fonte

Em que momento o ser humano recebe espírito, alma e corpo?



https://youtu.be/sP4hQB0i8mk

Você pergunta em que momento de sua existência o ser humano recebe espírito, alma e corpo, e também se nossa consciência já existia em algum antes de virmos ao mundo. A resposta é que somos gerados espírito, alma e corpo no momento da concepção. Um embrião é espírito, alma e corpo, e se não fosse assim o Espírito Santo nunca teria se referido a Jesus no ventre de Maria como um Ser, cuja existência foi prevista pelo profeta Isaías como uma existência em duas etapas: dentro e fora do ventre: "Eis que a virgem [1] conceberá, e [2]dará à luz um filho" (Is 7:14). Foi concebido? Então já é um ser humano.

É um erro achar que poderíamos existir como um ser integral tendo apenas espírito e alma. É certo que a morte nos coloca numa condição de separação entre o corpo, que é sepultado, e o espírito e alma, que ficam numa condição chamada hades. Mas isso é um estado transitório. Apesar de o salvo já poder desfrutar da presença de Cristo no Paraíso, como Jesus prometeu ao malfeitor convertido na cruz, a obra ainda não estaria completa sem o corpo, caso contrário não haveria necessidade da ressurreição, pois de qualquer modo os que partiram para estar com Cristo já estariam desfrutando da presença dele no céu. Mas não é assim.

Deus considera como integral o ser humano formado por espírito, alma e corpo. Lembre-se de que quando Adão foi criado Deus fez primeiro o corpo de barro para depois soprar vida nele, e então aquele corpo passou a ter um espírito e ser alma vivente. Mas este exemplo não se aplica a nós hoje, porque não fomos feitos de barro. O início de nossa existência se deu no ventre, com um corpo material, mesmo que apenas um punhado de células, porém já desfrutando de vida, portanto tendo espírito e alma dentro de si.

Nossa consciência não estava em nenhum lugar antes de nosso corpo ser formado, porque nem consciência tínhamos, pois não existíamos. Pensar diferente é abraçar filosofias orientais, como a que ensina a reencarnação e a pré-existência do ser humano. O único com pré-existência é Jesus, por ser Deus. Neste caso ele já existia eternamente antes de se fazer carne e habitar no mundo.

Mas volto a insistir que Deus considera o ser humano um ser integral formado por espírito, alma e corpo, e pode se referir a cada uma dessas partes como representativa do ser humano com um todo. Por exemplo, a Palavra de Deus identifica o corpo morto de Estêvão como sendo o próprio Estêvão que estava sendo sepultado, embora saibamos que naquele momento espírito e alma já estavam no céu com Cristo.

"E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu... E uns homens piedosos FORAM ENTERRAR ESTÊVÃO, e fizeram sobre ele grande pranto." (At 7:59-60, 8:2).

Isso responde também à pergunta que alguns fazem indagando a razão de precisarmos ser transformados ou ressuscitados se já estaremos com Jesus assim que partirmos daqui. A resposta é que faltaria nosso corpo tangível, como o que Jesus tem agora no céu como um Homem de carne e ossos.

"E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção." (1 Co 15:49-50). Repare que diz "carne e sangue", e não "carne e ossos" que é como está o corpo ressuscitado de Jesus:

"E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés." (Lc 24:37-40).

Então Paulo continua explicando o que acontecerá com os salvos: "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade." (1 Co 15:49-53).

"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos." (1 Jo 3:2).

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça