fonte

Posso usar roupas sensuais?



https://youtu.be/fyfF58NvEEM

Em meus treinamentos de oratória costumo ensinar as diferentes reações à comunicação em homens e mulheres, considerando também a linguagem corporal. Seus movimentos, sua roupa, seus adereços, cores da roupa, tudo comunica. Por isso costumo brincar dizendo que se você quiser parecer inteligente numa entrevista de emprego, vista-se de azul.

Nesses treinamentos mostrar duas fotos, uma de um decote feminino bem ousado adornado por um enorme colar de pedras preciosas. Outro do colarinho engravatado de um homem. A explicação que qualquer pessoa que estude comportamento consegue enxergar é que, na natureza, o papel da mulher é criar atração do sexo oposto visando procriar e alimentar a prole, enquanto o do homem é o de proteger.

O pescoço é a parte mais vulnerável de um ser humano, por ser a parte do corpo pela qual é possível matar alguém sem armas, só usando as mãos. Como que por instinto a mulher expõe sua vulnerabilidade como meio de atração, e a acentua usando um colar chamativo, pois colares, brincos e pulseiras atraem a atenção para a parte do corpo que adornam. O homem, por sua vez, deixa claro que protege sua vulnerabilidade com um colarinho bem fechado amarrado por uma gravata, que nada mais é que um símbolo fálico.


Sem entrar nos detalhes dos feromônios, todos sabemos que homens são atraídos visualmente, enquanto mulheres são atraídas pelo som (da voz). A única parcela de atração visual existente numa mulher é aquela pontinha de inveja pela roupa nova da amiga, algo não muito comum em homens. Eles não ligam muito para a roupa do amigo, mas naturalmente admiram o que imaginam existir debaixo da roupa da amiga.

Geralmente mulheres se vestem bem por gostarem de se admirar no espelho. Será que você nunca observou meninas que caminham pela calçada olhando para seu reflexo nos vidros laterais dos carros estacionados? Homens também olham, porém mais interessados nos carros ou em mulheres dentro deles.

As mulheres também gostam de ser admiradas por outras mulheres, além de homens, obviamente. Mas não pense que o homem fica interessado na roupa da mulher, como outra mulher ficaria de outra mulher. Já viu um homem perguntar a outro homem onde comprou aquela camisa? Pois é. Mas você já viu uma mulher perguntar à outra onde comprou a blusa, a saia, a calça, a bolsa, o cinto, o sapato, a maquiagem...

Mulheres bem vestidas despertam a apreciação (ou inveja) de outras mulheres, independente se estão expondo muita ou pouca pele. Já o homem vê a mulher de uma perspectiva totalmente diferente, e isso é para ele resultado de uma reação natural. Considerando o que se passa na mente masculina, seria esse o tipo de admiração que uma mulher cristã buscaria ao ousar no decote ou no recorte da saia?

Quando uma mulher percebe que atraiu a atenção de algum homem, talvez ela não faça ideia da razão e da intenção dele, pois sua mente funciona de modo diferente. Muitas mulheres cristãs que ignoram isso não imaginam o gatilho que acionam na mente dos homens quando se vestem de maneira sensual e provocante.

Por isso, se você for uma mulher cristã, não peço que entenda o que se passa na mente masculina, pois não irá conseguir, do mesmo modo como um homem não é capaz de entender os mistérios da mente feminina. Mas considere que existirá sim essa reação na mente masculina quando você decidir ousar na sensualidade do vestir. A Palavra de Deus nos exorta a "não pôr tropeço ou escândalo ao irmão." (Rm 14:13).

Não estou dizendo com isso que uma mulher só seja sensual quando está seminua. Não é isso. Numa praia cheia de bikinis eu já vi os olhares masculinos serem atraídos por uma babá de blusa e saia cuidando de uma criança. A sensualidade nem sempre está na falta de roupa mas no excesso de imaginação. Por isso a icônica cena de Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, vestidos literalmente dos pés à cabeça no final do filme Casablanca esbanja sensualidade. Aprenda de uma vez por todas que ser sensual não significa necessariamente ser vulgar, e sim ser capaz de afetar os sentidos.


Por isso na Bíblia você encontra pessoas sensuais citadas em Judas 1:18-19. São os "escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito.". Ou seja, pessoas que são movidas apenas pelos instintos naturais, como os animais, e não são controladas pelo Espírito. Mas nós, como cristãos, vivemos imersos numa sopa de reações carnais e espirituais, pois continuamos e nossa natureza carnal, porém possuindo uma nova natureza vinda de Deus.

Considerando que enquanto não ressuscitarmos teremos de lidar também com as inclinações naturais de nosso corpo, é importante entender que homens são visuais e instintivamente voltados à procriação, por isso não perguntarão onde a mulher comprou a blusa ou a saia, mas ficarão excitados só de imaginar até onde vai aquela pele da qual acabam de receber uma amostra grátis pelo decote da blusa ou corte da saia.

Antes que você ache que pensar desta maneira não é correto para um homem cristão, entenda que reações do corpo humano saudável, como raiva, tristeza, medo etc. são desencadeadas até involuntariamente. Nosso corpo é uma eficaz fábrica de hormônios que são produzidos ao mais leve toque de um gatilho sensorial, e para isso temos os cinco sentidos e uma imaginação que não está limitada a eles. Duvido que você sorria ao ser fechado no trânsito, ou sinta uma pontada de prazer ao se lembrar de seu tratamento dentário.

Quando em Efésios 4:26 você lê "irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira" isso mostra que um crente pode ter o sentimento de ira (não seria uma pessoa normal se não tivesse), mas deve controlá-lo. Nunca me esqueço de um irmão mais velho, agora já na presença do Senhor, quando visitou o Brasil na companhia de um bem mais jovem. Quando uma mulher vestida de modo provocante passou por nós, o mais velho grudou os olhos nela, e o jovem comentou: "Que é isso, irmão, olhando para a moça!". A resposta foi: "Eu estou velho mas não estou morto". Isso resume tudo.

Então aqui entra a responsabilidade das irmãs neste sentido. Bruce Anstey escreve: "Minha cunhada costumava dizer: 'Você é comprada por aqueles para quem você se 'anuncia'!' Se você se 'produzir' toda de uma forma mundana, você vai atrair um rapaz mundano. Se se vestir de forma provocativa e sem modéstia, você vai atrair a carne de um homem e um homem carnal será aquele que irá se aproximar de você. Querida irmã, é isso que você quer? Não, você quer um marido que tenha alguma profundidade espiritual, um homem a quem você possa olhar com respeito."

Ao dizer isso corro o risco de ser taxado de "machista" por alguma "feminista" pouco informada, pois não fui eu quem inventou isso. Qualquer profissional de saúde sabe que é assim que funcionam s mentes do homem e da mulher, como é possível ver no infográfico com o título de "Cérebros apaixonados" publicado em um site de notícias.

Ele mostra o que também costumo falar em meus treinamentos de comunicação, ou seja, as relações entre homem e mulher na sociedade são como um jogo de atração e repulsa. Assim como fazem as flores e os animais, usamos roupas, cores, gestos e cheiros para atrair polinizadores ou repelir predadores, visando a procriação e autodefesa.

O olhar do macho busca por uma fêmea de quadris largos para procriar e seios fartos para alimentar. O olhar da fêmea tem seu foco na força e preparo físico que lhe dê proteção. Para o macho o aspecto exterior é o que desperta sua atenção e coloca a panela de hormônios no fogo. A fêmea é atraída pelo tom de voz de uma boa conversa. E não adianta você dizer que com você não é assim, porque tudo isso é instintivo como o bater do coração, que bate mesmo que você não diga para ele fazer isso.

Este é um assunto difícil de explicar a uma mulher que não tem as mesmas reações fisiológicas que são disparadas na mente masculina apenas pelo olhar. Para se ter uma ideia de como a excitação, que é uma reação em grande parte involuntária, ocorre na mente masculina, pense numa banda. Sabe o que acontece com os músicos da ala dos metais (corneta, pistom, trombone, tuba, clarineta etc.) se você marchar ao lado deles lambendo um limão? Os bocais dos instrumentos logo ficarão entupidos de saliva. No caso do homem que vê uma mulher vestida de modo sensual a salivação é apenas uma das reações possíveis. Então quando ouvir um homem falar que está babando por uma mulher, acredite.

“Como joia de ouro em focinho de porco, assim é a mulher formosa que não tem discrição.” Provérbios 11:22

https://manjarcelestial.blogspot.com/2018/08/companheirismo-no-namoro-e-no-casamento.html

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça