fonte

O cristao pode praticar meditacao?



https://youtu.be/6t78CgrP9e0

Na Bíblia você encontra várias vezes a palavra "meditação", mas em nenhuma delas o sentido é o da meditação normalmente ensinada nas religiões orientais ou meditação transcendental. A essência da meditação oriental está no voltar-se para dentro de si, desligando-se do mundo exterior numa espécie de esvaziamento da mente e dos pensamentos.

Nada poderia estar mais na contramão da meditação ensinada na Palavra de Deus, que não é esvaziar a mente, mas enchê-la da ocupação com Deus e sua Palavra. A meditação no sentido de voltar-se para o interior é egocêntrica, pois tem por objetivo o ocupar-se consigo mesmo. 

Rom_7:18  Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum

Mat_15:19  Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. 

A Palavra de Deus não nos estimula a sairmos da realidade, mas a estarmos sempre no controle total de nossa razão e percepção. Práticas espiritualistas como o cair em êxtase, psicografia, transe mediúnico, dança sincopada etc. nada tem a ver com a Palavra de Deus e o cristão deve fugir delas. 1 Coríntios 14:32-33 ensina que "os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz".

Rom 12:1-2  Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso CULTO RACIONAL. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. 

O cristão precisa estar atento para não "comprar gato por lebre", pois o espiritualismo oriental se infiltrou na cristandade e há muitas técnicas que podem não ser apenas de relaxamento, mas adaptações de culto a demônios. Por ter sido enganado pelo espiritualismo e esoterismo antes de minha conversão a Cristo, tenho uma espécie de aversão a várias práticas que me pareciam inofensivas no passado, como meditação transcendental, radiestesia, leitura de aura, clarividência, yoga, acupuntura, shiatsu, do-in, incensos, mantras etc.

Além disso existe nas variadas formas de meditação esotérica e espiritualista o objetivo do auto-aperfeiçoamento, auto-evolução e auto-qualquer coisa, o que também nega a dependência que temos de Deus. Não há coisas como uma auto-evolução ou auto-desenvolvimento espiritual para o cristão, que depende totalmente de Deus, de Jesus e do Espírito Santo, tanto para sua salvação, como para sua vida cristã. Se eu buscar em mim os recursos para ser salvo ou para viver esta vida, vou me decepcionar pois em mim não há nada que preste.

2Co_3:5  Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus

É muito simples identificar se qualquer tipo de atividade ou exercício é de Deus ou não. Basta perguntar a quem isso glorifica, a Deus ou ao homem; de quem isso depende, de Deus ou do homem. A verdadeira meditação do crente em Cristo é a ocupação com a Palavra de Deus e com a formosura do Salvador. Se na meditação oriental o objetivo é esvaziar-se, na meditação cristã o objetivo é ser cheio de gozo e deleite nas coisas de Deus.

Flp_4:8  Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 

Col 3:1-2  Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 

Na Palavra de Deus encontro diversos exemplos de meditação e neles o foco pode ser meditação na Palavra de Deus, meditação na Criação de Deus, meditação na obra de Cristo (esta é a atividade principal durante a ceia do Senhor), meditação na Pessoa de Cristo etc. Nada tem o foco em mim, em minha capacidade ou em meu desenvolvimento pessoal, mas nele. 

Rom 11:33-36  O profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Porque quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. 

Alguns versículos que falam de meditação:

Slm_19:14  Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, SENHOR, Rocha minha e Redentor meu! 

Slm_49:3  A minha boca falará de sabedoria, e a meditação do meu coração será de entendimento

Slm_104:34  A minha meditação acerca dele será suave; eu me alegrarei no SENHOR. 

Slm_119:97  Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia. 

Slm_119:99  Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação

Slm_143:5  Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos

Slm_63:6  Quando me lembrar de ti na minha cama, e meditar em ti nas vigílias da noite. 

Slm_119:148  Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra

por Mario Persona

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça