinceros, que pertencem a denominações pentecostais, em um terrível lamaçal de incertezas. Por serem sinceros, eles não conseguem ter essas mesmas experiências místicas ou associar alguma experiência emocional como se fosse uma experiência espiritual. Então são tachados de incrédulos ou fracos na fé, ou ainda de pessoas que ainda não têm o Espírito Santo por não terem falado em alguma língua estranha ou passado por alguma espécie de transe.

Quando você substitui o puro evangelho por sensações está substituindo Cristo pelas emoções da carne. Ou seja, se você sentiu emoções, então pode ter certeza de que se converteu; se não sentiu, então deve duvidar da legitimidade de sua conversão. Uma religião assim está mais para o Roberto do que para a Bíblia: "Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções que vivi".

Talvez o maior problema do pentecostalismo esteja em pregar um misto de salvação por fé e obras: você é salva pela fé em Jesus, mas precisará perseverar, se esforçar muito (ou ter experiências místicas) para se manter salva até o final. O pentecostalismo interpreta erroneamente o "quem perseverar até o fim será salvo" do versículo de Mateus 24:13 como salvação da alma, quando ali o assunto todo é de salvação da vida, de se evitar a morte e entrar vivo no reino terrenal de Cristo. A passagem também se refere aos judeus e à tempo da grande tribulação, uma época quando a Igreja já não estará na terra.

Obviamente, se você perguntar a um pentecostal se ele tem certeza absoluta de sua salvação, ele não poderá dizer que tem. A salvação para ele é uma loteria: se Cristo voltar justo na hora em que estiver fazendo algo de errado, não importa o quão fiel foi até ali: ele está perdido.

Mas, se o pentecostal responder que sim, que está certo de sua salvação eterna, é bem provável que você esteja diante de um hipócrita que se considera justo em todos os seus caminhos. Os fariseus eram bem assim. Considerando que, pela doutrina pentecostal que aprendeu, ele considera que a salvação só será dada a quem perseverar até o fim, sua certeza está em sua própria capacidade de perseverar. Sempre que alguém adota uma posição assim acaba levando uma vida de hipocrisia, querendo parecer ser o que na realidade não é. Podemos enganar os homens, mas Deus não se deixa enganar.

Felizmente a Palavra de Deus diz claramente que o crente já tem sua salvação assegurada no momento em que crê em Jesus, e que o Espírito Santo lhe é dado como a garantia dessa salvação. Se alguém não tem o Espírito, esse tal nem é de Cristo, portanto ainda é um incrédulo perdido. Mas a confusão que o pentecostalismo cria ao interpretar que o recebimento do Espírito se dá por meio de uma experiência mística e sensorial só deixa pessoas na dúvida.

Joã 5:24 Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, TEM A VIDA ETERNA, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.

Efs 1:13 Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.

Rom 8:9 Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Outro grave problema do pentecostalismo é achar que Deus está hoje falando como falava com os profetas do Antigo e Novo Testamento, uma época quando ainda não havia a Palavra de Deus completa como fonte segura de referência para o crente. Então qualquer pentecostal hoje se acha no direito de chegar a você dizendo que "Deus lhe disse isso e aquilo". Como contestar algo que alguém me diz se ele começa dizendo "Deus me disse para dizer a você isso e aquilo"? Sem qualquer temor, a pessoa usa o nome de Deus em vão para dar peso e autoridade aos seus próprios devaneios.

O problema é que "infelizmente" hoje já não se apedreja os falsos profetas como faziam os israelitas na Lei do Antigo Testamento. Uma vez ouvi o caso de uma "pastora-profetiza" que, durante o culto de sua denominação, apontou para uma moça e disse que o Espírito estava revelando que ela iria se casar com o rapaz na outra fileira (e apontou o dedo para um rapaz). Ao que a moça retrucou: "Mas, pastora, eu já sou casada!". E a profetiza de araque consertou: "Se não fosse...".

Quem vive dizendo "Deus me disse isso... Deus me falou aquilo... Deus me mandou avisar você que..." não imaginam a encrenca em que estão se metendo por usar levianamente o nome de Deus e colocar na boca de Deus coisas que não passam de pensamentos e ideias da própria carne.

Deu 18:20 Porém o profeta que tiver a presunção de falar alguma palavra em meu nome, que eu não lhe tenha mandado falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta morrerá.

Há quem fique reticente na hora de julgar ou duvidar da palavra dessas pessoas, geralmente por se algum pregador famoso ou um "clérigo" de sua denominação, mas a própria Palavra de Deus nos dá a responsabilidade e autoridade para julgarmos tudo o que é falado em nome do Senhor.

1 Co 14:29 "E falem dois ou três profetas, e os outros julguem" [o que foi falado].

Deu 18:22 Quando o profeta falar em nome do SENHOR, e essa palavra não se cumprir, nem suceder assim; esta é palavra que o SENHOR não falou; com soberba a falou aquele profeta; não tenhas temor dele.

Veja mais sobre os assuntos que tratei aqui nos textos abaixo:

ESPÍRITO SANTO
http://manjarcelestial.blogspot.com/2009/12/o-espirito-santo-h-e-hayhoe.html
http://manjarcelestial.blogspot.com/2009/12/nascido-do-espirito-h-e-hayhoe.html
http://manjarcelestial.blogspot.com/2009/12/o-batismo-com-o-espirito-santo-h-e.html
http://manjarcelestial.blogspot.com/2009/12/uncao-selo-e-penhor-do-espirito-h-e.html
http://manjarcelestial.blogspot.com/2009/12/os-dons-do-espirito-h-e-hayhoe.html
http://www.respondi.com.br/2010/07/existem-crentes-sem-o-espirito-santo.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/o-que-batismo-do-esprito-santo.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/qual-diferena-entre-o-batismo-e-o-selo.html

IGREJA
http://respondi.blogspot.com/2005/05/por-que-h-tantas-denominaes.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/em-que-templo-devo-adorar.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/o-que-significa-mesa-do-senhor.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/como-celebrar-ceia-do-senhor.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/onde-celebrar-ceia-do-senhor.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/o-que-significa-palavra-igreja.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/o-que-significa-reunir-se-ao-nome-do.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/qual-o-verdadeiro-lugar-de-adorao.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/quem-deve-liderar-nas-reunies-da.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/voc-j-pertenceu-alguma-denominao.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/possvel-congregar-com-desprendimento.html
http://respondi.blogspot.com/2005/06/qual-hierarquia-na-igreja.html
http://respondi.blogspot.com/2005/06/devemos-obedecer-aos-pastores.html
http://respondi.blogspot.com/2005/06/o-que-significa-o-arraial-de-hebreus.html
http://respondi.blogspot.com/2005/06/como-deve-ser-o-clero-na-igreja.html
http://www.stories.org.br/textos/qde.html
http://www.stories.org.br/textos/principios.html
http://www.stories.org.br/gather_p.html
http://www.stories.org.br/textos/vpp.html

CERTEZA DA SALVAÇÃO
http://www.respondi.com.br/2010/04/um-crente-pode-perder-sua-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/afastei-me-de-jesus-o-que-fazer.html
http://www.respondi.com.br/2007/05/possvel-ter-certeza-de-ir-para-o-ceu.html
http://www.respondi.com.br/2007/12/salvao-e-pela-graca-somente.html
http://www.respondi.com.br/2010/02/posso-ser-cortado-depois-de-crer.html
http://www.respondi.com.br/2010/04/um-crente-pode-perder-sua-salvacao.html
http://www.respondi.com.br/2010/02/para-ser-salvo-preciso-ir-frente-orar.html
http://www.respondi.com.br/2008/06/o-que-fazer-quando-nao-sinto-presenca.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/e-pecado-considerar-se-salvo.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/no-presuno-voc-dizer-que-est-salvo.html
http://www.stories.org.br/textos/scg.html
http://www.stories.org.br/textos/nunca.html

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça