As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.

Pesquisar este blog

Carregando...

O que é a Trindade?



https://youtu.be/Lp5s9pCkuMw

Geralmente costumamos usar a palavra "Trindade" para dar a idéia de pluradidade de Pessoas da Divindade. A palavra não está na Bíblia, mas para a mente guiada pelo Espírito fica fácil perceber sua existência.

A existência da Trindade foi revelada no batismo do Senhor Jesus. O Espírito Santo desceu na forma de uma pomba e pousou sobre Ele; e Deus Pai declarou: "Este é meu Filho amado em quem me comprazo". Há, na cena, três personagens: O Pai, falando do céu, o Filho, sendo batizado, e o Espírito, assumindo a forma de uma pomba:

"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." Mt 3:16,17

Fica claro também em passagens como João 20.17 que o Pai é uma Pessoa distinta e que é Deus. Muitas outras passagens provam que Jesus é Deus, como 1 Jo 5.20. E as passagens seguintes provam que o Espírito Santo é uma Pessoa e é Deus: Gn 1.2; Mt 4.1; Jo 16.13; At 10.19; 13.2,4; 20.28; Rm 15.30; 1 Co 2.10.

Para entender melhor o Espírito Santo com Pessoa divina, sugiro a leitura de http://respondi.blogspot.com/2005/11/quem-o-esprito-santo.html

As três Pessoas são citadas na fórmula instituida por Cristo no batismo (Mt 28.19). No entanto, há um só Deus (1 Tm 2.5). Satanás terá uma imitação da Trindade, representada na Besta, no falso profeta e no próprio Satanás (Ap 13.4,11; 20.10).

Mais acessadas da semana