fonte

O que significa a Mesa do Senhor?



https://youtu.be/Zzl_azIG_J4

Como tenho afirmado muitas vezes, nunca o Senhor disse que um cristão deve filiar‑se a alguma religião ou denominação. Portanto, a mesa do Senhor não diz respeito a alguma mesa estabelecida por homens ou por alguma denominação religiosa. É a mesa DO SENHOR e não desta ou daquela religião.

A expressão Mesa do Senhor é usada em 1 Coríntios 10.21, em contraste com a mesa de demônios, com a qual estavam identificados aqueles que participavam das festas idólatras. Nesta passagem a expressão parece ser um sinônimo do pão, enquanto é feita referência ao vinho como cálice do Senhor.

A idéia conectada com a Mesa do Senhor é a identificação que os santos (aqueles que crêem em Cristo) têm, como um só corpo, com a morte de Cristo. O cálice é a comunhão do sangue de Cristo, e o pão é a comunhão do corpo de Cristo, comunhão esta a qual todo crente deve ser fiel.

A mesa do Senhor expressa a separação daqueles que se reúnem ao nome do Senhor Jesus Cristo, ao redor da Sua mesa, de tudo aquilo para o que Ele morreu ‑‑ do pecado e deste mundo ‑‑ estando ainda separado de tudo o que o deus deste mundo apresenta na sua própria mesa. O único pão representa a unidade dos crentes, reunidos na comunhão da morte de Cristo.

Falando de uma forma mais prática, quando cremos em Cristo e o aceitamos como Salvador, somos feitos novas criaturas, prontos para entrar no Céu. Deus nos deixa aqui por um tempo, antes de Cristo vir nos buscar, a fim de darmos testemunho da Sua graça e misericórdia. Podemos ainda testemunhar de que há um só corpo de Cristo, do qual Ele é a cabeça nos Céus, e para isso devemos expressar de forma prática essa unidade (Jo 17.21).

Somos ainda exortados a nos reunir, no mínimo dois ou três, somente ao nome do Senhor Jesus Cristo (e não em alguma seita ou denominação religiosa) pois Ele prometeu estar no meio daqueles reunidos ao Seu nome (Mt 18.20). Somos exortados também a celebrar a Sua ceia (1 Co 11.23‑34) da forma que Ele instituiu, para que fosse lembrada a Sua morte. E aí entra a mesa do Senhor, como o lugar, onde nos assentamos em comunhão uns com os outros e com a morte do Senhor Jesus.

A mesa do Senhor é, portanto, o lugar onde os crentes se reúnem somente ao Seu nome para lembrar a Sua morte, representada no pão, figura do Seu corpo, e no vinho, símbolo do Seu sangue derramado na morte. Quando é assim celebrada, é o Senhor que está no meio e é Ele o alvo de todas as atenções, além de ser somente a Sua autoridade ali reconhecida.

Mas para ser celebrada assim, e contar com Sua presença, deve estar de acordo com a Sua Palavra somente onde dois ou três estiverem reunidos unicamente ao Seu nome. Infelizmente, nos tempos de ruína em que vivemos, os cristãos estão todos espalhados em milhares de denominações, separados uns dos outros por nomes inventados por homens, e cada grupo celebrando sua própria ceia.

Eu e outros irmãos estamos congregados somente ao nome do Senhor e todos os domingos nos reunimos, à mesa do Senhor, para celebrar a Sua ceia, lembrando a Sua morte que nos trouxe o perdão. Infelizmente nos dias de hoje há poucos irmãos reunidos somente ao nome do Senhor. Existe uma tendência de se fazer o que todos vêm fazendo há séculos, isto é, criar diferentes associações de cristãos com diferentes denominações, sem ao menos perguntar: Como era feito no princípio?

Leia os textos nos links abaixo para conhecer mais sobre o assunto:

Que Denominação é Esta?
Por Que Nos Reunimos Assim? - J. R. Gill
Você Parte o Pão? Por Que, Quando, Onde e Como? - E. H. Chater
12 Cartas a um Jovem Convertido - George Cutting
Reunião de OraçãoUma Carta sobre Louvar a Homens - J. N. Darby
A Mulher: Seu Lugar nas Escrituras - A. J. Pollock
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça