fonte

Pode me indicar uma igreja para eu congregar?



https://youtu.be/cRUzuOTckpw

Eu não poderia, de sã consciência, lhe indicar alguma "igreja" (se estiver falando no sentido denominacional) porque eu mesmo não pertenço a nenhuma denominação.

Há uns 30 anos Deus começou a me mostrar o erro que é congregar em uma denominação e então me separei dos sistemas religiosos para estar congregado somente ao nome do Senhor em comunhão com irmãos em todo o mundo que também estão congregados assim. Nas reuniões aprendemos da Palavra de Deus, apresentamos nossas necessidades em oração e lembramos a morte do Senhor em sua ceia a cada dia do Senhor. Considerando que hoje existem muitos grupos reunindo assim, é importante verificar a origem de cada um, pois muitos surgiram de divisões causadas por homens.

No Brasil há reuniões assim há quase quarenta anos, mas em outras partes do mundo isso é muito mais antigo. Conheço irmãos e irmãs já idosos cujos avós já se congregavam somente ao nome do Senhor. Existe sim um intercâmbio entre as assembleias, irmãos que se visitam etc. mas não existe nenhum "organismo" central ou organização por detrás disso, e muito menos qualquer tipo de clero ou ordenação humana de "pastores". Afinal, se o Espírito Santo é suficiente, por que acharmos que Ele não pode designar e preparar quem Ele deseja para a obra de Deus?

Se tiver facilidade com o inglês, poderá ler muita coisa escrita por irmãos congregados somente ao nome do Senhor no século 19 em www.stempublishing.com (se quiser facilitar cole a url no Google Translator).

No passado havia muita gente congregada assim, mas como sempre aconteceu na história da igreja, ocorreram muitas divisões e hoje há poucas assembleias de irmãos reunidos assim no mundo todo, e não são muitas no Brasil. A maioria quase que literalmente "dois ou três", reunindo-se em casas ou pequenos salões.

Estou congregado em Limeira, SP. No Brasil, além de Limeira (onde moro), existem irmãos reunidos assim em Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza e Juazeiro do Norte (CE), Brasília (DF), São Luís dos Montes Belos (GO), Campo Grande (MS), Belo Horizonte, Montes Claros, Timóteo e Uberaba (MG), Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá, Palotina e Toledo (PR), Caruaru, Recife, Petrolândia e Petrolina (PE), Teresina (PI), Rio de Janeiro (RJ), Ametista do Sul, Candiota, Canoas, Esteio, Marmeleiro, Novo Hamburgo, Três Coroas e Porto Alegre (RS), Araranguá, Florianópolis, Maravilha e Joinville (SC), Campinas, Ibitinga, Ipuã, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Piraju, Ribeirão Preto, São Paulo, Sertãozinho, Taubaté e Urânia (SP), Aracaju (SE). Há ainda irmãos sozinhos em outras cidades que costumam se reunir quando visitam alguma localidade onde há uma assembleia ou são visitados.

Há também irmãos que têm demonstrado interesse em se congregar e no momento encontram-se no processo de conhecerem os irmãos (e serem conhecidos). Em julho tivemos uma conferência em Limeira, algo que costumamos fazer uma vez por ano, e recebemos irmãos de vários lugares, inclusive alguns que entraram em contato recentemente e estão buscando comunhão. Em janeiro há outra em Florianópolis.

Não são muitos os que se dispõem a sair do sistema religioso para se reunirem somente ao nome de Jesus, pois não há muitos atrativos para a carne. Sem grandes oradores, corais, bandas, festas e tantas outras coisas que o mundo religioso oferece, ficamos só com Jesus, o que obviamente é tudo, mas não para os desejos humanos.

É interessante ler o seguinte:

A mesa do Senhor: http://www.stories.org.br/doze5.html
A ceia do Senhor: http://www.stories.org.br/doze6.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/onde-celebrar-ceia-do-senhor.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/como-celebrar-ceia-do-senhor.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/o-que-significa-mesa-do-senhor.html

Se quiser ouvir gravações de reuniões, visite este link: http://www.conferenciasbiblicas.com.br/conferencias/ Anualmente os irmãos de Limeira e Florianópolis promovem conferências, que são reuniões especiais de 2 dias (um final de semana). Tem um irmão de São Paulo que grava e publica neste link.

Creio que irá se interessar por estes dois assuntos:
http://www.respondi.com.br/2005/06/errado-deixar-de-congregar.html
http://www.respondi.com.br/2010/11/como-congregar-ao-nome-do-senhor.html

Os links abaixo também ajudarão a entender alguns aspectos relacionados a estar congregado somente ao nome do Senhor:

IGREJA
http://respondi.blogspot.com/2005/05/por-que-h-tantas-denominaes.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/em-que-templo-devo-adorar.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/o-que-significa-mesa-do-senhor.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/como-celebrar-ceia-do-senhor.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/onde-celebrar-ceia-do-senhor.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/o-que-significa-palavra-igreja.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/o-que-significa-reunir-se-ao-nome-do.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/qual-o-verdadeiro-lugar-de-adorao.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/quem-deve-liderar-nas-reunies-da.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/devemos-usar-instrumentos-musicais-na.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/voc-j-pertenceu-alguma-denominao.html
http://respondi.blogspot.com/2005/05/possvel-congregar-com-desprendimento.html
http://respondi.blogspot.com/2005/06/qual-hierarquia-na-igreja.html
http://respondi.blogspot.com/2005/06/devemos-obedecer-aos-pastores.html
http://respondi.blogspot.com/2005/06/o-que-significa-o-arraial-de-hebreus.html
http://respondi.blogspot.com/2005/06/como-deve-ser-o-clero-na-igreja.html
http://www.stories.org.br/textos/qde.html
http://www.stories.org.br/textos/principios.html
http://www.stories.org.br/gather_p.html
http://www.stories.org.br/textos/vpp.html

CLERO
http://www.respondi.com.br/2008/09/devemos-obedecer-autoridade-humana-na.html
http://www.respondi.com.br/2008/02/devo-fazer-um-curso-de-teologia.html
http://www.respondi.com.br/2007/02/um-ministro-ordenado-por-um-presbitrio.html
http://www.respondi.com.br/2007/01/quem-pode-ser-chamado-de-bispo.html
http://www.respondi.com.br/2007/01/como-saber-se-um-apstolo-genuno.html
http://www.respondi.com.br/2007/01/como-saber-se-uma-igreja-reconhece-o.html
http://www.respondi.com.br/2006/08/obedincia-aos-pastores-incondicional.html
http://www.respondi.com.br/2005/07/com-que-autoridade-bblica-perguntas.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/o-que-um-clrigo.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/como-deve-ser-o-clero-na-igreja.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/qual-hierarquia-na-igreja.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/devemos-obedecer-aos-pastores.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/errado-deixar-de-congregar.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/como-os-dons-se-manifestam-na-igreja.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/quem-deve-liderar-nas-reunies-da.html

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)

Nunca compartilharemos seu email com terceiros.

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça