fonte

A Biblia errou ao dizer que o Sol parou?



https://youtu.be/C-2ksn9f26I

Você pergunta se a Bíblia errou ao falar que, nos dias de Josué, o sol teria parado, e diz isso considerando que hoje sabemos que o sol não gira em torno da Terra, e sim o contrário, e portanto não há como o sol ter parado em sua órbita. Você diz ainda que crê na Bíblia como Palavra de Deus inerrante e infalível, mas queria entender esse momento da história de Israel.

Segundo você, um pastor disse que Deus permitiu que fosse registrado assim porque Josué viveu em uma época quando a ciência ainda não estava avançada nesse sentido, então ficaria sem sentido dizer que a Terra parou, portanto o mais lógico seria dizer que foi o sol que parou. Outros dizem que se a Bíblia fosse inspirada por Deus, não faria sentido descrever isso de forma errada. Então qual seria a explicação? A passagem é esta:

"Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom. E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro. E não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, ouvindo o Senhor assim a voz de um homem; porque o Senhor pelejava por Israel." (Js 10:12-14)

Primeiro, aquilo foi um milagre, como também foi quando o sol voltou atrás no relógio de sol de Ezequias. Afinal, para a sombra voltar dez graus isso significava que o sol havia recuado em sua rota na abóbada celeste, não é mesmo?

"E Ezequias disse a Isaías: Qual é o sinal de que o Senhor me sarará, e de que ao terceiro dia subirei à casa do Senhor? Disse Isaías: Isto te será sinal, da parte do SENHOR, de que o Senhor cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus, ou voltará dez graus atrás? Então disse Ezequias: É fácil que a sombra decline dez graus; não seja assim, mas volte a sombra dez graus atrás. Então o profeta Isaías clamou ao Senhor; e fez voltar a sombra dez graus atrás, pelos graus que tinha declinado no relógio de sol de Acaz." (2 Rs 20:8-11).

Mas entendo que sua dúvida não é da possibilidade de o Senhor ser capaz de parar ou dar marcha-à-ré no sol, e sim na forma como isso foi descrito na Bíblia, como se fosse o Sol que girasse em torno da Terra (e assim parado ou voltado), e não a Terra que girasse em torno do Sol, como aprendemos nas aulas de ciência. A verdade é que o autor das duas passagens, de Josué e 2 Reis não errou. O Sol parou em um caso e a sombra voltou em outro.

Entenda que é tudo uma questão de perspectiva e a Bíblia é escrita para quem enxerga as coisas da perspectiva da terra. Se ela fosse escrita por alguém morando em outra galáxia teria adotado um ponto de observação diferente.

Dizemos o sol nasceu ou subiu, o sol se pôs, desceu, ou sumiu atrás do horizonte, que o sol está saindo detrás do horizonte etc. Não tem nada a ver com ciência, mas a relação entre as coisas e o observador. Para quem está na Terra, o sol é que gira em redor. Para quem observa de um ponto fixo no espaço (se é que alguém possa considerar que alguma coisa é fixa) o sol fica parado e a Terra gira em redor. Mas isso também é relativo, porque o sol não fica parado, ele está girando também em relação a outras estrelas. Tudo no Universo está em movimento em um sem número de órbitas.

Quer ver como é tudo uma questão de perspectiva e relatividade? Se você está viajando num carro a 120 km por hora e uma mosca, que estava quietinha no fundo do carro, decide voar em direção ao painel passando por você a 5 km por hora, a que velocidade essa mosca estava voando? A resposta é que depende. De seu ponto de vista ela voava a 5 km por hora, mas do ponto de vista do guarda rodoviário parado no acostamento a mosca passou por ele a 125 km por hora, portanto ele poderia multar a mosca por excesso de velocidade.

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça