fonte

A terra foi criada antes das estrelas?

Mp3 http://files.3minutos.net/Respondi/respondi-0004.mp3



Você diz que, segundo a ciência, não faz sentido Deus ter criado as estrelas e o sol só depois de ter criado a terra. Eu também acho que não faz sentido e principalmente porque a Bíblia não diz e Gênesis aquilo que muitas pessoas acham que diz. Repare que o texto bíblico em Gênesis 1 não diz que Deus tenha criado o sol e a lua e as estrelas no quarto dia, embora possa parecer assim. Se prestar atenção verá que não está dizendo que nesse dia Deus tenha criado os astros em si, mas a sua função de luminares ou luzeiros. A versão de J. N. Darby usa simplesmente "luzes" onde a Almeida Corrigida diz "luminares" e a Almeida Atualizada diz "luzeiros".

Gên 1:14-19 "E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos. E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi. E fez Deus os dois grandes luminares [luzes]: o luminar [a luz] maior para governar o dia, e o luminar [a luz] menor para governar a noite; e fez as estrelas. E Deus os pós na expansão dos céus para iluminar a terra, E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. E foi a tarde e a manhã, o dia quarto".

Eu posso fabricar uma lâmpada num dia, mas só irei criar luz quando acendê-la. Apesar de as "estrelas" serem chamadas assim no versículo 16, a primeira vez que o sol é chamado por seu nome é em Gn 15:12 e a lua em Gn 37:9. Eu entendo que esses astros já existiam, mas não tinham a função que Deus dá a eles no quarto dia daquilo que costumamos chamar de "criação", mas que é na verdade uma restauração da terra do caos em que estava, para ela poder ser habitada. Portanto no quarto dia o que Deus estava fazendo era estabelecer os astros como formas de governo do dia e da noite e das estações, uma vez que antes disso (Gn 1:5) ele já havia feito separação entre luz e trevas.

Se você entender que existe uma lacuna entre os versículos 1 e 2 de Gênesis 1 saberá que os astros, de um modo geral, devem ter sido criados "no princípio", quando "Deus criou os céus e a terra" (Gn 1:1). Essa terra primordial pode ter sofrido um cataclismo que a deixou devastada, por isso é dito que "a terra era sem forma [tôhû] e vazia [bôhû]; e havia trevas sobre a face do abismo" (Gn 1:2). A palavra tôhû traduzida como "sem forma" na versão Almeida significa "desolada" no original e bôhû é vazia como um vácuo.

Que não era esse o estado original da terra criada por Deus nós o sabemos pelo que revela o profeta Isaías: "Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia [bôhû ou "desolada"], mas a formou para que fosse habitada" (Is 45:18).

Mais sobre este assunto aqui:

http://www.respondi.com.br/2009/03/o-que-voce-acha-da-teoria-do-intervalo.html
http://www.respondi.com.br/2012/04/como-surgiu-o-diabo.html
http://www.respondi.com.br/2010/04/o-que-biblia-diz-dos-dinossauros.html
http://www.respondi.com.br/2012/06/o-mal-as-trevas-e-o-pecado-foram.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/as-coisas-foram-criadas-partir-da-luz_25.html
http://www.respondi.com.br/2009/08/como-conciliar-biblia-e-teoria-da.html
http://www.respondi.com.br/2010/04/existia-morte-antes-da-queda-do-homem.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/existe-vida-em-outros-planetas.html
http://www.respondi.com.br/2011/03/o-que-voce-pensa-do-acelerador-de.html
http://www.respondi.com.br/2007/09/nao-e-mais-seguro-crer-so-na-ciencia.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça