fonte

O que é ósculo?



https://youtu.be/65-z7jXAEwk

A palavra "ósculo" que você encontra na Bíblia significa "beijo". A saudação fraternal é algo encontrado em quase todas as epístolas. Eram cartas enviadas pelo que escrevia, bem como pelos que estavam com ele, a outros cristãos em outros lugares. Há ainda o pedido para que se saudassem uns aos outros com ósculo, ou beijo santo. O ósculo já era a forma usual de saudação tanto entre homens como entre mulheres no Oriente Médio, e ainda é hoje em alguns países. O detalhe estava em que tal ósculo praticado entre irmãos fosse "santo" (Romanos 16.5‑23; 1 Tessalonicenses 5.26; Tito 3.15).


Quando má doutrina começou a se dissiminar na igreja professa, a questão da saudação tornou‑se um assunto mais sério. A "senhora" a quem o apóstolo João escreveu foi claramente instruída a não receber em sua casa qualquer um que não trouxesse boa doutrina, e ela não deveria nem saudar alguém assim. Fazê‑lo seria tornar‑se moralmente participante com ele de suas obras más. (2 João 10,11; Romanos 16.17).

Não encontro na Bíblia alguma forma estabelecida de saudação, mas encontro que os irmãos devem saudar‑se uns aos outros de um modo santo ou com amor. O importante não é a maneira, mas a comunhão que é intrínseca à salvação.



1Pe_5:14  Saudai-vos uns aos outros com ósculo DE AMOR.
1Co_16:20  Saudai-vos uns aos outros com ósculo SANTO.
O ósculo é bíblico e pode ser praticado, desde que seja santo. Se for dado com constrangimento, ou for motivo de escândalo, já não será conveniente ou santo aos olhos de quem dá, recebe ou observa. Creio que é muito mais fácil para alguém aceitar isso na Rússia ou na Itália, ou mesmo no oriente médio, onde os homens se beijam normalmente como um cumprimento. No Brasil o beijo entre dois homens pode ser interpretado por algumas pessoas como homossexualidade.

Portanto, cabe aí uma dose de discernimento que o cristão deve ter para saber qual reação uma saudação assim pode causar no ambiente onde está. Entendo que o ósculo deva ser usado com cautela para não escandalizar (I Coríntios 10:32). Às vezes quando encontro um irmão que não vejo há muitos anos posso até beijá-lo no rosto como costumava fazer com meu pai. Mas não se trata de um cumprimento automático, como fazemos ao dar a mão a alguém. 


Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça