fonte

Devo interpretar a Biblia usando Fisica Quantica?



https://youtu.be/WBHc2911uJQ

A última moda de engano da religião youtubista tem a ver com física quântica, um termo usado até por pastores evangélicos para explicar a Bíblia. Alguém me escreveu perguntando sobre o assunto e insistindo que eu assistisse a um vídeo. Minha negativa em assistir gerou uma resposta muito parecida com as que recebo de crentes em terra plana ou dos que não acreditam serem possíveis viagens espaciais ou pouso na Lua e em outros planetas. Veja o diálogo:

Ela: O que você acha da física quântica e como ela prova que existe reencarnação?

Eu: A física trata da natureza, do mundo material temporal, tangível ou detectável por instrumentos e fórmulas matemáticas. A Bíblia é a Palavra de Deus e trata das coisas invisíveis e eternas. Essa mesma Bíblia, que é a Palavra de Deus revelada, diz que ao homem está ordenado morrer uma vez e depois disso o juízo. Portanto, nada de reencarnação, não importa o quanto de física, química ou biologia que você use para tentar provar isso. Fique longe desses "vários vídeos" que tentam negar a Palavra de Deus, principalmente quando usam termos que ninguém entenderia se não fosse alguém com formação científica na área da física. (Com minha resposta acrescentei uma série de links explicando por que a Bíblia nega a reencarnação "e  como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo" (Hb 9:27).

Ela: Desculpe, mas no caso da física quântica não somente pessoas da área da física entendem, os videos são totalmente esclarecedores, baseados em experimentos, e não estamos falando da física clássica mas de Física Quântica. Talvez você ainda não tenha visto nenhum video ou lido sobre o assunto. Não soube me responder. Vi vários relatos de ex-evangélicos que passaram a estudar física quântica e abandonaram a ideia de céu e inferno. Se você visse pelo menos o video que sugeri, alguma resposta concreta teria. Vou continuar estudando por mim mesma.

Geralmente perguntas de pessoas seduzidas por teorias mirabolantes ou conspiratórias têm algo em comum. A pessoa primeiro pergunta, parecendo querer aprender, mas na verdade estão apenas procurando alguém que concorde com aquilo que já a seduziu. Em seguida ficam indignadas quando contesto e com qualquer um que não concorde com sua crença, e aí e tentam a todo custo conquistar novos prosélitos para suas teorias. Isso tem um fundo religioso e psicológico: teorias assim dão à pessoa uma sensação de pertencer, pois aí passam a comungar suas ideias com outros fiéis da mesma crença, mesmo que sejam pagãos, ateus, xamanistas etc.

Abraçar uma teoria conspiratória dá também uma sensação de superioridade, do tipo "Eu sei de algo secreto que ninguém mais sabe..." ou "As pessoas não me entendem porque estou num patamar superior..." ou "Estas coisas são só para quem viu o vídeo e entendeu...".

Faz lembrar a vez quando evangelizei um dono de farmácia em Goiás. Enquanto eu falava da graça de Deus em salvar quem apenas crê em Jesus ele insistia para que eu lesse os livros da Rosa-cruz, a sociedade secreta da qual ele era membro. Naquela época não havia vídeos nem Youtube, então "Você precisa ler o livro..." era o argumento.

Enquanto eu insistia para ele tão somente crer em Jesus, e ele para que eu lesse os livros de um caminho que possui muitos níveis de evolução espiritualista para se galgar, entrou um rapaz crente que eu conhecia. O jovem pegou o fio da meada e começou a dizer ao dono da farmácia as mesmas coisas que eu estava dizendo. Em um determinado momento eu disse ao dono da farmácia:

"Percebe o que está acontecendo aqui? Eu tenho curso superior, venho de uma cidade grande e tive muitos privilégios. O Sebastião aqui sabe apenas ler (sim, ele não sabia escrever, mas aprendeu a ler sozinho lendo a Bíblia), não teve estudo e nem privilégios, e no entanto nós dois estamos dizendo a você a mesma coisa, apontando o mesmo meio de salvação que é pela fé em Cristo. Você, por sua vez, está falando de algo que depende de estudar, ler muito, galgar planos evolutivos etc. e tal. Pergunto: 'Se Deus desse um caminho de salvação, não seria este simples o suficiente para ser entendido por qualquer pessoa, crianças e adultos, mesmo sem instrução?'".

Então hoje quando alguém que afirma ser cristão me diz que se eu não assistir um determinado vídeo que "prova" a terra plana, ou que ninguém foi à Lua, ou que existe uma conspiração para dominar o mundo, ou que haverá três noites de trevas depois de amanhã, ou uma invasão alienígena está ali na esquina, ou que a física quântica ensina que a Bíblia está errada... eu simplesmente desisto de explicar. É alguém seduzido por teorias por não se contentar com o simples ensino da Palavra de Deus.

Existe também aqueles que querem provar pela ciência que a Bíblia tem razão, em qualquer área que seja. Sim, até mesmo quando buscamos na ciência as "provas" para a Criação, o dilúvio, milagres e outros eventos bíblicos podemos apenas demonstrar nossa incredulidade e falta de fé, pois não é por vista que o crente anda, mas por fé. Você quer uma prova da Criação? Então use a fé, não um microscópio, luneta ou escavações arqueológicas.

Você não precisa de ciência, arqueologia ou física quântica para entender a Palavra de Deus, porque se precisasse então teríamos de afirmar que nenhum dos apóstolos entendeu o que escreveram, pois a última coisa de que eles tinham conhecimento em sua época era física quântica. E nunca se esqueça de que, como disse alguém, "a ciência caminha de funeral em funeral". O que hoje ela jura de pés juntos, amanhã dirá que algo novo foi descoberto e a velha teoria bateu as botas e está literalmente de pés juntos. "Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente." (Hb 11:3).

Não poderia terminar sem deixar um alerta. Existem na psicologia estudos para delinear o perfil de uma pessoa viciada em teorias conspiratórias, e existem casos graves que acabam na perda de emprego, destruição da família e até suicídios e assassinatos, como os que já ocorreram em grupos e comunidades religiosas que esperavam o fim do mundo. Um termo que tenta explicar esse tipo de comportamento é chamado de "Transtorno de Personalidade Esquizotípica (Schizotypal personality disorder) . A Wikipedia traz uma definição desse transtorno psicológico.

"Transtorno de Personalidade Esquizotípica é um transtorno de personalidade caracterizado pela dificuldade em manter relacionamentos saudáveis, fortes crenças no sobrenatural inapropriadas a seu contexto social, pensamentos e percepções não compartilhados socialmente, desconfiança e medo mesmo sem evidências de ameaça e hábitos excêntricos. Os portadores deste transtorno muitas vezes creem ter habilidades extrassensoriais ou que eventos mundiais estão relacionados a eles de alguma forma importante. Eles, algumas vezes, se empenham em comportamento excêntrico e têm dificuldades em se concentrar por longos períodos de tempo. Suas conversas geralmente são excessivamente elaboradas e difíceis de acompanhar... As crenças delirantes e paranoicas variam muito dependendo do ambiente e devem ser analisadas dentro do contexto sociocultural do indivíduo. É comum que sejam sobre teorias de conspiração sobre o governo, alienígenas e/ou facções políticas..." - Fonte: Wikipedia.

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça