fonte

Cristo e' Deus?



https://youtu.be/tHiXTxx7vdw

Esta é uma dúvida recorrente, principalmente porque existem religiões que se apresentam como cristãs, como "Testemunhas de Jeová", Mórmons, espíritas etc., que negam o principal fundamento da fé cristã, que JESUS É DEUS.

Com a profusão de "igrejas evangélicas" se disseminando em todo lugar, é comum encontrarmos também alguns que se dizem "evangélicos" e não creem na divindade de Cristo, ou o consideram apenas um ser divino ou uma criatura de Deus. Um dos melhores e mais simples textos que li sobre o assunto é o que vou transcrever abaixo, extraído de um livreto que era publicado em Portugal e no Brasil, "Palavras de Edificação, Exortação e Consolação".

Cristo é Deus

Nos últimos dias recebemos duas cartas, a primeira, de alguém das "Testemunhas de Jeová" (de quem não são), queixando-se da doutrina cristã apresentada nos nossos livretos. A outra, de um fiel irmão em Cristo, rogando-nos que publicássemos um artigo conciso e direto sobre o ensino que caracteriza esse grupo, principalmente naquilo que nega as sublimes verdades fundamentais da Escritura acerca da Pessoa de nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho eterno, "o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente, amém" (Romanos 9:5).

Sempre procuramos que o conteúdo das nossas revistas seja para edificação. Por isso, em vez de atacarmos fortemente aquilo que é falso, nos concentraremos no que é verdadeiro citando muitas passagens da Palavra de Deus que mostram claramente a sublime e fundamental verdade de que Cristo é Deus. De quem fala o Salmo 2? De Cristo. "Bem-aventurados todos os que nele confiam." Temos de confiar numa criatura, ou no Criador? "Maldito o homem que confia no homem" (Jeremias 17:5).

"E tu Belém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade" (Miquéias 5:2). Quem será este? "Perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém da Judeia; porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; porque de ti sairá o guia que há de apascentar o meu povo de Israel" (Mateus 2:4-6). Os líderes dos judeus sabiam perfeitamente a quem aplicar a profecia, porém na sua incredulidade não citaram a Herodes a última frase da profecia, que declarava a divindade do Messias, do Cristo, ou seja: "cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade".

"Chamarás o seu nome Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados" (Mateus 1:21). Que povo? O povo de Israel. O povo de quem? Do Senhor! O que quer dizer este nome "Jesus"? "O Senhor é salvador" Então, Jesus é o Jeová do Velho Testamento. "E chamarás o seu nome Emanuel, que traduzido é: Deus conosco" (Mateus 1:23). "Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele" (João 12:41). Quando foi que Isaías viu a glória de Jesus? "Eu vi ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e o seu séquito enchia o templo. E os serafins estavam acima dele (do trono); cada um tinha seis asas: com duas cobriam os seus rostos, com duas cobriam os seus pés e com duas voavam. E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória" (Isaías 6:1-3 - comp. também 6:4-10 com João 12:39-40).

É evidente que Jesus é o Jeová do Velho Testamento. O rei de Israel perguntou: "Sou eu Deus para matar e para vivificar, para que este envie a mim para eu restaurar a um homem da sua lepra?" (II Reis 5:7). "E eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo. E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra" (Mateus B:2-3). Ninguém, exceto Deus, podia limpar o leproso ou dar a outro o poder de fazer isso. Jesus não só curou os leprosos, como Deus de Israel, mas também, como Deus, conferiu a outros poder para o fazerem: "Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios" (Mateus 10:8).

Quem era Jesus antes de Se tornar homem? "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez". Cristo é Deus; é o Criador; mas chegou aquele momento único em que "o Verbo se fez carne e habitou entre nós; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade" (João 1:1-3 e 4), "...que sendo em forma de Deus..." (Filipenses 2 :6). Seria aquela uma forma falsa? "Aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo". Nós nascemos na forma de homens, de servos, e não podemos tomar outra forma; mas Jesus, que subsistia na forma de Deus, pôde tomar a forma de servo, e isso numa manifestação pura de graça para levar os nossos pecados no Seu próprio corpo sobre o madeiro. Bendito Salvador!

"Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades: tudo foi criado por ele e para ele" (Colossenses 1:16). "Por quem fez também o mundo" (Hebreus 1:2) Cristo é o Criador! Cristo recebeu adoração como Deus. "Senhor meu, e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram" (João 20:28-29). Manda-se que os anjos O adorem: "Todos os anjos de Deus o adorem" (Hebreus 1:6). E um ser celestial disse a João: "Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito (ou intento) da profecia" (Apocalipse 19:10).

Mas os líderes das "Testemunhas de Jeová" dizem: "Jesus não foi uma combinação de duas naturezas, a humana e a divina; que quando ele viveu na carne, foi um ser humano, nada mais." Quando tais pessoas se apresentam à nossa porta, qual é o nosso dever como servos fiéis e obedientes à Palavra de Deus, como João escreveu à senhora com seus filhos (talvez o pai da família já estivesse com o Senhor)? "Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho." Veja bem, "se alguém vem ter convosco e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis. Quem o saúda tem parte nas suas más obras" (II João 1:9-11).

"Ora requer-se dos despenseiros (ou mordomos) que cada um se ache fiel" (I Coríntios 4:2). Um servo de Deus disse: "O guardar e testificar da glória pessoal do Filho de Deus é uma parte importante desta elevada e santa mordomia... Os santos devem erigir um muro de separação entre eles próprios e o que desonra a Cristo. O amor de Deus é um amor santo; por isso não é próprio, nem demonstração de amor divino, admitirmos em nossas casas ou locais de culto os que negam a divindade 'do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo, o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras'" (Tito 2:13-14).

"Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores" (I Timóteo 1:15). Quem era Ele antes de vir ao mundo? Deus. "Antes que Abraão existisse, EU SOU" (João 8:58). "EU SOU" era o Deus de Israel que apareceu a Moisés: "E disse Moisés a Deus... Qual é o seu nome?... E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU" (Êxodo 3:13-14). Disse Jesus: "Se não crerdes que EU SOU, morrereis nos vossos pecados" (João 8:24).

É perfeitamente claro que Cristo é Deus! Mas os líderes das "Testemunhas de Jeová", dizem: "Antes de vir ao mundo, o nosso Senhor era um anjo criado, e nenhum outro senão o arcanjo Miguel". Isto faz-nos pensar em II Coríntios 4:4: "O deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus". Ora, foi o Filho quem criou os anjos! "O que de seus anjos faz ventos... Mas do Filho diz: Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos" (Hebreus 1:7-8). "Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obras de tuas mãos; eles perecerão, mas tu permanecerás; e todos eles como roupa envelhecerão, e como um manto os enrolarás, e como um vestido se mudarão, mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão" (Hebreus 1:10-12). Acerca de quem foi escrito isto? Do Filho. E os anjos? "A qual dos anios disse jamais: Assenta-te à minha destra até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" (Hebreus 1:1 0-1 4). Jesus, o Senhor, como nosso "grande Pastor", manda aos anjos que nos sirvam.

A oração é a linguagem do homem dependente que fala com o Deus onipotente; do remido que fala com o seu Redentor, do filho que fala com o Pai, do servo que fala com o seu senhor. Oras, se Cristo não é Deus, como é que os cristãos se distinguem como, "todos os que em todo o lugar invocam o nome do nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso"? (I Coríntios 1:2). A quem Estêvão invocou? Uma criatura? "Senhor Jesus, recebe o meu Espírito... Senhor, não lhes imputes este pecado" (Atos 7:59-60). Acaso Paulo dirigiu-se a uma criatura, quando disse: "Três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim... um espinho na carne" (II Coríntios 12:7-8)? Se Jesus não é Deus, então o que quer dizer esta passagem, "...quero vos fazer compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema; e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor, senão pelo Espirito Santo" (I Coríntios 12:3)?

E quanto à Sua ressurreição, lemos: "Eu sou o primeiro e último (um título de Deus), e o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno" (Apocalipse 1:17-18). Dizem os líderes das "Testemunhas de Jeová": "O homem Jesus está morto. para sempre morto... o homem Cristo Jesus nunca ressuscitou dos mortos". Isto nos faz pensar no que disse o nosso Senhor do próprio diabo: "Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso e pai da mentira" João 8:44). "Cristo... ressuscitou ao terceiro dia segundo as Escrituras, e foi visto por Cefas e depois pelos doze. Depois foi visto uma vez por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte... Depois foi visto por Tiago e depois por todos os apóstolos. E por derradeiro de todos me apareceu também a mim, como a um abortivo" (I Coríntios 15:3-8 - leia também Mateus 28:2-6; Marcos 16:3-6 e 14; Lucas 24:3-7 e 44-47;João 19:19-20; Atos 7:3; 2:24 e 32, etc.).

As "Testemunhas de Jeová" ignoram voluntariamente o testemunho veraz de quem presenciou os fatos. Pedro disse que "Deus antes ordenara, a nós que comemos e bebemos com ele, depois que ressuscitou dos mortos" (Atos 10:47). Mas dizem os seus líderes: "Não sabemos nada do que veio a acontecer ao corpo de Jesus, se ele se decompôs, transformando-se em gases; ninguém sabe". "Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho... E não crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte dum peixe assado e um favo de mel. O que ele tomou e comeu diante deles" (Lucas 24:39-43 - leia também Zacarias 13:6, que trata do futuro).

Meditem nestes nomes e títulos de Cristo. Seriam eles de uma criatura, ou do Deus Criador e onipotente? - "O Senhor... do céu" (I Coríntios 15:47); "Se alguém não ama ao Senhor Jesus Cristo, seja anátema" (I Coríntios 76:22); "...lhe deu um nome que é sobre todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus e na terra e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor" (Filipenses 2:9-17); "Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade" (Colossenses 2:9). O que haverá para além da plenitude da divindade? Ela habita em Cristo como homem! "Cristo é tudo em todos" (Colossenses 3:11); se Cristo é tudo, então Cristo é Deus. "Aquele que se manifestou em carne, foi justificado no Espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima na glória" (I Timóteo 3:16); "o bem-aventurado e único poderoso Senhor, Rei dos reis e Senhor dos senhores" (I Timóteo 6:15). Comparemos com Apocalipse 9:16: "E no vestido e na sua coxa está escrito este nome: Rei dos reis e Senhor dos senhores... Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente" (Hebreus 13:8). Poderá dizer-se isto de uma criatura?

"Aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo" (II Pedro 1:1); "e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém" (I João 5:20-27). "E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. Eu sou o AIfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro... Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas" (Apocalipse 22:12-16). [Autor desconhecido. Extraído de "Palavras de Edificação, Exortação e Consolação" nº 10, Jan. 1996 - Edição de Portugal]

por Mario Persona

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça