fonte

Como entender a ressurreição que aconteceu em Mateus 27?



https://youtu.be/WLbiBoT6YqE

A passagem e seu contexto de Mateus 27, que falam dos corpos de santos que saíram de seus sepulcros por ocasião da morte de Jesus, são estes:

"E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; e abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos. E o centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto, e as coisas que haviam sucedido, tiveram grande temor, e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus." (Mt 27:50-54).

Se eles ressuscitaram como Lázaro ressuscitou, então terão morrido depois como Lázaro e outros que voltaram à vida no Antigo e no Novo Testamento. Mas se ressuscitaram definitivamente (a Bíblia não diz) então não houve conflito com o fato de que Jesus é as primícias dos que dormem, isto é, ninguém poderia ter ressuscitado antes dele, pois é dito que foi depois da ressurreição de Jesus que eles saíram de seus sepulcros.

"Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.  Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda." (1 Co 15:20-23).

Outro ponto importante é que aquela ressurreição foi apenas uma pequena amostra do que será no futuro quando Cristo vier buscar os seus. Digo isto pois alguns acreditam que ali teriam ressuscitado todos os santos que haviam morrido até aquele dia, mas não é o caso.

F. B. Hole comenta:

Sua morte foi sobrenatural e foi seguida imediatamente por sinais sobrenaturais, indicando seu significado e poder. O primeiro desses atos de Deus tocou o véu do templo, que tipificava Sua carne, como Hebreus 10:1-39 nos diz. De acordo com a lei, “o caminho do santuário não estava descoberto” (Hb 9:8); mas agora isso se manifesta, pois a morte de Cristo é a base da nosso acesso a Deus. O segundo ato tocou a criação material, pois a terra tremeu, as pedras foram rompidas e as sepulturas foram abertas. O terceiro tocou os corpos dos santos que dormiam, e após Sua ressurreição, eles surgiram e apareceram para muitos em Jerusalém. Um tríplice testemunho foi assim dado da maneira mais impressionante. 
O primeiro dizia respeito à presença de Deus, mas ocorria de modo figurado no véu, que era visto apenas pelos olhos dos sacerdotes. O segundo no reino da natureza deve ter sido sentido por todos. O terceiro, sem dúvida, era apenas para os olhos dos verdadeiros santos. Além desses sinais, o sol já havia sido escurecido. Houve um amplo testemunho da maravilha daquela hora, mas ainda não lemos que alguém tenha ficado impressionado, exceto o centurião de plantão e os que estavam com ele. Em seu coração, estava a convicção de que ali estava o Filho de Deus - exatamente aquilo que próprio povo do Senhor negou e ainda nega.

por Mario Persona

Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional (www.mariopersona.com.br). Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.)
Mario Persona é palestrante e consultor de comunicação, marketing e desenvolvimento profissional www.mariopersona.com.br. Não possui formação ou título eclesiástico e nem está ligado a alguma denominação religiosa, estando congregado desde 1981 somente ao Nome do Senhor Jesus. Esta mensagem originalmente não contém propaganda. Alguns sistemas de envio de email ou RSS costumam adicionar mensagens publicitárias que podem não expressar a opinião do autor.
O que respondi by Mario Persona is licensed under a Creative Commons Atribuição-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License. Creative Commons License
Esclarecimentos: O conteúdo deste blog traz respostas a perguntas de correspondentes, portanto as afirmações feitas aqui podem não se aplicar a outras pessoas e situações. Algumas respostas foram construídas a partir da reunião das dúvidas de mais de um correspondente. O objetivo é apenas mostrar o que a Bíblia diz a respeito das questões levantadas, e não sugerir qualquer ingerência de cristãos na política e na sociedade, no sentido de exigir que as pessoas sigam os preceitos bíblicos. O autor é favorável à livre expressão e, ainda que seu entendimento da Bíblia possa conflitar com a opinião de alguns, defende o respeito às pessoas de diferentes crenças e estilos de vida. Aqui são discutidas ideias e julgadas doutrinas, não pessoas. A opção "Comentários" foi desligada, não por causa das opiniões contrárias, mas de opiniões que pareciam favoráveis mas que tinham o objetivo ofender pessoas ou fazer propaganda de alguma igreja ou religião, induzindo os leitores ao erro.

Respondi

O que Respondi

3 Minutos

Evangelho em 3 Minutos

Pela Graça