fonte

Eu e meu namorado podemos ter uma vida intima?



https://youtu.be/nCDb9Jy0Vnw

Não sei se entendi direito, mas você parece ter dito que vocês são cristãos convertidos e há algum tempo eram bastante preocupados com a santidade prática, tanto no que se refere à pornografia, como em questões de intimidade e também do cuidado com o vestir. Certamente esse cuidado não é errado, a menos que se torne doentio.
Então você diz que chegaram à conclusão de que deviam iniciar uma "vida íntima" depois de lerem alguns autores evangélicos. Segundo você, a conclusão a que chegaram é que "fornicação" significa "ficar", ou seja, fazer sexo sem compromisso, o que não seria o caso de vocês. Pelo que pude ver, todos os argumentos que escreveu são baseados no que você pensa, acha ou pesquisou de "autores evangélicos".

Eu pergunto: onde está o Espírito Santo em tudo isso? Onde está a Palavra de Deus? Será que por "vida íntima" você quis dizer que começaram a ter relações sexuais? Se é isso, então estão sim vivendo em fornicação, ao menos segundo o conceito bíblico da palavra, pois não estão casados.

Meu conselho: busquem a Palavra de Deus e a direção do Espírito Santo em tudo. Fujam do pecado. A palavra de Deus diz que nossa luta não é contra a carne, portanto não tentem dominar a carne, simplesmente fujam do pecado e de tudo o que possa levá-los a pecar (vocês saberão discernir o que os leva a pecar).

Não é o equilíbrio que devem buscar, mas a santidade. Não o legalismo, que é tentar seguir regras de conduta, mas a direção do Espírito, lembrando que o Espírito nunca nos dirige em coisa alguma que seja contrária à Sua Palavra.

Vou ser muito sincero e você certamente não irá gostar do que vou dizer. Os dois autores evangélicos cujos textos você enviou escrevem o que as pessoas querem ouvir. Baseio-me no que li dos artigos e da maneira como eles distorcem a Palavra de Deus e transformam a graça de Deus em dissolução.

Jud 1:4 Porque se introduziram furtivamente certos homens, que já desde há muito estavam destinados para este juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de nosso Deus, e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.

Veja outras versões para o mesmo versículo:

(ARCA) Porque se introduziram alguns, que já antes estavam ordenados para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em luxúria a graça de Deus...

(CNBB) É que se insinuaram certas pessoas, das quais desde há muito estava escrito o seguinte juízo: ímpios que abusam da graça do nosso Deus para a devassidão...

(NVI) Pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês. Estes são ímpios, e transformam a graça de nosso Deus em libertinagem...

(PAST) De fato, infiltraram-se no meio de vocês alguns indivíduos que, desde há muito, estão inscritos para o julgamento. Eles são uns ímpios, que convertem a graça de nosso Deus em pretexto para a libertinagem...

Esse tipo de procedimento não é novidade e costumava ser adotado pelos falsos profetas do Antigo Testamento:

2Cr 18:12 E o mensageiro, que foi chamar a Micaías, falou-lhe, dizendo: Eis que as palavras dos profetas, a uma voz, predizem coisas boas para o rei; seja, pois, também a tua palavra como a de um deles, e fala o que é bom.

Jer 23:16 Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR.

Será que você busca o que diz a Palavra de Deus acerca do assunto ou quer apenas encontrar alguém que concorde? Você se justifica dizendo que "nunca nos traímos fisicamente falando", mas isso não muda nada. Se eu pratico algo errado, as coisas certas que pratico dentro de um modo de vida errado não o transformam em certo.

Você diz que acredita estar casada, com base no relacionamento sexual que vocês mantêm, mas eu pergunto: Você pode realmente afirmar que está casada? O que torna o seu relacionamento diferente do de um casal que acaba de ir para a cama pela primeira vez? Em que momento desde a primeira vez de vocês você passou a acreditar que estava casada? No calor de sua paixão o casal troca juras de amor eterno, mas existe realmente um compromisso diante de Deus e dos homens? Um matrimônio é um compromisso público.

Quando você diz "não sinto acusação em minha consciência", penso que isso só torna as coisas piores, pois o fato de você escrever para mim pedindo orientação demonstra que não está tudo tão bem assim. Por que você iria se dar ao trabalho de me escrever e expor como é seu relacionamento com o namorado se tem tanta certeza de estar fazendo a vontade de Deus. Ou será que apenas buscava mais um "autor evangélico" como os que citou para aumentar um pouco o número dos que são a favor de seu modo de pensar e sentir mais segurança? Nossas consciências podem ser cauterizadas quando teimamos em fazer a própria vontade.

Você alega que se tivessem condições financeiras e estivessem profissionalmente estáveis então cuidariam de regularizar sua situação para o status de casados, mas 99% da população casada do planeta não tinha 100% de condições de se casarem, e mesmo assim tomaram um compromisso público e diante de Deus e dos homens.

O fato do casamento no cartório não ser citado na Bíblia não é um argumento válido. O Senhor esteve em Caná em um casamento, um evento público de comprometimento entre um casal, com testemunhas e tudo mais. Isso é entendido como um casamento na Bíblia e em qualquer cultura.

Achar que vivemos em uma época diferente e certas coisas podem ser feitas de modo diferente é um argumento perigoso para o cristão. Se nos deixarmos levar pelos costumes da época, então precisamos desconsiderar também o que a Bíblia diz sobre o aborto, o homossexualismo e o sexo descompromissados. Afinal, estas coisas já se tornaram bastante aceitas na sociedade moderna.

Você alega também que "seria muita maldade suprimir um amor erótico justamente na fase da vida quando este é mais intenso no ser humano". O que a Bíblia diz sobre esta afirmação? 2Tm 2:22 "Foge também das paixões da mocidade". Acho que não preciso explicar que paixões são essas.

Ao contrário do que você diz, os artigos desses "autores evangélicos" que enviou não são "embasados na Bíblia de forma crítica e sincera por estudiosos cristãos". A verdade é que não passam de psicologia barata e cultura moderna, além de escreverem aquilo que é o desejo natural da carne. São um aval à libertinagem. Será que já falei sobre os falsos profetas da antiguidade que profetizavam aquilo que o povo queria ouvir? Sim, acho que já mencionei isso.

Se vocês se propõem a viver juntos para sempre e a assumir essa situação diante de Deus e dos homens, por que não passam em um cartório e regularizam esse compromisso? Não custa caro e há até casamentos gratuitos. "O novo código estabelece que todas as custas do casamento são gratuitas para as pessoas que se declararem pobres".

Leia mais sobre o assunto aqui:

http://www.stories.org.br/textos/psn.html

TENTAÇÕES
http://www.respondi.com.br/2005/05/como-enfrentar-as-tentaes.html
http://www.respondi.com.br/2010/07/como-um-cristao-pode-viver-solteiro.html
http://www.respondi.com.br/2008/12/como-evitar-masturbacao.html
http://www.respondi.com.br/2010/05/como-jesus-reagia-as-tentacoes.html
http://www.respondi.com.br/2010/02/como-desenvolver-o-fruto-do-espirito.html
http://www.respondi.com.br/2007/12/como-evitar-ser-tentado.html

SEXO
http://www.respondi.com.br/2009/03/por-que-o-sexo-nao-pode-vir-antes-do.html
http://www.respondi.com.br/2008/10/sexo-antes-do-casamento-me-faz-perder.html
http://www.respondi.com.br/2009/02/fiquei-vulneravel-demonios-por-ter-sido.html
http://www.respondi.com.br/2007/08/os-costumes-citados-em-corntios-valem.html
http://www.respondi.com.br/2007/02/o-que-deus-no-uniu-o-homem-pode-separar.html

CASAMENTO
http://www.respondi.com.br/2005/06/posso-me-casar-com-uma-incrdula.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/quem-deve-celebrar-o-casamento.html
http://www.respondi.com.br/2008/03/viver-com-alguem-e-fornicacao.html
http://www.respondi.com.br/2009/06/posso-participar-de-um-ritual-de.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/bblia-condena-o-sexo-antes-do.html
http://www.respondi.com.br/2008/10/sexo-antes-do-casamento-me-faz-perder.html

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça