fonte

Como Jesus pode ser a mesma Pessoa?



https://youtu.be/-FhUFrt6rLc

Você perguntou: "Se na Trindade o Pai, o Filho e o Espírito Santo são uma mesma pessoa, como conciliar o fato de Jesus ter participado de evento como as pragas que foram lançadas sobre o Egito?" Você está equivocado: o Pai, o Filho e o Espírito Santo não são uma mesma Pessoa, mas três Pessoas distintas em um só Deus. Não há como entender algo como a Trindade, apenas crer e aceitar.

Na Criação em Gênesis 1 e 2 encontramos as três Pessoas chamadas de Elohim (plural de Eloah que significa Deus). Elohim — as três Pessoas — criou todas as coisas, e também o homem. Em Gênesis 3 é Elohim que confabula entre si — as três Pessoas — que não pode deixar o homem no jardim do Éden para que não coma da árvore da vida e viva para sempre naquela condição de pecador. O Antigo Testamento segue então com Jeová — que é o mesmo Jesus dos evangelhos — como protagonista da maior parte das ações, pois ele é o executor das ações, quando se trata de lidar com o homem e com Israel na terra.

Se você não consegue conciliar aquele Jeová severo do Antigo Testamento, que enviou pragas sobre o Egito e mandava matar nações inteiras, com o Jesus manso dos evangelhos, que ensinava a dar a outra face, pense em um policial, que é marido amável para com a esposa e pai dedicado aos filhos. Agora pense no mesmo policial quando precisa enfrentar uma quadrilha de bandidos com armamento pesado. É o mesmo ser humano, mas na hora de lidar com os bandidos para defender um cidadão como você, nem você irá querer que ele atire talco Pom-Pom nos marginais e se proteja com fralda descartável. Ele vai usar balas de aço e colete de Kevlar.

Se neste ponto você está achando difícil conciliar o manso Jesus dos evangelhos com o severo Jeová do Antigo Testamento, vou dificultar ainda mais a questão. Inclua na equação o Filho do Homem, Jesus, que aparece no Apocalipse destruindo seus inimigos com a espada de sua boca e aterrorizando a todos com sua terrível visão. Até o amável João, que vivia recostado ao seu seio, tomou um susto quando viu Jesus vestido de Juiz, justo e severo.

É preciso entender que Jesus é o Filho de Deus e aparece no Antigo Testamento em um caráter (como Jeová), nos evangelhos em outro (como o Servo humilde) e no Apocalipse volta a surgir agora como o Juiz que irá julgar e lançar sentença sobre os inimigos de Deus. E em meio a tudo isso ele á o amoroso e afável Noivo apaixonado por sua Noiva, a Igreja.

Mais sobre a Trindade aqui:
http://escritosdolemao.blogspot.com.br/2016/03/alguns-pensamentossobre-tres-pessoas-da.html
http://www.respondi.com.br/2014/03/podemos-entender-trindade.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/o-que-trindade.html
http://www.respondi.com.br/2010/05/cada-pessoa-da-trindade-e-deus.html
http://www.respondi.com.br/2012/09/jesus-e-uma-das-manifestacoes-de-deus_7.html
http://www.respondi.com.br/2012/04/jesus-se-tornou-filho-de-deus-ao-nascer.html
http://www.respondi.com.br/2012/02/como-pode-o-espirito-santo-habitar-no.html
http://www.respondi.com.br/2012/01/se-jesus-e-deus-imutavel-como-mudou.html
http://www.respondi.com.br/2012/06/jeova-seria-o-pai-de-jesus.html
http://www.respondi.com.br/2012/06/como-pode-jesus-ter-sido-jeova.html
http://www.respondi.com.br/2012/04/cristo-e-deus.html
http://manjarcelestial.blogspot.com/2013/01/das-escrituras-eu-aprendo-que-por-j-n.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Nunca compartilharemos seu email com terceiros.

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça