fonte

A novela Apocalipse mostrou a verdade?



https://youtu.be/Awo0gUeH64U

Você disse que ficou curiosa com uma novela que fala do Apocalipse e foi assistir para ver se realmente estava de acordo com a Bíblia. Nela você viu muitos pastores e crentes frequentarem templos e mesmo assim ficarem na terra no arrebatamento, e com isso veio uma dúvida: "Será que eles não eram cristãos? Como podem ter ficado na terra? Será que basta crer em Jesus para ser levado no arrebatamento ou somos obrigados a ser fiéis em tudo?".

Você disse que essas dúvidas surgiram pois, se até pastores não subirão no arrebatamento, você quis entender a razão, embora saiba que talvez sejam pastores que pensam que creem em Jesus, algo que, segundo você, "até o diabo crê". Finalmente você disse que tem medo de que a salvação não seja apenas por crer em Jesus e que Deus queira alguma coisa mais de nós para merecermos subir, como evitar fazer coisas que ele desaprova. Então você arremata: "Será que é isso que acontecerá a alguns cristãos? Será que ficarão aqui para passar pela grande tribulação?".

Primeiro, quero esclarecer o equívoco que vejo muitos cristãos cometerem, que é dizer que até o diabo crê. Alguns dizem isso achando que está em Tiago 2:19, mas o que está escrito ali não tem nada a ver com crer em Cristo e em sua obra no calvário para salvação. Ali diz: "Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o creem, e estremecem.". Então, nem é do diabo (Satanás) que Tiago está falando, mas de demônios, que são criaturas distintas do diabo, também chamados de "espíritos malignos". Deles é dito que creem que há um só Deus, não que um dia aceitaram a Jesus como Salvador pela fé.

Quanto à novela que mencionou, acredito que seja numa emissora de TV cujo proprietário construiu uma réplica do Templo de Jerusalém e é conhecida também por seus muitos programas promovendo o "Evangelho da Prosperidade". Se for o caso, isto se enquadra no que a Bíblia ensina para os últimos dias, quando os cristãos foram alertados contra as imitações que surgiriam com a intenção de confundir e atribular os verdadeiros cristãos com dúvidas e angústias. No seu caso Satanás parece estar conseguindo isso.

Sim, é o próprio diabo quem está por detrás de livros, filmes e novelas supostamente "bíblicos", que costumam ser escritos e produzidos por incrédulos com fins comerciais, e trazem erros sutis que levam a conclusões equivocadas no entendimento da Bíblia. Você já deve ter ouvido falar de policiais que trabalham infiltrados em quadrilhas de criminosos, fazendo de conta que pensam como eles. Isso aconteceu também na cristandade, na qual não brotou apenas a boa semente do trigo, mas também a má semente do joio plantada pelo diabo.

Se você ler as parábolas do capítulo 13 do Evangelho de Mateus, verá que o Semeador é Jesus, que a semente é boa, e que no versículo 4, "quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na". Ao explicar a parábola Jesus diz que, "ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho." (Mt 13:19). Desta parte eu quero que você guarde na memória que a boa semente foi comida por aves e Jesus explica que essas aves representam "o maligno", isto é, Satanás, que é responsável por impedir que a boa semente venha a brotar. Se memorizou isto, vamos para outra parábola:

"Propôs-lhes [Jesus] outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio. E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo? Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele. Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro." (Mt 13:24-30).

Desta porção quero que você atente para o fato de que foi pela negligência dos homens, que estavam "dormindo", que Satanás, o inimigo de nossas almas, consegui introduzir o joio no campo que deveria ser só de tribo. O joio é uma planta muito semelhante ao trigo e apenas um agricultor experiente saberia identificá-lo. Vamos agora a outra parábola, na qual o grão é de mostarda e dele nasce uma grande árvore.

"Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao grão de mostarda que o homem, pegando nele, semeou no seu campo; o qual é, realmente, a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas, e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos." (Mt 13:31-32).

A cristandade pode ser vista nesta "árvore", e agora repare que aves do céu se aninham em seus ramos. Se você prestou atenção na parábola do semeador, na qual as aves comeram as sementes, e na explicação de quem seria essas aves, ou seja, "o maligno", então saberá que juntando tudo o que o Senhor estava querendo ensinar a seus discípulos era que o evangelho seria pregado, de modo que muitos seriam salvos — o trigo —, mas muitos apenas pareceriam salvos — o joio — e os dois tipos de plantas viveriam juntas.

Terá reparado também que essa obra, que por negligência ou descuido dos homens acabou com o mal plantado em seu meio, viria a se tornar uma árvore que abrigaria aves em seus ramos, as mesmas que o Senhor usou para representar Satanás. Disto concluímos que cristandade no mundo é hoje uma mescla de falsos e verdadeiros, e que nos galhos desse grande sistema estão aninhados ministros do diabo fingindo ser ministros de Deus. Avance a fita até o Apocalipse e verá essa árvore ser identificada como Babilônia, a grande cidade e grande meretriz. Não, eu não estou inventando isso, basta você ver onde as aves vão parar no final da história:

"E depois destas coisas vi descer do céu outro anjo, que tinha grande poder, e a terra foi iluminada com a sua glória. E clamou fortemente com grande voz, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, e se tornou morada de demônios, e covil de todo espírito imundo, e esconderijo de toda ave imunda e odiável." (Ap 18:1-2).

Agora veja o que Paulo disse dos que já em sua época estavam se infiltrando entre os cristãos, tendo aparência de crentes, mas que não passavam de ministros de Satanás plantados ali para minar a fé cristã e confundir os crentes com má doutrina. E se existe uma maneira fácil de se disseminar má doutrina é por meio de livros, novelas, filmes e música com aparência de serem coisas cristãs, mas que são tão genuínas quanto uma nota de três dólares.

"Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras." (2 Co 11:13-15).

Quanto aos "pastores" e muitos crentes que, na novela, iam aos templos e ficaram depois que Cristo veio arrebatar a Igreja, isso tem uma porção de verdade misturada com o erro, do mesmo modo como veneno de rato tem noventa e nove porcento de milho comestível e um porcento de estricnina, suficiente para matar. Toda má doutrina é assim. Certamente existe na cristandade um grande número de pessoas, inclusive líderes, que nunca creram de verdade, mas apenas se converteram a uma religião. Esses líderes que são meros professantes provavelmente fizeram um curso de teologia, arrumaram um emprego em alguma instituição e passaram a pregar salvação por obras, prosperidade e curas. São pessoas que nunca nasceram de novo, nunca foram salvas, portanto nunca poderiam perder uma salvação que jamais tiveram.

No arrebatamento TODOS os verdadeiros salvos da presente era subirão, mas ficará aqui a cristandade com seus templos cheios de pessoas não nascidas de novo, que continuarão suas missas, cultos, e rituais religiosos até receberem de braços abertos o anticristo. Nenhum verdadeiro crente será deixado para trás, apenas os falsos.

Porém nessa época que irá durar cerca de sete anos após o arrebatamento, existirão pessoas que nunca ouviram o evangelho e ainda terão chances de se converter ao evangelho do Reino que será pregado por um remanescente fiel de judeus que se converterá então. Serão esses que, depois de passarem pela grande tribulação, herdarão o reino terrestre de Cristo. Os sobreviventes viverão no reino de mil anos na terra ainda em seus corpos naturais, sem terem passado pela ressurreição, enquanto a Igreja e os santos de todas as outras eras já estarão ressuscitados vivendo com Cristo no céu.

Eu particularmente não assisto filmes ou novelas marcados como "bíblicos" porque considero mais prejudiciais que qualquer outro filme de ficção, que você assiste sabendo que aquilo vem apenas da imaginação de seus autores, roteiristas e diretores. O filme que se diz bíblico transmite a falsa ideia de ser genuíno, quando na verdade nunca é. Os autores são obrigados a inventar diálogos e personagens, e criar situações e conflitos que deixem a história interessante para o grande público, e com isso acabam introduzindo no milho muito mais de apenas um porcento de estricnina que você dificilmente irá detectar onde está.

Então meu conselho é que fique longe deles para não ser envenenado com dúvidas, como as que o inimigo conseguiu plantar em sua cabeça ao patrocinar uma instituição supostamente cristã para produzir esse tipo de entretenimento.

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça