fonte

Com que o crente deve se ocupar? Parte 1



https://youtu.be/aVus9RRda2A

Você perguntou: "Será que Deus se agrada de servos que passam o tempo vendo TV, jogando videogame, batendo papo na Internet, vendo futebol etc?... Será que Deus irá salvar pessoas que não fizeram nada para Deus?... Os que gastaram tempo investindo no evangelho e se abstendo das coisas mundanas serão crentes melhores e mais honrados no céu?".

Sua dúvida poderia soar muito nobre e pertinente, se você não tivesse comentado que se sente um E.T. vivendo no meio de crentes que praticam essas coisas. Por isso eu acrescentaria à sua pergunta: "Será que Deus se agrada de servos que passam o tempo ocupados com crentes que veem TV, jogam videogame, batem papo na Internet, veem futebol etc?"

Aparentemente você ainda não entendeu que o evangelho não é uma lista de coisas do tipo "faça isso e não faça aquilo". A pessoa não vai para o inferno por ver TV, jogar videogame ou papear na Internet, e nem vai para o céu por deixar de fazer essas coisas. Nascemos destinados ao inferno por sermos pecadores, e a única alternativa para nós está em crer em Jesus para ter nossos pecados perdoados e irmos para o céu. O perdão completo de seus pecados você só recebe por graça, e não por merecimento, crendo em Jesus e na obra que ele consumou na cruz para pagar por seus pecados ali.

Ao pecar, Eva sucumbiu basicamente a três impulsos, que em 1 João são chamados de coisas do mundo: 1Jo_2:16 "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo". A palavra "concupiscência" significa um desejo extremo por algo, e lá no Éden ela viu que a árvore era agradável aos olhos (desejo dos olhos), boa para se comer (desejo da carne) e agradável para dar entendimento (soberba da vida) Gn 3:6.

Ao dizer que você se sente um extraterrestre perto de cristãos que veem TV ou jogam videogame, além de estar igualmente perdendo seu tempo ocupado com essas pessoas e suas ocupações, você pode incorrer no pecado da soberba. Ou seja, você está me dizendo que não é como essas pessoas, que sente-se melhor do que elas.

Acaso já viu a passagem em Lucas 18:10, quando o Senhor fala do fariseu e do publicano no templo? O fariseu, todo orgulhoso de seus feitos, não agradou a Deus por querer justificar-se a si mesmo com base no seu comportamento, enquanto o publicano, alvo das críticas do fariseu, saiu dali justificado por ser um pecador convicto que não tinha nada de si para apresentar a Deus, a não ser seus pecados. A passagem diz que Jesus contou essa história "a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros".

Uma das coisas de que o fariseu se gabava era de jejuar duas vezes por semana. Sabe onde na Bíblia está ordenado que devemos jejuar duas vezes por semana? Em lugar nenhum. O fariseu inventou uma ordenança e achou que fazendo assim agradava a Deus. Sabe onde na Bíblia diz para não vermos TV, jogar videogame, conversar na Internet e não ver futebol? Em nenhum lugar. Sabe onde na Bíblia diz para não ficarmos reparando nas pessoas? Em muitos lugares, e este versículo é apenas um deles:

Mat 7:3-5 "E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão".

Não pense que eu esteja querendo insinuar que não tenha importância alguma gastarmos nosso tempo vendo TV, jogando videogames ou jogando conversa fora. É claro que nosso tempo será muito melhor aproveitado com as coisas de Deus do que com as coisas desta vida. Mas se você ocupar o seu tempo observando aqueles que fazem as coisas que você não faz, também não está se ocupando com Deus, mas com os homens, além de fazer inchar o seu próprio ego.

Por isso, vou responder ao seu email em duas partes: Esta, apenas para alertá-lo da armadilha do orgulho em que caiu (a mesma do fariseu no templo), e incentivá-lo a analisar sua fé para ver se realmente entendeu o que é o evangelho e o caminho da salvação. Numa segunda oportunidade escreverei para falar efetivamente do assunto que você levantou, o qual não deixa de ser importante, ou seja, qual deve ser a ocupação de um salvo por Cristo.

Portanto, aqui vai sua lição de casa: leia os links abaixo e procure certificar-se de que a sua salvação não vem de seu comportamento ou mérito, mas unicamente da fé em Jesus, aquele que morreu na cruz para pagar pelos pecados que você cometeu e continua cometendo, inclusive o da soberba.

http://www.respondi.com.br/2011/02/basta-crer-em-jesus-para-ser-salvo.html
http://www.respondi.com.br/2005/04/o-que-preciso-fazer-para-ser-salvo.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/qual-fe-e-suficiente-para-salvar.html
http://www.respondi.com.br/2011/02/voce-diz-que-salvacao-esta-garantida.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/e-pecado-considerar-se-salvo.html
http://www.respondi.com.br/2007/12/salvao-e-pela-graca-somente.html
http://www.respondi.com.br/2007/12/deus-nao-quer-mais-boas-obras.html
http://www.respondi.com.br/2008/06/se-salvacao-nao-depende-de-mim-posso.html

Continue lendo aqui...

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça