As ideias aqui não são originalmente minhas, mas são fruto do que tenho aprendido da Palavra de Deus fora dos sistemas denominacionais com irmãos congregados ao nome do Senhor e também com autores de outras épocas que congregavam assim, como J. G. Bellett, C. H. Brown, J. N. Darby, E. Dennett, W. W. Fereday, J. L. Harris, W. Kelly, C. H. Mackintosh, A. Miller, F. G. Patterson, A. J. Pollock, H. L. Rossier, H. Smith, C. Stanley, W. Trotter, G. V. Wigram e muitos outros. Uma lista completa em inglês você encontra neste link.
ATENÇÃO: POR FALTA DE TEMPO SÓ RESPONDEREI PERGUNTAS INÉDITAS. NÃO RESPONDO NO WHATSAPP.
PESQUISE assunto +mario persona NO GOOGLE PARA VER SE JÁ EXISTE RESPOSTA.

Consegue ver a luz que aparece no meu batismo?



https://youtu.be/6AEOCE90odY

Depois de insistir em falar comigo pelo WhatsApp, ao que respondi que só usa o aplicativo para negócios, você mesmo assim continuou insistindo e enviou uma foto de seu batismo num lago, no qual aparece um brilho de luz sobre sua cabeça enquanto ainda está na água. Segundo você, aquilo teria sido uma manifestação espiritual, um sinal do céu, acompanhado de curas e milagres.

Sugeri que não compartilhasse essas coisas pois só aumentam a superstição de pessoas supersticiosas e faz os ímpios zombarem ainda mais do evangelho. Essas esferas de luz acontecem pelo efeito da luz solar ou de alguma lâmpada ou reflexo na lente da câmera. No meu celular tem até um aplicativo que cria esse efeito se eu quiser.

Se eu publicar sua foto na Web dizendo que foi um sinal do céu vai ter muita gente crédula como você acreditando nisso, e amanhã vão começar romarias à minha casa e talvez eu até receba propostas de construir aqui uma catedral, escrever um livro, vender imagens etc. Mas o crente (que tem discernimento) vive por fé, não por vista. "Porque andamos por fé, e não por vista" (2 Co 5:7). "Disse-lhe Jesus: Porque me viste, Tomé, creste; bem-aventurados os que não viram e creram." (Jo 20:29).

Se quiser levar pessoas a Cristo fale a elas o puro evangelho da graça, e não perca seu tempo tentando convencê-las de que efeitos luminosos de câmeras fotográficas sejam sinais vindos de Deus. Satanás está preparando toda uma geração crédula e sem noção para receber o homem que fará grandes sinais e você certamente sabe quem é. "Também opera grandes sinais, de maneira que até fogo do céu faz descer à terra, diante dos homens... Seduz os que habitam sobre a terra por causa dos sinais que lhe foi dado executar" (Ap 13:13-14).

E da próxima vez, antes de comentar "Impressionante a sua educação", como comentou em sua resposta em tom de escárnio, procure conhecer a pessoa com quem está se correspondendo. Pode ser que ela esteja ocupada demais para responder e não ter tempo para perder com supostas visões que nada mais são do que carnalidade, como diz a Palavra: "Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, BASEANDO-SE EM VISÕES, enfatuado, sem motivo algum, NA SUA MENTE CARNAL." (Cl 2:18).

Outro dia alguém me enviou um vídeo de um batismo numa represa e, quando as pessoas saíam da água ondas começaram a se formar enquanto todos gritavam "Aleluia!", "Milagre!" etc. Mais munição para os incrédulos atirarem contra a ignorância de certos crentes que não conhecem como funciona uma represa, que é um sistema fechado de grandes proporções.

Um barco que tenha passado na parte mais funda criará ondas imperceptíveis que chegarão à margem bem mais tarde, e ao encontrarem uma lâmina de água mais fina se levantarão. O processo é o mesmo de um tsunami, que pode acontecer bem próximo de um barco na parte profunda do oceano e só virar uma montanha de água ao chegar à margem. Em represas existe também o efeito do rebate, quando as ondas de um barco refletem numa margem e depois se dirigem a outra e assim por diante até perderem sua energia.

Pessoas que não se satisfazem com Cristo ficam correndo atrás de sinais. Por isso o evangelicalismo hoje mais parece um catolicismo de Aparecida do Norte, com suas lojas cheias de quinquilharias e pessoas subindo escadas de joelhos em busca de alguma "bênção", do que com o genuíno evangelho que prega a salvação por fé, e não por vista.

Contente-se com Cristo. Ou será que você não está satisfeito com ele? Você acha que quando estiver no céu vai precisar de sinais? É claro que  não, e posso lhe garantir que aqui é bem possível viver feliz sem eles, pois os que vemos na Bíblia foram geralmente dados por Deus para convencer pessoas ainda na sua incredulidade. Então viva aqui como irá viver no céu, satisfeito com a contemplação da Pessoa bendita de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Procure falar de Cristo para as pessoas, e não de luzes e outras coisas que o diabo também é capaz de produzir. Ele é anjo de luz, sabia? Mas essa da foto nem isso é, e sim um simples e puro efeito de lentes. Não é compartilhando fotos de batismo com efeitos de luz que você irá levar pessoas a Cristo. Só vai criar mais crédulos, como os que acham que viram Jesus ou Maria numa mancha de mofo na parede.

Por favor, não me enxergue como inimigo. Eu apenas quero ajudar você a ter discernimento suficiente para não passar vergonha quando compartilhar isso com outras pessoas. Pessoas esclarecidas irão rir de você por saberem o que significa esse efeito. Em fotografia isso se chama "Efeito Bokeh", que são as bolas de luz e brilho que surgem naturalmente na foto ou são criadas na edição. Eu mesmo consigo fazer isso com os efeitos disponíveis em meu celular, e a foto nada tem de espiritual ou milagrosa. Mas com um pouquinho de pose dá até para enganar, você não acha?

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Mais acessadas da semana