fonte

Salomão edificou o Templo a Satanás?



Em sua mensagem você escreveu: "Salomão, em seu discurso na inauguração do templo que edificou, disse que o "deus" que veio a ele em sonho disse que habitaria nas trevas. Sendo assim teria Salomão edificado o Templo a Satanás?". Na verdade você não perguntou, fui eu quem reescreveu o que escreveu em forma de pergunta porque é ultrajante até a ideia de pensar que alguém afirmaria algo assim. Vamos ao texto bíblico:

"Tendo os sacerdotes saído do santuário, uma nuvem encheu a Casa do Senhor, de tal sorte que os sacerdotes não puderam permanecer ali, para ministrar, por causa da nuvem, porque a glória do Senhor enchera a Casa do Senhor. Então, disse Salomão: O Senhor declarou que habitaria em trevas espessas. Na verdade, edifiquei uma casa para tua morada, lugar para a tua eterna habitação." (1 Rs 8:10-13).

Você deveria parar de dar ouvidos a esses produtores de vídeos sensacionalistas e de teorias conspiratórias que ignoram a Palavra de Deus e negam as verdades mais preciosas do cristianismo. É uma insensatez digna de idiotas dizer que Salomão teria edificado um templo a Satanás. Procure bons autores e comentaristas da Palavra de Deus que jamais teriam a ousadia de dizer tamanha infâmia e blasfêmia para denegrir, não só a Palavra de Deus, mas o próprio Autor da Bíblia. E ore a DEUS para limpar de sua mente esses pensamentos que só podem ter vindo de Satanás, este sim, que habita nas trevas, as mesmas que transbordam do coração do homem pecador. 

"Ora, a mensagem que, da parte dele, temos ouvido e vos anunciamos é esta: que Deus é luz, e não há nele treva nenhuma." (1 Jo 1:5). Quando Deus disse que habitaria nas trevas ele disse isso porque habitaria com os homens ali naquele local e nada podia encontrar nos seres humanos além de trevas. Isso aconteceu quando a nuvem invadiu o templo que não tinha, dentro dele, nenhuma iluminação artificial, pois devia ser iluminado pela glória de Deus. Se Deus ali apareceu em meio às trevas foi só por causa das trevas existentes no coração incrédulo dos homens que não aceitaram sua luz e precisaram ser presos a uma lei rígida para serem domados de suas loucuras. 

Um dia a Luz em Pessoa viria ao mundo e brilharia, mas esses hereges promotores de teorias conspiratórias que pisoteiam a Palavra de Deus sem nenhum temor de afrontarem o Deus três vezes santo continuariam em espessas trevas. E tudo indica que mergulharam você nas mesmas trevas deles. Espero que creia de verdade em Jesus para ser liberto "da potestade das trevas", e transportado "para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;  o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse, e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus... A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. Joã 1:5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela." (Cl 1:13-20; Jo 1:4).

W. Macdonald comenta a passagem de 1 Reis assim: "Quando tudo terminou, Salomão se dirigiu ao Senhor. Deus disse que Ele habitaria na escuridão. Agora Salomão havia construído para Ele uma casa exaltada com um Lugar Santíssimo que não tinha iluminação, exceto a glória do próprio Deus.". 

Comentários de Matthew Henry: "Ele se mostrou pronto para ouvir a oração que Salomão estava prestes a fazer; e não apenas isso, mas passou a residir nesta casa, para que todas as pessoas que oravam ali fossem encorajadas a fazer seus pedidos a ele. Mas a glória de Deus apareceu em uma nuvem, uma nuvem escura, para significar: (1.) As trevas daquela dispensação em comparação com a luz do evangelho, pela qual, com o rosto aberto, vemos, como em um vidro, a glória do Senhor. (2.) As trevas de nosso estado atual em comparação com a visão de Deus, que será a felicidade do céu, onde a glória divina é revelada. Agora nós apenas dizemos o que ele não é, mas então o veremos como ele é.".  

Comentários de L. M. Grant: "As palavras de Salomão, entretanto, confirmaram a verdade da morada de Deus. Ele disse: "O Senhor disse que habitaria na nuvem escura. Eu certamente te edifiquei uma casa exaltada e um lugar para que tu habites para sempre" (v. 12-13). Que bom para nós aprendermos bem a lição de que, uma vez que Israel ainda estava sob a lei, Deus habitava nas trevas. Apesar da própria natureza "Deus é luz", Israel não O viu revelado na luz. No Novo Testamento, somos informados de que "Ele está na luz" (1 Jo 1:7), pois agora Ele é revelado na pessoa de Seu Filho. Que diferença maravilhosa para nós!"

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça