fonte

Ainda existem anjos que assumem a forma humana?



https://youtu.be/bijljLXpo0U

Você leu o que escrevi em outro texto sobre anjos e deve ter percebido que escrevi com muitos "talvez" porque algumas coisas ali eram meras especulações. Não vamos encontrar todas as respostas na Bíblia, pois ela só mostra aquilo que Deus achou que deveria mostrar para nossa edificação e para conhecermos melhor o tema central da Bíblia que é Cristo. Não são os anjos o assunto da Bíblia e não é com eles que devemos nos ocupar.

Primeiro devo esclarecer que a palavra "anjo" significa mensageiro, e em algumas passagens pode não se referir a seres espirituais, mas até mesmo a homens (por exemplo, nas 7 cartas de Apocalipse). Quanto à sua pergunta, se os anjos ainda teriam a capacidade de assumir a forma humana como faziam no passado, minha opinião é que sim. Nós os vemos no livro de Atos aparecendo algumas vezes, e em outras situações parece ser o próprio Senhor quem aparece e é identificado como "o anjo do Senhor" (como no caso da libertação de Pedro da prisão):

Ats 12:7-9 E eis que sobreveio o anjo do Senhor, e resplandeceu uma luz na prisão; e, tocando a Pedro na ilharga, o despertou, dizendo: Levanta-te depressa. E caíram-lhe das mãos as cadeias. E disse-lhe o anjo: Cinge-te, e ata as tuas alparcas. E ele assim o fez. Disse-lhe mais: Lança às costas a tua capa, e segue-me. E, saindo, o seguia. E não sabia que era real o que estava sendo feito pelo anjo, mas cuidava que via alguma visão.

Quanto a anjos caídos aparecerem aos humanos, também creio na possibilidade. Aparições de extraterrestres, "Nossas Senhoras" e ectoplasmas, as materializações que os espíritas dizem ocorrer em algumas de suas sessões (tirando as falcatruas, é claro), podem muito bem ser manifestações de anjos malignos, porque geralmente essas visões não levam as pessoas a se ocuparem mais com Cristo, mas com a própria aparição, desviando seus olhos Daquele que Deus quer que seja o verdadeiro foco de nossas atenções.

1Tm_2:5  Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem

Apo 19:10  E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia. 

Apo 22:8-9  E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. 

Aliás, esta é uma boa pergunta para se fazer quando alguém mencionar algum tipo de aparição: isso levou as pessoas a se converterem a Jesus, a crerem nele como Salvador, a terem a certeza de TODOS os pecados perdoados graças à sua obra na cruz e ao seu sangue derramado? Ou a aparição apenas as tornou mais religiosas, espiritualistas e ocupadas com anjos, espíritos etc? Nunca devemos nos esquecer de que algo com a etiqueta "espiritual" não é intrinsecamente bom, porque o próprio Diabo é um ser espiritual.

O apóstolo Paulo aponta para a possibilidade de anjos malignos interferirem em nossa vida, não sei bem se numa materialização direta ou usando pessoas para isso:

2Co 11:14-15 E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.

Tomás de Aquino, que viveu por volta de 1200, deixou um tratado sobre anjos no qual identifica 9 ordens de seres espirituais divididas em 3 grupos: os Serafins, que estariam no topo dessa pirâmide (Is 6:2), os Querubins (Gn 3:24, Ez 10:1-2), os Tronos (Cl 1:16), as Dominações (Cl 1:16), as Potências (1 Pd 3:22) e a Potestades (Cl 1:16), os Principados (Cl 1:16), os Arcanjos (1 Ts 4:16) e os Anjos.

Neste caso ele estaria apenas identificando diferentes classes de anjos sem falar dos anjos caídos, e dos demônios ou espíritos malignos.

Embora a atividade angélica manifesta tenha sido muito maior na antiguidade, por estar relacionada a Israel a quem a Lei também foi dada por intermédio de anjos (At 7:53), creio que ainda temos os anjos por aí interferindo em nossa vida, nos guardando etc. como faziam com os israelitas no passado.

2Rs 6:15-17  E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. 

Mas também temos os demônios tentando nos fazer tropeçar e nos enganar, sendo o diabo (título dado apenas a Satanás) o líder deles.

1Pe_5:8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Contra esses anjos nós lutamos em oração, entrando nas regiões celestiais para isso.

Efs_6:12 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Vemos anjos agindo já no período da Igreja:

Ats_5:19 Mas de noite um anjo do Senhor abriu as portas da prisão e, tirando-os para fora,

Ats 10:3 Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio.

Às vezes as pessoas usam equivocadamente passagens como o Salmo 34:7 para falar de "anjo da guarda", mas ali é o próprio Senhor (geralmente "um anjo do Senhor" é um anjo mesmo, mas "o anjo do Senhor" é o Senhor mesmo).

Slm_34:7 O anjo do SENHOR acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra. (Neste caso é o próprio Senhor em Espírito, e não um anjo)

Ainda que Deus possa usar seus anjos para nos guardarem, em nenhum lugar na Bíblia temos autorização para orarmos a eles, pedirmos sua proteção ou nos ocuparmos com eles de alguma forma.

Nada na Palavra de Deus mostra que o poder desses anjos, caídos ou não, de assumirem a forma humana tenha deixado de existir, mas é certo que não devemos nos ocupar com eles porque dificilmente saberíamos identificar se estamos tratando com um anjo de Deus ou um ministro de Satanás travestido de ministro de justiça.

Gál_1:8 Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

Quando estamos congregados, ainda que existam apenas 2 ou 3 reunidos, se tivéssemos visão para enxergar veríamos um número muito maior de anjos nos observando, porque a igreja é para eles algo extraordinário, já que anjos caídos não têm chance de redenção, e humanos caídos têm. Quando sofremos por amor de Cristo isso também cativa a atenção dos anjos:

Efs_3:10  Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus

1Pe_1:12 Aos quais foi revelado que, não para si mesmos, mas para nós, eles ministravam estas coisas que agora vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho; para as quais coisas os anjos desejam bem atentar.

1Co_4:9 Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pós por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens.

Em Hebreus o apóstolo associa a hospitalidade ao fato de alguns no passado terem recebido anjos sem saberem disso, obviamente referindo-se a anjos que assumiram a forma humana:

Heb_13:2 Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos.

A dificuldade de tratar deste tema é que muitas pessoas acabam sendo atraídas pelos anjos, se esquecendo de que eles são espíritos ministradores (ajudantes) e não o foco de nossa atenção. Ajudantes atuam nos bastidores e nunca chamam a atenção para si mesmos. Hoje as pessoas têm uma propensão muito grande a se ocuparem com anjos, o que é um erro (o esoterismo explora muito isso), já que podem estar se ocupando com anjos caídos travestidos de ministros de justiça.

Heb 1:13-14 E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, Até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés? Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?

Col_2:18 Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu [visões]; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,

Quando estivermos na glória Deus nos dará a missão de julgar os anjos que caíram, portanto, embora hoje estejamos hierarquicamente em uma posição inferior a eles, na glória estaremos, em Cristo, na posição de julgá-los.

1Co_6:3 Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida?

Você perguntou se aqueles seres poderosos de que nos fala Gênesis, nascidos do cruzamento de anjos com mulheres, poderiam ainda existir por aí, e a minha opinião é que não. Os anjos que fizeram aquilo estão hoje em cadeias por causa de seu pecado (os outros anjos caídos continuam soltos) e os seres poderosos que resultaram daquelas uniões acabaram mortos no dilúvio. Acredito que os gigantes que aparecem depois, quando os israelitas tomam a terra de Canaã, dos quais Golias, o filisteu, parece descender, tenham sido gigantes mesmos, sem qualquer ligação com anjos.


Jud 1:6  E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia; 


Mais aqui:
http://www.respondi.com.br/2012/01/os-anjos-usaram-mulheres-para-procriar.html
http://www.respondi.com.br/2011/07/demonios-nao-sao-mais-anjos.html
http://www.respondi.com.br/2011/01/jesus-foi-inferior-aos-anjos.html
http://www.respondi.com.br/2010/08/anjos-tem-asas.html
http://www.respondi.com.br/2005/05/quem-so-os-anjos-cados.html
http://www.respondi.com.br/2007/10/os-anjos-foram-os-pais-dos-gigantes-da.html
http://www.respondi.com.br/2012/01/um-anjo-apareceu-na-igreja.html
http://www.respondi.com.br/2011/06/por-que-os-cristaos-falam-tanto-em.html
http://www.respondi.com.br/2011/05/o-que-voce-pensa-dos-sonhos-e-visoes.html
http://www.respondi.com.br/2010/08/o-diabo-esta-no-ceu.html
http://www.respondi.com.br/2008/12/pode-lucifer-ser-estrela-da-manha.html
http://www.respondi.com.br/2010/09/satanas-pode-influenciar-um-crente.html
http://www.respondi.com.br/2008/01/quem-sao-os-filhos-de-deus.html
http://www.respondi.com.br/2011/05/qual-maneira-correta-de-tratar-satanas.html
http://www.respondi.com.br/2009/03/o-que-voce-acha-da-teoria-do-intervalo.html
http://www.respondi.com.br/2009/12/satanas-pode-ler-nossos-pensamentos.html
http://www.respondi.com.br/2005/06/voc-acredita-em-discos-voadores.html
http://www.respondi.com.br/2008/03/como-provar-os-espiritos.html

por Mario Persona

(Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça