fonte

O que é a Trindade?



https://youtu.be/Lp5s9pCkuMw

Geralmente costumamos usar a palavra "Trindade" para dar a idéia de pluradidade de Pessoas da Divindade. A palavra não está na Bíblia, mas para a mente guiada pelo Espírito fica fácil perceber sua existência.

A existência da Trindade foi revelada no batismo do Senhor Jesus. O Espírito Santo desceu na forma de uma pomba e pousou sobre Ele; e Deus Pai declarou: "Este é meu Filho amado em quem me comprazo". Há, na cena, três personagens: O Pai, falando do céu, o Filho, sendo batizado, e o Espírito, assumindo a forma de uma pomba:

"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." Mt 3:16,17

Fica claro também em passagens como João 20.17 que o Pai é uma Pessoa distinta e que é Deus. Muitas outras passagens provam que Jesus é Deus, como 1 Jo 5.20. E as passagens seguintes provam que o Espírito Santo é uma Pessoa e é Deus: Gn 1.2; Mt 4.1; Jo 16.13; At 10.19; 13.2,4; 20.28; Rm 15.30; 1 Co 2.10.

Para entender melhor o Espírito Santo com Pessoa divina, sugiro a leitura de http://respondi.blogspot.com/2005/11/quem-o-esprito-santo.html

As três Pessoas são citadas na fórmula instituida por Cristo no batismo (Mt 28.19). No entanto, há um só Deus (1 Tm 2.5). Satanás terá uma imitação da Trindade, representada na Besta, no falso profeta e no próprio Satanás (Ap 13.4,11; 20.10).
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça