fonte

Jesus foi criado no princípio?


https://youtu.be/5yxAvgVEhDg

Jesus nunca foi criado, apesar do que dizem os ensinos das religiões anticristãs como Testemunhas de Jeová, Espíritas e Mórmons.  Sendo Jesus uma Pessoa divina da Trindade, portanto Deus Filho, ele sendo eterno sempre existiu e sempre vai existir. Mas sua dúvida é por termos em João 1:1 "No principio era o Verbo". Existe uma contradição ou algum mistério nisso?
É impossível encontrarmos uma terminologia apropriada para falarmos de uma coisa que tenha acontecido fora do tempo, como é o caso da eternidade. Às vezes usamos a expressão "eternidade passada" para falar das coisas que existiam antes do tempo, mas aí já estamos utilizando o termo "antes" que só existe no tempo e não fora dele.

Qual o mais longe no passado que nossa mente pode alcançar sem ter a capacidade de pensar em termos de um tempo sem tempo? "No princípio" foi o termo escolhido pelo Espírito Santo ao inspirar o apóstolo João para indicar esse  momento eterno. Era como se traçasse uma linha infinita e colocasse um ponto nela dizendo: "Vamos considerar este ponto o princípio do tempo, portanto antes dele é eternidade". Depois colocasse outro ponto mais adiante e dissesse "Este ponto vamos chamar de fim do tempo." Aí teríamos o primeiro ponto olhando para a eternidade passada e o outro olhando para a eternidade futura.

Como você descreveria alguém que já existisse no ponto de partida do tempo? Um ser eterno, pois no principio do tempo, nada ainda existia, já que a matéria precisou do tempo para ser criada. E isso não fui eu quem disse, mas duas personalidades bem conhecidas: Agostinho de Hipona e Albert Einstein. 

Agostinho dizia "Não há dúvida de que o mundo não foi criado no tempo, mas com o tempo", e acerca de Deus, ele dizia: "Teus anos permanecem ao mesmo tempo... Teus anos são um dia, e Teu dia não é como nossa sequência de dias, mas é hoje". Einstein, por sua vez, escreveu: "Supondo que toda matéria desaparecesse do mundo, então, antes da relatividade, acreditava-se que espaço e tempo continuariam a existir em um mundo vazio. Mas, de acordo com a Teoria da Relatividade, se matéria e movimento desaparecessem, já não haveria mais espaço ou tempo".

Pense numa estrada que você procura o começo dela e chega lá, mas dali para frente existe um grande vazio. Ali é o princípio daquilo que o homem consegue entender, então nesse ponto primordial encontramos o Verbo. Lembre-se de que na frase "no princípio era o verbo" o verbo "ser", aqui conjugado como "era" no passado, também pode ser lido como o verbo "estar", o que nos levaria a uma tradução alternativa do grego: "No princípio 'estava' o Verbo...". Você chega no princípio da estrada do tempo que a mente humana consegue alcançar e quem você encontra lá? O Verbo, que já estava lá porque é eterno, existia antes da construção dessa estrada verbal.

No grego "ην" transliterado "en" pode significar tanto "era" como "estava" e se continuar lendo, a mesma palavra grega é usada na continuação do texto, porém como "estava". "No princípio era [no grego 'en'] o Verbo, e o Verbo estava [no grego igualmente 'en'] com Deus, e o Verbo era Deus[mais uma vez a palavra grega "en"]. Ele estava [en] no princípio com Deus." (Jo 1:1-2).

Portanto seria incorreto dizer que Jesus, o Verbo Divino, foi criado no princípio, mas podemos dizer que no princípio do tempo e da matéria ele já estava lá. Fazendo o quê? Criando todas as coisas materiais, oras, pois é o que o texto afirma na sequência: "Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." (Jo 2:3). Se ele é o Criador de todas as coisas, como poderia ter criado a si mesmo? Impossível, não é mesmo? 

Uma passagem em Colossenses corrobora isso e explica que, se não podemos enxergar o Deus invisível, podemos ver sua manifestação visível na Pessoa de Cristo: "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele." (Cl 1:15-17).

Repare que aqui também diz que todas as coisas foram criadas por ele, o que obviamente excetua a Pessoa que criou todas as coisas. Mas aí vem aquele expert das religiões apóstatas e diz: "Ahá! Ele foi criado sim, pois aí diz que ele é o primogênito de toda a criação, e primogênito significa primeiro gerado!". Então neste ponto eu pego lápis e papel para desenhar fazendo as seguintes perguntas:

Depois de Jacó, em Gênesis 27, ter tomado a primogenitura de seu irmão Esaú, que a vendeu em troca de um prato de lentilhas, terá Jacó se tornado primogênito entrando novamente no ventre de sua mãe para nascer primeiro que Esaú e assim ser considerado primogênito? Acho que você entendeu que primogenitura tem mais de um significado, inclusive o de alguém ser o principal. É o caso do atributo de primogênito dado a Davi mesmo não tendo sido ele o primeiro a nascer na família:

"Achei a Davi, meu servo; com santo óleo o ungi... Também o farei meu primogênito mais elevado do que os reis da terra. A minha benignidade lhe conservarei eu para sempre, e a minha aliança lhe será firme, E conservarei para sempre a sua semente, e o seu trono como os dias do céu." (Sl 89?20).

Então aceite por fé que Jesus é o mesmo Jeová do Antigo Testamento que, em conjunto com o Pai e o Espírito Santo, participantes do nome plural ELOHIM, foi responsável pela Criação.

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça