fonte

De que geracao Mateus 24:34 esta falando?



https://youtu.be/wGGzqpbj1yI

Sua dúvida é sobre Mateus 24:34 e de que "geração" Jesus estaria falando ao dizer "Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam".

Acredito que a chave esteja no versículo 32, quando Jesus fala da figueira referindo-se a Israel. Portanto "esta geração" não poderia significar as pessoas vivas naquele momento, já que todos morreram.

Alguns acreditam que "esta geração" poderia indicar as pessoas que presenciaram a criação do estado de Israel em 1948 e ainda estariam vivas por ocasião da vinda de Cristo, ou seja, a geração atual. Apesar de aguardar o Senhor para qualquer momento no arrebatamento, não acredito nessa interpretação, pois o retorno dos judeus à terra de Israel em 1948 não foi um cumprimento da profecia, mas uma articulação de homens que permitiu que o povo voltasse à sua terra em completa incredulidade e inimizade contra Deus.

Tenta-se aplicar Ezequiel 37 e a visão dos ossos ressequidos que voltam à vida, mas o próprio texto deixa bem claro que aquilo é resultado de um arrependimento e reconhecimento do povo quanto ao seu estado:

Eze 37:11-12 "Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel".

A ordem é sempre esta: primeiro o arrependimento, depois a bênção. Foi assim quando o remanescente na Babilônia decidiu voltar para Israel e Deus abençoou aquela empreitada, pois era algo que vinha de Deus e o remanescente voltou em humilhação e arrependimento, reconhecendo o pecado e o justo juízo que tinham recebido por sua desobediência. Se você analisar as promessas de restauração de Israel, elas sempre são precedidas de arrependimento e confissão de pecado:

Deu 30:2-3 E te converteres ao SENHOR teu Deus... Então o SENHOR teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR teu Deus.

Deu 30:9 E o SENHOR teu Deus te fará prosperar... Quando deres ouvidos à voz do SENHOR teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao SENHOR teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma.

Jer 29:13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.

Eze 36:33 Assim diz o Senhor DEUS: No dia em que eu vos purificar de todas as vossas iniqüidades, então farei com que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares devastados.

Se alguém duvida da inimizade atual de Israel para com o Senhor Jesus e o evangelho da graça de Deus, basta ler este testemunho que encontrei no site da missão "Portas Abertas":

"Há liberdade para que os cristãos ministrem o Evangelho dentro de suas próprias comunidades, com exceção feita aos cristãos de origem judaica. Também há liberdade para evangelizar, apesar de existir uma clara reprovação. O governo tem exercido pressão sobre a evangelização, mas até o momento não obteve êxito. Uma importante legislação "anti-missionária" foi proposta no final de década de 90, porém não foi aprovada".

No atual estado de incredulidade em que os judeus se encontram, o pior lugar para eles estarem hoje é justamente na terra de Israel, pois é ali que todos os juízos descritos em Mateus 24 irão cair em breve. Então 2/3 da população que estiver ali perecerá, antes que uma pequena parte se converta:

Zac 13:8-9 E acontecerá em toda a terra [está falando da terra de Israel], diz o SENHOR, que as duas partes dela serão extirpadas e expirarão; mas a terceira parte restará nela. E farei passar essa terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro; ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O SENHOR é meu Deus.

Uma outra possibilidade para se interpretar "geração" em Mateus 24 é que Jesus estivesse se referindo à geração que observasse todas as coisas descritas neste capítulo, que fala diretamente do tempo da grande tribulação. Então seriam as próprias pessoas que passariam pela grande tribulação, ou seja, os mesmos, entre mortos e sobreviventes, que Zacarias descreve no versículo acima.

Existe também a possibilidade de estar se referindo ao povo judeu, que não deveria desaparecer, já que no grego a palavra "geração" ali é "genea" que pode ter também o sentido de família, raça ou nação. Então a ideia seria que essa mesma raça ou geração de judeus incrédulos existiria quando caíssem esses juízos sobre o mundo durante a grande tribulação que precede a vinda de Cristo para reinar.

Talvez esta seja a interpretação mais correta, pois é provável que não exista no planeta um povo mais persistente em rejeitar a Cristo do que os judeus, que tiveram todas as chances de recebê-lo como Messias e mesmo assim o crucificaram. Também é difícil encontrar um povo com uma identidade tão marcante e que esteja todos os dias nas páginas dos jornais, como é o judeu. É como se Deus estivesse o tempo todo nos lembrando: "Eu não disse que eles seriam assim até o fim?".

Os versículos abaixo confirmam isso:

Deu 32:5  "Corromperam-se contra ele; não são seus filhos, mas a sua mancha; GERAÇÃO PERVERSA E DISTORCIDA É.... deixou a Deus, que o fez, e desprezou a Rocha da sua salvação. Com deuses estranhos o provocaram a zelos; com abominações o irritaram. Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; aos deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, aos quais não temeram vossos pais. Esqueceste-te da Rocha que te gerou; e em esquecimento puseste o Deus que te formou; O que vendo o SENHOR, os desprezou, por ter sido provocado à ira contra seus filhos e suas filhas; E disse: Esconderei o meu rosto deles, verei qual será o seu fim; PORQUE SÃO GERAÇÃO PERVERSA, filhos em quem não há lealdade.

Mais sobre o assunto aqui:
http://www.respondi.com.br/2006/05/o-que-voc-pensa-dos-judeus.html
http://www.respondi.com.br/2009/03/mateus-24-marcos-13-e-lucas-21-ja.html
http://www.respondi.com.br/2010/07/quem-sao-as-gravidas-e-as-que-amamentam.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/mateus-2440-41-fala-do-arrebatamento.html
http://www.respondi.com.br/2009/03/os-eleitos-ou-escolhidos-de-mt-2431-sao.html
http://www.respondi.com.br/2007/01/que-vinda-de-cristo-se-refere-mateus.html
http://www.respondi.com.br/2005/07/o-evangelho-ser-pregado-em-todo-o.html
http://www.respondi.com.br/2009/03/profecia-perguntas-e-respostas.html
http://www.respondi.com.br/2010/06/com-quem-esta-razao-judeus-ou.html
http://www.respondi.com.br/2010/06/os-atuais-palestinos-sao-os-filisteus.html

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça